COURSEWARE
Código: ESPIE-00009
Responsável: Profa. Dra. Gilse Morgental Falkembach
Carga horária: 45 horas 
Trimestre:
Objetivo(s):
O objetivo da disciplina é o aprendizado dos recursos de um Sistema de Autoria para o desenvolvimento de coursewares instrucionais.  
Ementa/Sumário:

Inovações tecnológicas e as novas formas de ensinar. Teorias educacionais que embasam as aplicações hipermídias do tipo courseware. Fundamentos de Multimídia e Hipermídia: conceitos básicos de Sistema de Autoria: definições, modos de operação e recursos para o desenvolvimento de courseware. Criação e distribuição de uma aplicação - Geração do código executável.

Programa:

1. Introdução: o uso das tecnologias digitais na elaboração de material instrucional
2. Ensino e aprendizagem – o que é aprender? – computador e educação
3. Computador na sala de aula: práticas pedagógicas – métodos de ensino – teorias de aprendizagem - meios de ensino
4. Computador como meio de ensino: multimídia – hipermídia – hipermídia adaptativa
5. Desenvolvimento de um courseware: projeto e desenvolvimento de material educativo digital - metodologia para o desenvolvimento do projeto - construção de modelos através de storyboard
6. Sistemas de Autoria: tipos de aplicações – objetos – eventos – scripts
7. Recursos necessários: instalação do sistema
8. Modos de operação – objetos básicos – outros objetos
9. Hipertexto: conceito – como criar hipertextos – script
10. Recursos multimídia: texto – som – imagem- animação – vídeo
11. Recursos avançados de um sistema de autoria: catálogo – viewers – arrastar e soltar objetos – objetos OLE
12. Geração do módulo executável e distribuição de um courseware

Bibliografia:

CAMPOS, Fernanda et alii. 1996. Dez etapas para desenvolvimento de software educacional do tipo hipermídia. In: III Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Barranquilla, Colombia.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 54p.
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
ROCHA, Ana et alii. 1994. Hipermídia na educação: uma lista de atributos para verificação da qualidade. In: V Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, p. 130-142.

Anterior