Proinesp 3 - Programa de Informática na Educação Especial

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm causando um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, apresentando novas perspectivas de acesso ao conhecimento universal e possibilitando outras maneiras de produzir conhecimentos através da constituição de redes de comunicação. O acesso à tecnologia expandiu o espaço da sala de aula para além de suas paredes físicas, levando professores e alunos a mergulharem em novos conhecimentos bem mais diversificados e atualizados, ao mesmo tempo em que auxilia a superação de outras barreiras, que afastam o aluno do acesso à educação, proporcionando o letramento e a inclusão digital.

O MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Especial -SEESP - desenvolve o Projeto de Informática na Educação Especial - PROINESP - com o propósito de oportunizar a inclusão digital e social de alunos com necessidades educacionais especiais.

O PROINESP é uma iniciativa da SEESP-MEC e consiste na implantação de laboratórios de informática em escolas publicas municipais e estaduais e entidades sem fins lucrativos de Educação Especial, envolvendo o financiamento para formação dos professores, através de cursos a distância, com vistas à aplicação desses recursos tecnológicos junto aos seus alunos especiais.

O Ministério da Educação, através do PROINESP, vem atendendo escolas municipais e estaduais e entidades de todos estados brasileiros e pretende adquirir mais cem laboratórios de informática, ao longo de 2004, para ampliar o número de instituições educacionais e a formação de 328 professores que atuarão como multiplicadores. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) abrem perspectivas de acesso ao conhecimento universal e, nas salas de aula, levam professores e alunos a mergulharem em novos conhecimentos, bem mais diversificados e atualizados. Mudam a rotina e estimulam os alunosEstudos e investigações, em âmbito nacional e internacional, vêm revelando a importância e o potencial que as TIC assumem no campo da Educação Especial. Tcomunicação/desenvolvimento entre usuários, de diferentes países e dentro do país, por meio do intercâmbio de informações, diálogos, trocas, listas de discussões sobre temas de interesse, produção de materiais cooperativos, entre outros.

O curso começou em Março e terminou em Agosto de 2005.

Mais informações no site do projeto http://www.proinesp.ufrgs.br/.