TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO
Código: ESPIE-00012
Responsável: Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar
Carga horária: 45 horas
Trimestre:
Objetivo(s):

Propiciar ao aluno um embasamento teórico/prático necessário para introduzi-lo à utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, dando ênfase ao trabalho em grupo, suas técnicas e ferramentas.

Ementa/Sumário:

O computador como recurso tecnológico no processo de ensino/aprendizagem, seu uso, formas de aplicação na educação. Avaliação de softwares educacionais.
Instrumentalização do professor-aluno deste curso para o uso de ferramentas e metodologias de comunicação, negociação, coordenação, compartilhamento, habilitando-o a apoiar grupos de alunos na tarefa de aprendizagem através de colaboração mútua (groupware), a partir de seu próprio processo de aprendizagem. Desenvolvimento de oficinas de aprendizagem.
Conteúdo:
Técnicas de grupos e seu uso em contexto educacional
Introdução ao desenvolvimento de páginas na Web
Informática na Educação: situação atual e formação de recursos humanos na Informática na Educação
Papel do professor na utilização do computador na Educação e enquanto mediador em atividade de groupware, em uma linha interacionista
Ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados

  • Enfoque Algorítmico X Enfoque Heurístico
  • Modalidades do CAI
  • Classificação/Uso de softwares educacionais
  • Ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem e de apoio à colaboração/cooperação via Internet
  • Fundamentação teórica: conceitos e teorias (courseware, learningware, CSCW, CSLE)
  • Avaliação de softwares educacionais

Desenvolvimento de oficinas de aprendizagem

Bibliografia:

A máquina das crianças. Repensando a Escola na Era do Computador. S. Papert. POA: Ed.Artes Médicas, 1994
Ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados. Marimar Stahl. Oficinas de trabalho, COOPE/RJ, 1991
Anais dos Congressos Ibero-Americano de Informática na Educação.
Anais dos Congressos Internacionais LOGO, 1994 a 1996
Anais dos Simpósios Brasileiros de Informática na Educação (SBIE) da Sociedade Brasileira de Computação.
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. P. Lévy. RJ: Ed. 34, 1993
Avaliação de softwares educacionais no processo de ensino-apredizagem computadorizado: estudo de caso. Patricia A. Behar. CPGCC/UFRGS, 1993 (mestrado)
Cibercultura. P. Lévy. RJ: Ed. 34, 1999.
Computadores e Conhecimento. Repensando a educação. José A. Valente. UNICAMP, SP: Ed. NIED, 1993
Material disponível na biblioteca virtual do NUTED: www.nuted.edu.ufrgs.br
Associação Brasileira de Educação a Distância. http://www.abed.org.br
Cybercultura: Pierre Levy. http://www1.portoweb.com.br/pierrelevy/educaecyber.html
As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. Ana Maria Mielniczuk de Moura e outros. http://www.abed.org.br/texto10c2001.htm
Metodologia Construtivista Usando Um Ambiente De Software Baseado Na Web. Maria Cristina Pfeiffer Fernandes. http://www.abed.org.br/texto32.htm
Monitorias E Tutorias: Um Trabalho Cooperativo Na Educação A Distância. Diva Marília Flemming, Dra. http://www.abed.org.br/texto34.htm
Facilitando a Percepção em Learningware através da Abordagem Groupware. Rodrigo Lemos de Assis (2000) http://ritv.les.inf.puc-rio.br/groupware/
Groupware@LES: http://ritv.les.inf.puc-rio.br/groupware/
Vantagens e desvantagens no trabalho colaborativo. http://www.jbmoura.hpg.ig.com.br/Coalizoes/coalintr.htm
Coalizões e Dinâmica de Grupo. http://www.jbmoura.hpg.ig.com.br/Coalizoes/coalcap4.htm.
Artigos publicados. Fredric Michael Litto. Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira e outros. http://www.futuro.usp.br/ef/quem/fantasias.htm
Gestão e Conflitos e Gestão e Stress. José Paulo Henriques e Paulo Sergio Santos. http://student.dei.uc.pt/~jpdias/gestao/Stress/#Negociação%20e%20gestão%20de%20conflitos
Publicações e softwares - Núcleo de Informática aplicada à educação. http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/
Jonassen, David H. Computers in the Classroom : mindtools for critical thinking
Englewood Cliffs: Prentice Hall, c1996
Biblioteca @ PUCRS VIRTUAL. Disponível em: http://www.ead.pucrs.br/biblioteca
CHAFFEY, 1998 - Chaffey, Dave. Groupware, workflow and intranets: reengineering the enterprise with collaborative software, Editora Digital Press, Boston, 1998.
HILLS, 1997 - Hills, Mellanie. Intranet as groupware. Editora J. Wiley. New York, 1997.
KENSKI, Vani M. Avaliação da Aprendizagem in Repensando a Didática. Ilma Passos de Alencastro Veiga (org.). São Paulo, Papirus, 1988
KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias in Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org.). Campinas SP. Papirus, 1997.
KHOSHAFIAN, 1995 - Khoshafian, Setrag; Buckiewicz, Marek.Introduction to groupware, workflow and workgroup computing. Editora J. Wiley, New York, 1995.
Moran, J.M. Textos disponíveis em http://www.eca.usp.br/prof/Moran
NICOLAO, 1996 - Nicolao, Mariano. Oliveira José P. M. de. Caracterizando Sistemas de Workflow. In: Revista REAd, n.3., Porto Alegre, Out, 1996.
RIZZI, C.B. e outros. A aprendizagem digital e o trabalho cooperativo na perspectiva piagetiana. In: Espaço Pedagógico. Passo Fundo (RS): UPF Editora,2001. v.8. n.1. p.65-86.
SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática. Campinas. Autores Associados,1994.
TOM´S. CSCW and Groupware Index. http://www.usabilityfirst.com/groupware
WFMC 96 - Workflow Management Coalition. Terminology e Glossary. Bruxelas, Jun, 1996.
Bibliotecas virtuais: material disponível na rede através do ambiente virtual.

Anterior