AUTORIA COLETIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Código: ESPIE-00015
Responsável: Profa. Dra. Margarete Axt
Colaboradoras: Profas. Ms. Carime Rossi Elias e Ms.Janete Sander Costa
Carga horária: 30 horas
Trimestre:
Objetivo(s) da disciplina:

Produção textual coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem (FORCHAT, EQUITEXT, TELEDUC);
Problematização de tais produções, a partir das noções de autor, leitor, dialogismo e polifonia;
Conceitualização das produções escritas, individual e coletivamente, com vistas a possíveis aplicações em realidades educacionais.

Ementa/Sumário:

Interações em ambientes virtuais de aprendizagem, de autoria coletiva;
Estudo dos conceitos autor, leitor, dialogismo e polifonia, a partir de M. Bakhtin e interlocutores;
Relação entre conceitos estudados, interações nos ambientes e o campo educacional. Conteúdo Programático:
Autoria coletiva na rede telemática, em ambientes virtuais de aprendizagem.
Autor, leitor, dialogismo e polifonia.
Campo educacional.

Bibliografia:

AMORIM, Marília. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth.(org). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p.95-114.

AXT, M. et all. Era uma vez... Uma narrativa em co-autoria no espaço virtual – co-autoria em narrativas coletivas interseccionadas por tecnologias digitais. XIº Simpósio de Informática em Educação, 2001, Vitória – Espírito Santo. Anais do Simpósio de Informática em Educação, p.136-144, 2002.

BAKHTIN, M. O enunciado, unidade da comunicação verbal. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p.289-326.

BRAIT, Beth. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: Barros, D.; Fiorin, J. (orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 2003, p.11-17.

ORLANDI, E. A polissemia na noção de leitura. Discurso e Leitura. São Paulo: Unicamp e Cortez, 1998, p.7-12

(bibliografia suplementar)

Bibliografia de Apoio AXT, M. A escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético-política. In. Lia Scholze, Salete Campos de Moraes (orgs). Caderno temático: multimeios e informática educativa. Porto Alegre, SMED/POA, 2002.

_____. Comunidades virtuais de aprendizagem. Porto Alegre, UFRGS, Informática na Educação: teoria&prática, V.7n.1, jan/jun 2004.

AXT, M. et all. Rede de desassossegos: problematizações acerca de uma experiência pedagógica no ensino superior na intersecção com ambientes virtuais. In: Revista Contrapontos, UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, vol.3, nº 2 (mai-ago2003), ISSN 1519-8227, p. 243-254.

BARROS, D. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: Barros, D.; Fiorin, J. (orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 2003, p.1-9.