INTERNET PARA EDUCADORES
Código: ESPIE-00004
Responsável: Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Carga horária: 45 horas
Trimestre:
Objetivo(s):
A disciplina visa capacitar os participantes a:
Identificar as características relevantes no material didático para apoiar a educação assistida por tecnologia de informação e comunicação e em especial a tecnologia disponível via Internet
Analisar ambientes de aprendizagem interativos e jogos educacionais na Internet
Projetar e construir material de ensino aprendizagem utilizando a Internet
Utilizar videoconferência como ferramenta de suporte à interação e comunicação em atividades de educação a distância
Identificar fatores críticos de sucesso para a interação com vistas à aprendizagem via Internet
Ementa/Sumário:

Evolução da Internet como ferramenta emergente de tecnologia educacional.
Redes locais e Internet: componentes, serviços e características funcionais.
Instrução assistida por WWW (WBI - Web Based Instruction):

• Projeto instrucional e ferramentas de autoria para desenvolvimento de material para ensino aprendizagem via WWW
• O papel da motivação em WWW e os novos papeis de docentes e discentes em um contexto de WBI (Web Based Instruction)
• Estratégias de interatividade via WWW
• Jogos educativos via WWW
• Avaliação formativa e somativa via WWW

Comunicação via Internet: texto, voz e vídeo.
Coordenação, cooperação e comunicação de atividades de ensino a distância via Internet.
Videoconferência:

  • Aspectos Tecnológicos: largura de banda, compressão de vídeo, formas de transmissão e padrões.
  • Ambiente para videoconferência: requisitos ambientais, de rede, computacionais.
  • Soluções em software e hardware para videoconferência.
  • Interação em ambiente mediado por videoconferência: estratégias e abordagens possíveis.
Bibliografia:

Collins, Betty. Tele-learning in a Digital World. International Thomson Computer Press, 1996.
Williams, Bard. The Internet for Teachers. IDG Books. 1996
Heinich, Molenda, Russel, Smaldino. Instructional Media and Technologies for Learning. Prentice-Hall. 1996.
Khan, Badrul. Web-Based Instruction. Englewood Cliffs. 1997
Hills, Melanie. Intranet as groupware. John Wiley, 1997
Sandholtz, Judith et allii. Ensinando com Tecnologia. Artes Médicas. 1997
Jonassen, David. Et allii. Learning with Technology - A Constructivist Perspective. Prentice Hall 1999.
Movak, Gregor et allii. Justi-in-time Teching: Blending Active Learning with Web Technology.Prentice Hall 1999
Sawyer, Bem; Pronk, Ron. Tudo sobre Câmeras Digitais. Editora Ciência Moderna. 1997
Tarouco, Liane. Tecnologia Digital na Educação. Organizado por Liane Tarouco. PGIE. 2000. 113 p.
Moura Fº, C. e Oliveira, A. Videoconferência e Educação à distância. CEFET-CE, Fortaleza, CE. Mini-curso - X SBIE, Curitiba, PR. nov, 99.
Grabe, Mark, Grabe, Cindy. Integrating technology for meaningful learning. Houghton Mifflin Company, Boston, 2001.
Horton William, Horton , K. E-learning tools and technologies. Wiley. 2003.
Gagné, Robert et allii. Principles of Instructional Design. 5th edition. Wadsworth/Thomson Learning, Belford, 2005.
Tarouco, Liane. Tecnologia para aprender/comunicar a distância. I ESUD - l Congresso de Educação Superior a Distância. UNIREDE. 26 a 28 de março de 2002. Petrópolis-RJ.
Artigos da revista Informática na Educação: Teoria e Prática publicada pelo PGIE.
Artigos da Revista Novas Tecnologias na Educação (online) publicada pelo CINTED/UFRGS.