s


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação

Edital nº 01– Cinted/ UFRGS


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL




A coordenadora do Programa de Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do sul torna públicas, por meio deste edital, as normas para o processo de inscrição e seleção de tutores a distância para atuarem na próxima edição do curso de Extensão “Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível” para professores da rede pública de ensino a ser implementado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

1. OBJETIVO:

Este edital pretende selecionar tutores a distância para atuarem nas disciplinas do curso de “Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível”.


2. PÚBLICO- ALVO:

Atendendo a resolução FNDE/CD N.44/2006, este edital é voltado ao tutor à distância que:
• dispõe de experiência de um ano no magistério
• ou formação pós-graduação.
Serão preferencialmente avaliadas as experiências de Mestrandos ou Doutorandos que estiverem em efetivo exercício no magistério da rede pública de ensino ou Mestrandos ou Doutorandos vinculados a uma Instituição Federal de Nível Superior (IFES) com experiência em docência ou Mestres ou Doutores, preferencialmente, vinculados a uma Instituição de Ensino ou Especialistas em Informática na Educação .


3. PRÉ-REQUISITOS:

• Habilidade no manejo de ferramentas e ambientes WEB;
• Disponibilidade de 20 horas semanais;
• Curriculum vitae no modelo Lattes (www.cnpq.br) atualizado;
• Acesso a Internet banda larga;
• Disponibilidade para fazer o curso de formação de tutores 40 horas

4. VAGAS:

Atendendo as demandas e necessidades específicas do componente curricular, estão abertas 50 (cinquenta) vagas para atuação em turma única de, no mínimo, 25 alunos (sendo estes alunos professores da rede publica de ensino).


5. ADMISSÃO:

• Os selecionados receberão bolsa diretamente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no valor de R$600,00 (seiscentos reais) mensais;
• O tutor selecionado receberá 5 (cinco) meses de bolsa ;
• O tutor selecionado poderá atuar em uma única turma sob a coordenação do professor-formador.


6. ATRIBUIÇÕES DO TUTOR À DISTÂNCIA:

• Cada tutor será responsável pelos alunos-professores de uma turma, na modalidade à distância, que se encontram distribuídos por todo território nacional;
• Deverá se dedicar 20 horas semanais, com um plantão de 2 horas semanais para encontros síncronos com sua turma;
• O tutor à distância estará diretamente vinculado aos professores formadores, conseqüentemente, trabalhando no desenvolvimento dos conteúdos do curso;
• O atendimento ao aluno-professor, via ambiente virtual de aprendizagem, será pela plataforma Teleduc.

7. FORMAÇÃO TUTORIAL:

• Os tutores selecionados participarão de um curso de formação de tutores no ambiente Teleduc no período de 15/06/2009 à 27/06/2009.
• A realização do curso de formação de tutores, com um total de 40 horas semipresencial, é obrigatória e o curso será ministrado anteriormente à contratação do tutor.


8. ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA À DISTÂNCIA

O tutor a distância tem como função principal o atendimento de questões de aprendizagem e de metodologia. Sendo suas principais atribuições:

I. Participar do curso de formação de tutor e de eventuais reuniões acadêmicas;
II. Assessorar o professor nas atividades que se fizerem necessárias ao bom andamento do curso;
III. Conhecer os materiais, procedimentos e recursos tecnológicos a serem usados na disciplina;
IV. Acompanhar os alunos no processo de aprendizagem, auxiliando-os no uso da plataforma e respondendo com presteza e-mails dos alunos e dúvidas postadas em fóruns;
V. Manter registro semanal das correções dos trabalhos realizados pelos alunos e emitir relatórios sobre a situação dos alunos, a serem encaminhados semanalmente ao professor.


9. PERÍODO DA BOLSA

O período de duração das bolsas será limitado à duração do curso, podendo ser por tempo inferior ou mesmo sofrer interrupção, desde que justificada, de acordo com a Resolução/FNDE/CD/ Nº 044, de 29 de dezembro de 2006. As atividades do bolsista na classe de tutor ocorrerão de acordo com o cronograma estabelecido e necessidades do curso. O bolsista estará vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil durante o período de vigência do curso. Este curso tem sua realização prevista de julho/2009 a dezembro/2009.


10. INSCRIÇÕES:

O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível do site ( Inscrições - Enceradas), no período de 11/05/2009 a 22/05/2009.


11. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

Para a inscrição é necessário que o candidato:
I. Preencha o formulário eletrônico de ficha de inscrição, ANEXO 1 deste edital;
II. Escreva um texto explicando sua candidatura e justificando porque se sente apto para a função de tutor à distância;
III. Informe o endereço de seu Curriculum Lattes atualizado;

Os tutores selecionados deverão comprovar informações fornecidas através de documentação em data e local a ser divulgado juntamente com a relação dos selecionados. São eles:

- Cópia da cédula de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Pós-Graduação, se está realizando;
- Comprovante atualizado de residência (conta de água, luz ou telefone);

12. SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

O processo seletivo será realizado através de uma comissão formada pela coordenação e professores pesquisadores do Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Os resultados serão divulgados através do site ( Inscrições - Encerradas) até dia 08/06/2009.

Os candidatos estão cientes e concordam com os termos apresentados neste Edital.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora, junto à Secretaria de Educação a Distância e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRGS.

Porto Alegre, 11 de maio de 2009,


Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Coordenadora Administrativa Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível

Dra. Lucila Maria Costi Santarosa
Coordenadora Pedagógica do Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível

Dra. Rosa Maria Vicari
Diretora do Cinted - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação

Informações gerais

Telefone: (51) 3308-3895
E-mail: fatima@cinted.ufrgs.br