Curso:
Projeto e desenvolvimento de Materiais Educacionais com Flash MX - Edição PEAD

O curso visa capacitar recursos humanos para o projeto e desenvolvimento de material de apoio a aprendizagem usando a ferramenta de autoria Flash MX, levando em consideração não apenas os diversos recursos oferecidos pela ferramenta, mas também uma visão das teorias de aprendizagem e cognição subsidiadoras.


Inscrições via Internet

Objetivo Geral

Capacitação docentes, alunos e técnicos para o planejamento e desenvolvimento de recursos de aprendizagem que envolvam animações, áudio e vídeo usando como ferramenta de autoria o software Flash MX. Analisar a características e funcionalidades desta tecnologia para fins educacionais.

Objetivos Específicos

- Apresentar os conceitos básicos relacionados ao projeto e desenvolvimento de material multimídia educacional
- Capacitar os alunos no planejamento e desenvolvimento de animações e apresentações usando a ferramenta de autoria Flash MX
- Desenvolver aplicações interativas para fins educacionais com o Flash MX

Programa

1ª. Aula – 09/01/2006
Objetos de aprendizagem
- Caracterização
- Exemplos
- Metodologia de desenvolvimento
- Storyboard

Interface e Funcionamento do Flash MX

- Interface do Flash MX: barra de ferramentas e painéis
- Ferramentas do Painel Tools
- Camadas, linhas de tempo e cenas
- Utilização de bibliotecas
- Símbolos e instâncias

2ª. Aula – 11/01/2006
Usabilidade

- Trabalhando com textos: blocos de textos, textos em bitmap, links
- Utilização e importação de elementos
- Trabalhando com elementos gráficos importados
- Navegação

3ª Aula – 17/01/2006
Multimídia e Aprendizagem
- Criação de animações quadro a quadro
- Animações com interpolação de movimento e forma
- Utilização de linhas-guia nas animações
- Criação de botões e clipes de filme
- Recursos multimídia: som e vídeo

4ª Aula – 18/01/2006
Interatividade e Aprendizagem
- Interação e interatividade
- Introdução a ActionScript visando interatividade
- Noções básicas de programação em ActionScript
- Criação de testes e outros exercícios interativos

5ª Aula – 19/01/2006
Construção de jogos educativos
- Rotinas básicas para uso em jogos:
     localização do mouse
     selecionar e arrastar objetos
     geração de movimento randômico

Equipe
  • Profa. Dra. Liane Margarida Rockenbach Tarouco - Coordenadora
  • Anita Raquel Cestari da Silva Grando
  • Bárbara Gorzila Avila
  • Maira Teresinha Lopes Penteado
  • Roberto Bartzen Acosta

Informações

Data: Intensivo
Dias: 09, 11, 17, 18 e 19 de janeiro de 2006
Horário: 14 às 18 horas
Carga Horária: 20 horas/aula
Pré-requisito: Usuário regular de sistema operacional Windows e Internet, e disponibilidade de atividades extraclasse

Local

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CINTED -
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
Av. Paulo Gama, 110 - Prédio 12105 - 3º andar - Sala 331
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil

Taxa de inscrição

    • Alunos e professores da UFRGS: R$ 170,00
    • Demais participantes: R$ 340,00

Dados Bancários para pagamento

Banco do Brasil 001
Agência: 3798-2
Conta Corrente:300.000-1
Depósito Identificado: 1753-1
Favorecido: FAURGS/Projeto CINTED

Informações gerais

Telefone: (51) 3316-3070 ou 3316-4098
E-mail: cursos@cinted.ufrgs.br

Os trabalhos abaixo foram desenvolvidos por alunos das turmas anteriores e estão disponíveis no Projeto CESTA- Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem:

Roupa pra quê? - Camila Nagy e Felipe Aristimuño
Transmissão de calor - Denise Borges Sias
Medindo e calculando a velocidade do som - Rita Grala