VIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação
Programa atualizado
12 / Dezembro / 2006 terça-feira
9:00- 10:15 S1 Agentes                      Coord:  Marcelo Foohs
Abertura    
Agentes Pedagógicos Animados Eliseo Reategui, Universidade de Caxias do Sul,  Márcia Cristina Moraes, FACIN/PUCRS, .
NetPlay: um ambiente para simulaçao baseado em multiagente Lívia Lopes Azevedo, UFMT/ICLMA,  Crediné de Menezes, Diego Velasco, Lucio Barbiero, UFES,  , Davidson Cury, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo,
10:30 - 12:10 S2- Objetos de aprendizagem                     Coord:  Marcelo Foohs
Construindo Objetos de Aprendizagem e pensando em Geometria Eduardo Lucchesi, Paula Silva, Vinicius Teixeira, Cristiano Lima, Marcus Basso, UFRGS,  Lea Fagundes, UFRGS
Energos, um objeto de aprendizagem para o debate escolar sobre os meios de produção de energia elétrica M. Eichler, UERGS,   Gabriela Perry, UFRGS,  Mário Gonçalves, José Claudio Del Pino, UFRGS
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Inglês Marialina Corrêa Sobrinho, Paula Cardoso, Eloi Luiz Favero-  Universidade Federal do Pará - UFPA - videoconferência   

14:00 - 15:40 S3 - Objetos de Aprendizagem                      Coord.: Liane Tarouco
Aplicando Objetos Digitais Interativos em Arquiteturas Pedagógicas Crediné de Menezes, UFES, ,Claudio Ferretti, Antonio Fonseca de Lira, Edson Luiz Lindner, UFRGS, .
Objetos de Aprendizagem, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar das Séries Iniciais Daniela Haetinger, UFRGS,  Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, Lilian Gelatti, Mary Lúcia Konrath, UFRGS, Tânia Kist, UNISC,  Marie Jane Soares Carvalho, UFRGS, Rosane Aragón Nevado, UFRGS, .
Proporcionalidade e Semelhança: aprendizagem via Objeto de Aprendizagem Gilse Falkembach, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, , Ana Paula Canal, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Leandra Fioreze, Alcebíades Gazzoni, Leila Pincolini, UNIFRA, ,Rodrigo Antoniazzi, UNIFRA, .
PITO: objeto de aprendizagem para apoio à reflexão pedagógica do professor Alexandre Araujo, Ana Fernandes, Vânia Premaor, Paulo Francisco Slomp, UFRGS, , Flávio L. Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica - Pelotas, , Aline Berro, , .
15:55 - 18:00 S4 - Objetos de Aprendizagem                       Coord: Liane Tarouco
Aplicação de teorias cognitivas ao projeto de objetos de aprendizagem Liane Tarouco, Silvio Cunha, UFRGS, .
Planejamento e Desenvolvimento do Objeto de Aprendizagem "Regulação da Liberação dos Hormônios Sexuais Masculinos - RLHSM" Graziela Fatima Giacomazzo Nicoleit, Universidade do Extremo Sul Catarinense,  Diana Pelegrin, Guilherme Souza, Unesc, Elisa Zanette, Cleusa Santos, Patricia Fiuza, Universidade do Extremo Sul Catarinense, .
Learning Object Work With Projects Silvia Moresco, UFRGS,  Patricia Behar, UFRGS
Comunicação síncrona para Matemática e Física Vinicius Teixeira, Marcus Basso, UFRGS
As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional Daniel Lopes, Lea Fagundes - UFRGS
13 / Dezembro / 2006
8:35 - 10:15 S5 - Cognição e aprendizagem                Coord: Patrícia Behar
Sistema Hipermídia Adaptativo baseado em Estilos Cognitivos Sidnei Silveira, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter,  Marlise Geller, ULBRA
Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação Ítalo Dutra, Lea Fagundes,  Stéfano Johan, Carlos Augusto Piccinini, UFRGS,
CAME: Agente Colaborativo para Experiências Multidisciplinaridade Carlos Morais, UFRGS/FARGS
Desenvolvimento do Sistema de Desafios Abertos Inteligentes IOCS: apresentação de um modelo inicial de Padrão Construtivista de Mediação Othon Bastos Filho Bastos Filho, Univima, Paloma Dias, MArgarete Axt, UFRGS
10:30 - 12:10 S6 - Autoria Colaborativa                          Coord: Patrícia Behar
Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental Italo Dutra, Lea Fagundes, Carlos Augusto Piccinini, Stéfano Johann, Julia Becker - UFRGS
Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações Sandra Montardo, Liliana Passerino, Feevale
Dificuldades do modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem Marcelo Schmitt - Escola Técnica - UFRGS
As potencialidades de processos de autoria colaborativa na formação escolar dos indivíduos: aprofundando uma faceta do conceito de inclusão digital Andressa Foresti, Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo   videoconferência 
14:00 - 15:40 S7 - Autoria colaborativa                            Coord: Marcus Basso
Utilizando Sistemas de Recomendação na Criação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Tiago Masiero, Silvio Cazella - UNISINOS, Eliseo Reategui - Universidade de Caxias do Sul 
criAtivo: um ambiente hipermídia de autoria colaborativa Aline de Campos, Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo    videoconferência 
Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância: aspectos teóricos, estratégias pedagógicas e experiências realizadas Luciano Carvalho da Costa, Sergio Franco - UFRGS 
AProSiMA - Um ambiente na web para resolução cooperativa de problemas baseado em simulação multiagente Lívia Lopes Azevedo, UFMT/ICLMA, Crediné de Menezes, UFES
15:55 - 18:00 S8 - Educação  especial                               Coord: Marcus Basso
Um software de autoria para a educação de surdos: integração da língua de sinais e da língua escrita Carla Valentini, UCS, Claudia Bisol, Marcos Casa, Esequiel Sgorla, Universidade de Caxias do Sul
Design Inclusivo - desenvolvendo e utilizando tecnologias de informação e comunicação para alunos com necessidades educacionais especiais Regina Heidrich, Delfim Torok, Ewerton Capelatti, Luciana Silva, Marcelle Müller Miguel Masotti - Centro Universitário Feevale
O uso do Software Comunique para a Paralisia Cerebral Zenha Luciana Zenha, UEMG
PROA - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem Marcus Basso, Rosane Nevado, Lea Fagundes, Beatriz Corso, Iris Costa - UFRGS, Crediné de Menezes, UFES
Desenvolvimento de jogos educativos para pessoas com necessidades especiais Alessandro Silva, Colégio Sinodal Tiradentes
14 / Dezembro / 2006  quinta-feira
8:35 - 10:15 S9 - Inclusão digital e Mapas conceituais    Coord: Magda Bercht
Inclusão digital: um processo Maria Cristina Biazus,  - UFRGS, Geci Dallegrave, Universidade de Caxias do Sul
Representação de Conhecimentos Centrada em Modelos para o Uso em Ambientes Complexos de Aprendizagem Tatiano Pianezzola, Mauricio Mondadori, Marcos Froes, Eduardo Santos  - UFRGS, 
Um Ambiente para Comparação de mapas conceituais utilizando correspondência de grafos Flavio Lamas, PPGI-UFES, Maria Claudia Boeres, Davison Cury, Guilherme Carlesso - UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Atelier Digital: uma proposta diferenciada em Tecnologia da Informação para a Terceira Idade Paulo Pasqualotti, FEEVALE/NH,  Liliana Passrino, Maria Rosangela Bez - FEEVALE
10:30 - 12:10 S10 - Jogos educacionais                                Coord: Magda Bercht
Jogos Educativos Joceline Grübel, Marta Bez, Centro Universitário Feevale
Multimídia e Jogos para Sensibilizar Crianças e Capacitar Agentes de Educação para o Trânsito Luciana Pereira da Silva, Julio César Moreira de Almeida, Iaraci de Souza Silva, EPTC, Raymundo Ferreira Fº, Fernando Schnaid, Maria Isabel Timm - UFRGS
Jogo de RPG no ensino e aprendizagem de narrativas não-lineares  Dinora Fraga, Felipe Pedroso, UNISINOS
EducaTrans: um Jogo Educativo para o Aprendizado do Trânsito Gilda Assis, Irene Ficheman, Ana Grasielle Dionisio Corrêa - USP   videoconferência 
14:00 - 15:40 S11- Formação de docentes                            Coord.: Mara Lucia Carneiro
Animação de fóruns virtuais de discussão - novos caminhos para a aprendizagem EAD via web - texto completo Sheila Oliveira, Gentil Lucena Filho, Universidade Católica de Brasília
Planejamento Pedagógico Investigativo para acompanhamento de estágios docentes Mauro Meirelles, Cíntia Boll, UFRGS, Marie Jane Soares Carvalho - UFRGS
Análise do projeto de licenciatura em química à distância da REGESD Adriana de Farias Ramos, UFRGS
Utilização de software cooperativo/colaborativo para elaboração de textos via web Aline Vigolo, Centro Universitário Feevale
15:55 - 18:00 S12 - Ensino                                                       Coord.: Mara Lucia Carneiro
Explorando estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação utilizando jogos como recurso Clevi Rapkiewicz, Universidade Estadual do Norte Fluminense(UENF), Gilse Falkembach, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos, UENF
Uma Linguagem Visual para Avaliação Adaptativa de Aprendizagem baseada em Gramática de Grafos Priscilla Leão, Universidade Federal do Pará,  Carla Lima Reis, UFPA   videoconferência 
Uma Arquitetura Pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática Eder Oliveira, Centro Universitário Feevale, Liliana Passerino, Feevale
Desafios do trabalho docente: mudança ou repetição Mary Lúcia Konrath, Elisabeth Diefenthaeler Krahe, Liane Tarouco -  UFRGS
Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem Maria do Carmo Barbosa Trevisan, Angélica Menegassi da Silveira, Lozicler Maria Moro dos Santos, Eleni Bisognin, Vanilde Bisognin, Solange Fagan, UNIFRA, .
15 / Dezembro / 2006  sexta-feira
8:35 - 10:15 S13 EAD                                       Coord.: Gilse Falkembach
Aprendizagem na Educação a Distância: Caminhos do Brasil Rute Vera Maria Favero, Sergio Franco, UFRGS, Luciano Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio grande do Sul, Ederson Locatelli, Unisinos, Lilian Gelatti, UFRGS
Educação a distância mediada pela Internet: uma abordagem interdisciplinar na formação de professores em serviço Rosane Aragón de Nevado, Marie Jane Soares Carvalho, UFRGS, Crediné de Menezes, UFES
Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância Rute Vera Maria Favero, Sergio Franco, UFRGS
Modelagem de Objetos Inteligentes de Aprendizagem utilizando a metodologia MaSE Júlia Silva, Ricardo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina
10:30 - 12:10 S14 Ensino                                         Coord.: Gilse  Falkembach
Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Mary Lúcia Konrath, UFRGS, Mara Lúcia Fernandes Carneiro, Instituto de Psicologia - UFRGS, Marie Jane Soares Carvalho, Liane Tarouco, UFRGS
O Ambiente de Autoria do AdaptHA Graciela Cristina Lima,  (UFRGS), Renata Zanella, Blauth Menezes, UFRGS
The training system of CLMD Thaís Neuenfeld, Reginaldo Afonso, UFPel, Gertrudes Dandolini, Universidade Federal de Pelotas, Ines Ferreira, João Souza, UFPel
Aprendendo as Leis de Newton com os carrinhos de rolimã Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo, Lea Fagundes-UFRGS , Vitor Malaggi, Gildomar Borges Severo, Victor Billy da Silva, Universidade de Passo Fundo