XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

 
Horário
15/07/2014
16/07/2014
17/07/2014
18/07/2014
08:35 - 09:00
Abertura
Gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em Cloud Computing A utilização do LMS Chamilo na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática: a experiência de professores em formação inicial
09:00 - 09:25   Tecnologias Digitais de Comunicação e o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior Softwares educacionais simuladores no ensino da física: um estudo de caso em uma escola pública estadual da cidade de Boa Vista/RR Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets
09:25 - 09:50 CyberCIEGE: uma Abordagem de Jogos Sérios na Educação de Redes de Computadores eduScrum: uma proposta de metodologia para projetos colaborativos de aprendizagem baseada em Scrum MOOC´s uma alternativa para a democratização do Ensino O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov
09:50 - 10:15 Uso do software educativo Cidade do Átomo em contexto escolar de nível médio Recomendação personalizada de conteúdo para suporte à aprendizagem informal no contexto da saúde Processos de Avaliação de Mundos Virtuais: elencando estratégias  
10:15 - 10:30
intervalo
intervalo
intervalo
intervalo
10:30 - 10:55 Tecnologias na Educação:Inclusão Digital dos Professores da Rede Estadual a partir da Implementação do Programa TABLET EDUCACIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais Um sistema de enriquecimento semântico de perfil de usuário baseado em traços digitais para apoio à aprendizagem informal no contexto da saúde
10:55 - 11:20 MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual Mundos Virtuais como Suporte à Aprendizagem Uma Avaliação na Implementação de Projetos de Aprendizagem Qualidade de Softwares Educacionais baseados em Web semântica: um Mapeamento Sistemático
11:20 - 11:45 Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes Uma Aplicação Dinâmica para Detectar o Nível de Conhecimento do Aluno Modelagem Multiagentes de uma Infraestrutura Descentralizada para Aprendizagem Ubíqua
11:45 - 12: 10 Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos Avaliação da Usabilidade do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos Computação Ubíqua Aplicada à Educação de Pacientes de Doenças Crônicas não Transmissíveis
 
almoço
almoço
almoço
14:00 - 14:25 O Universo no bolso: tecnologias móveis de apoio didático-pedagógico para o ensino da Astronomia Levantamento bibliográfico das publicações acadêmico-científicas sobre Análise de Redes Sociais aplicadas em E-Learning PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem
14:25 - 14:50 Aprender com mobilidade: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de formação continuada em tecnologias educacionais na Web Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Objetos de Aprendizagem baseado em Software: um Mapeamento Sistemático a partir das Publicações do SBIE
14:50 - 15:15 Cultura Digital e Educação: desafios contemporâneos para a aprendizagem escolar em tempos de dispositivos móveis Robótica Educacional Aplicada à Aprendizagem em Física Uma Proposta De Uso Da Metodologia Webquest Para O Ensino E Aprendizagem De Literatura
15:15 - 15:40 El Programa ULPN del Perú: Caracterización de las Prácticas de Enseñanza con Incorporación de Computadoras Portátiles Educação Ambiental: Scratch como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Saneamento Básico Convalidando Instrumento de Avaliação da Qualidade da Modalidade a Distância por meio da Teoria Sistêmica e das Disciplinas Semipresenciais
15:40 - 15:55
intervalo
intervalo
intervalo
15:55 - 16:20 Objetos de aprendizagem no ensino de tópicos de eletrodinâmica Dinâmica de grupo Júri Simulado Virtual em disciplina do curso de Farmácia Prática educativa usando a plataforma SIENA para o ensino de Ecologia no 6° ano do ensino fundamental
16:20 - 16:45 E-BIACS: Um Sistema para a Construção de Ambientes Virtuais para Aprendizagem Baseada em Problemas Cenário do uso educacional de redes sociais na região metropolitana de Porto Alegre/RS Um estudo da fluência digital entre crianças e adultos na resolução de algoritmos
16:45 - 17:10 A influência da área de atuação do professor na interface de objetos de aprendizagem por ele idealizados Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia Recuperação de Estudos ou de Nota: uma proposta metodológica no campo tecnológico, utilizando a matemática como instrumento de pesquisa
17:10 - 17:35 Hipertexto inserido no Google Site como recursos auxiliares nas aulas de Física Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos Inovação tecnológica e tensões curriculares: a inserção do docente no processo de criação de artefatos culturais tecnológicos
17:35 - 17:55 Utilização de shell script e interfaces gráficas para construção de software educacional Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki: um estudo de caso em XPTO - RS Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino