METODOLOGIA DE PESQUISA
Código: ESPIE-00013
Responsável: Profa. Dra. Ana Vilma Tijiboy
Carga horária: 30 horas
Trimestre:
Objetivo(s):

O objetivo da disciplina Metodologia de Pesquisa é abordar, de forma introdutória, aspectos teóricos e práticos importantes da Pesquisa em Educação. Visa também, orientar, de forma geral, a elaboração de uma Monografia.

Ementa/Sumário:

A disciplina será desenvolvida nas seguintes unidades de estudo:
Unidade I – Conhecimentos básicos de Pesquisa em Educação.
Esta unidade visa dar uma visão geral sobre pesquisa em Educação, abordando questões como porquê é importante pesquisar em Educação, as dificuldades comumente encontradas por pesquisadores nessa área, a evolução da pesquisa em Educação. Aborda também a importância de planejamento em pesquisa e conceitos-chave como ciência, conhecimento científico, teoria científica, pesquisa científica e método científico.
Unidade 2 – Paradigmas nas Abordagens de Pesquisa.
Têm como objetivo comparar a abordagem qualitativa com a abordagem quantitativa e seus os pressupostos do ponto de vista ontológico, epistemológico, axiológico, e metodológico.
Unidade 3 – Etapas de uma pesquisa em Educação.
Aborda, de forma geral, o processo de elaboração de uma pesquisa e, de forma mais específica, cada uma das etapas envolvidas.
Unidade 4 – Elaboração de uma Monografia.
Esta unidade visa dar subsídios para a realização de uma monografia, como trabalho acadêmico.

Bibliografia:

BICUDO, M. A V.; ESPÓSITO, V. H. C. Pesquisa Qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Editora Unimep, 1997. (localização na FACED/UFRGS: 37.012 P474)
CERVO, AL. L BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983. (localização na FACED/UFRGS: 001.8 C419M)
CRESSWELL, J. W. Research Design: qualitative & Quantitative Approches. Califórnia: Sage, 1994.
FAZENDA, I. (org) Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Cortez, 1997. (localização na FACED/ UFRGS: 37.012 M593)
GIL, A. C. Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1994. (localização na FACED/ UFRGS: 001.891 G463C).
GRESSLER, L. A. Pesquisa Educacional. São Paulo: Loyola, 1979. (localização na FACED/ UFRGS: 37.012 G832p)
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Effective Evaluation: Improving the usefulness of evaluation results responsive and naturalistic approaches. San Francisco: Jossey-Bass, 1981.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth Generation Evaluation. California: Sage, 1985.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A . Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986.
LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PATTON, M. Q. How to Use Qualitative Methods in Evaluation. California: Newbury, 1987.
STAKE, R. E. The Art of Case Study Research. London: Sage Publication, 1995.