AUTORIA COLETIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Código: ESPIE-00015
Responsável: Profa. Dra. Margarete Axt
Colaboradoras: Profas. Ms. Carime Rossi Elias e Ms.Janete Sander Costa
Carga horária: 30 horas
Trimestre:
Objetivo(s):

Criar condições de produção de uma narrativa ficcional coletiva em ambiente virtual de aprendizagem, com subsequente problematização dessa vivência e conceitualização das temáticas narrativas, autoria (texto-autor-leitor) e comunidades virtuais de aprendizagem, a partir das leituras realizadas, com vistas a possíveis aplicações em realidades educacionais.

Ementa/Sumário:

Na interação virtual, a construção da autoria coletiva, simultaneamente em dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem, enfatiza vivências da narrativa ficcional (EQUITEXT), e a problematização e conceitualização dessa vivência (FORCHAT). Opcional, poderá ser realizada uma breve experimentação com um terceiro ambiente (CARTOLA).

Conteúdo Programático:
Ética/Política em Informática na Educação e Comunidades Virtuais de Aprendizagem,
Narrativas (ficcional e auto-avaliativa): entre autor, leitor e texto e
Autoria coletiva na rede telemática.

Bibliografia:

AXT, M. A escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético-política. In. Lia Scholze, Salete Campos de Moraes (orgs). Caderno temático: multimeiros e informática educativa. Porto Alegre, SMED/POA, 2002.
_____. Comunidades virtuais de aprendizagem. Porto Alegre, UFRGS, Informática na Educação: teoria&prática, V.7n.1, jan/jun 2004.
_____. MARASCHIN, C. Narrativas avaliativas como categorias autopoiéticas do conhecimento. Florianópolis, UFSC, Revista de Ciências Humanas, especial, 1999.
_____. ELIAS,C.R. Autoria coletiva, ambientes virtuais e formação: quando a aprendizagem reverbera o acontecimento. In: C Maraschin, L. B. L. Freitas; D. C. Carvalho. Psicologia e Educação; multiversos sentidos, olhares experiências . POA, UFRGS, 2003
ECO, U. Interpretação e Superinterpretação. SP. Martins Fontes, 1993. (parcial).
_____. Seis passeios pelos bosques da ficção. SP, Companhia da Letras, 1994. (parcial)
GUEDES, P.C.; COSTA, J.S.;GALLI, J.A.; ALMEIDA, L.O. Por uma nova prática de leitura e produção textual com aprendizes de línguas estrangeira: uma construção colaborativa de textos em espanhol, francês e inglês na web via Equitext. (mimeo).
ORLANDI, E. Discurso e leitura. SP,Cortez, 1993. (parcial).

Obs: bibliografia complementar a ser definida.

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