AMBIENTES DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Código: ESPIE-00018
Responsável: Profa. Dra. Lucila Costi Santarosa
Carga horária: 30 horas
Trimestre:
Objetivo(s):

Aquisição de informações gerais e específicas sobre os temas da disciplina, através de atividades presenciais e virtuais.
Desenvolvimento de habilidades de exploração, análise e crítica de ambientes digitais de aprendizagem, através análise de estudos e recursos computacionais.
Desenvolvimento de habilidades de construção/utilização/seleção de ambientes digitais de aprendizagem.

Ementa/Sumário:

A disciplina focaliza conteúdos relacionados: (1) ao estudo de paradigmas educacionais que dão suporte à utilização/construção de ambientes digitais de aprendizagem (2) à análise de classificações, modelos e tendências na construção de ambientes digitais de aprendizagem; (3) à análise/observação de experiências/estudos/pesquisas, em âmbito nacional e internacional, que envolvem o uso de recursos informaticos, visando a construção de conhecimento na área; (4) a observação de software e hardware que possibilitem acessibilidade aos de ambientes digitais de aprendizagem e (5) a elaboração de um projeto de ação/intervenção envolvendo a construção/utilização de ambientes digitais de aprendizagem, para apresentação e discussão em grande grupo.

Bibliografia:

ANAIS do Congressos Iberolatinoamericano de Informatica Educativa- CIIEE-1998- 2000-2002(www.niee.ufrgs.br/).
ANAIS dos Congressos Ibero-Americanos de Informática na Educação de 1992, 1994, 1996, 1998, 2000,2002,2004 ( www.niee.ufrgs.br/).
ANAIS dos Congressos Internacionais LOGO
ANAIS dos Simpósios de Informatica na Educação da Sociedade Brasileira de Computação - SBIE
ANAIS dos Seminários Nacionais de Informática na Educação - MEC.
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
CONFORTO,D. e SANTAROSA,L.M.C. Accessibility: discussing Human-Computer Interacction on the WEB. IN:NISTAL,M.;IGLESIAS,M;RIFON,L . Computers and Education: towards a Lifelong Learning Society . Espanha Kluwer Academic Publischer. V1 – p. 127-137. 2003
GARNIER, C. ; BEDNARZ, N. e VLANVSKAYA, J. Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas Social e Construtivista - Escola Russa e Ocidental. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996
HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Assistiva : viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS.2002
KESSELRING, T.Os quatro niveis de conhecimento em Jean Piaget. Porto Alegre, Educação e Realidade. 15(1):3-22.jan/jun 1990
PASSERINO Liliana & SANTAROSA, Lucila Costi. EDUKITO : Propiciando a inclusão digital de PNEEs. Revista Novas Tecnologias da Educação-RENOTE. V1- N2 – p 1-9. 2004.
PASSERINO, L. M.; SANTAROSA, L. M. C. Uma visão Sócio-Histórica da Interação Dentro de Ambientes Computacionais In. V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2000, Vina del mAR Memorias do V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
REVISTA. Informatica na Educação: Teoria e Pratica-PGIE-UFRGS
REVISTA. Informatica na Educação- Rbie
REVISTA: RENOTE-PGIE-UFRGS
SANTAROSA,L.M.C. Novos Desafios para a Educação na criação de ambientes de aprendizagem Telemáticos. Actas da I Conferência Internacional de tecnologias da Informação e Comunicação - Challenges'99. Portugal- Braga - maio/1999b - 527-539
SANTAROSA, L. M. C. Ambientes de Aprendizagem Virtuais para Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais In. Tecnoneet - I Congreso Nacional de Nuevas Tecnologias Y Necesidades Educativas Especiales , MURCIA –JUL./ 2000 , p. 319 –323
SANTAROSA, L. M. C. Simulador de Teclado Para Portadores de Paralisia Cerebral: Avaliação e Adaptação para Portugues Organizado por: CYTED ACCIONES DE COOPERACIÓN EN CIENCIA Y TECNOLOGIA CON INCIDENCIA EN LA MEJORA DE LA CALIDAD DE VIDA DE LA INFANCIA Y LA ADOLESCENCIA IBEROAMERICANAS:, MADRID:, ALBA S/A, 2000, v. I, p. 31-40
SANTAROSA, L. M. C. Entrevista: INFORMATICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Revista INTEGRAÇAO MEC, BRASIL N? 23 . 2001 p. 6-13
SANTAROSA, L.M.C; PASSERINO, L. ; CARNEIRO, M. L. F. ; GELLER, M. E. Formação de Professores a Distância e em Serviço: Ambiente TelEduc no Projeto Nacional de Informática na Educação Especial do MEC. . Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática –PGIE/UFRGS. 2002
SANTAROSA, L.M.C. Informática como "prótese" na Educação Especial. Colômbia. Informática Educativa. (4) 2: 106-130, 1991.
SANTAROSA, L. M. C. et alii. Relatos de Experiências. IN: VALENTE, José A. Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas, UNICAMP, 1991. P. 291-304
SANTAROSA, L.M.C. Reflexões sobre a formação de Recursos Humanos em Informática na Educação. Colômbia. Informática Educativa. (5) 3: 199-215, 1992.
SANTAROSA, L.M.C.; ORTOLAN, Adriana & BARRIONUEVO, Luis Otávio.Criação de histórias em ambiente multimídia. Porto Alegre/RS. Anais do VII Congresso Internacional LOGO & I Congresso de Informática Educativa do Mercosul. Novembro/95.P.276-283
SANTAROSA, Lucila. Educom da FAculdade de Educação da UFRGS. In: ANDRADE, Pedro Ferreira (org) Projeto EDUCOM: Realizações e Produtos. Brasília, MEC/OEA, 1993, pag.174- 218
SANTAROSA, L.M.C. O professor frente aos desafios das redes interativas. Florianópolis/SC. Anais do VIII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, vol. I, pag. 99-100., mai/96
SANTAROSA, Lucila. Estudo do processo da leitura e escrita de crianças portadoras de necessidades especiais em ambientes computacionais que favorecem a comunicação, criação de idéias e produção textuais. São Paulo, Revista Psicopedagogia, 14 (35) : 16-22, fev/96
SANTAROSA, L.M.C. Ambiente de aprendizagem computacionais na Educação Especial. Revista Informática Educativa. Universidad Nacional Heredia, San José/Costa Rica, 51 : p.181-196 julio/96
SANTAROSA, L.M.C. & MARTINS, Ademir. Simulador de Teclado para Portadores de Paralisia Cerebral. Revista Integração. MEC, 7(16), 1996, p.53-59
SANTAROSA, L.M.C."Escola Virtual" para a Educação Especial: ambientes de aprendizagem telemáticos cooperativos como alternativa de desenvolvimento. Revista de Informática Educativa, Bogotá/Colombia, UNIANDES, 10(1): 115-138, 1997
SANTAROSA, L.M.C.; ORTOLAN,Adriana; BARRIONUEVO,Luis Otávio; PUHL, Roberto; BURMEISTER, Eduardo & PAUL, Klaus. Fábrica Fantástica: Ambiente Hipermídia Lúdico para o Desenvolvimento Cognitivo. Barranquilla/Colômbia, Anais do III Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, jul/96º(wwww.niee.ufrgs.br/)
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem.São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Anterior