XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Estes são os artigos aprovados e submetidos para apresentação ao XXIII Ciclo pelo sistema JEMS.

PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem
Alberto Canto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

O Universo no bolso: tecnologias móveis de apoio didático-pedagógico para o ensino da Astronomia
Breno Gonçalves Bragatti Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rafaela da Silva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Objetos de Aprendizagem baseado em Software: um Mapeamento Sistemático a partir das Publicações do SBIE
Clébia Alves, UFRPE, Brazil
Cleyton Trindade, UFRPE, Brazil
Ellen Polliana Ramos Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, Brazil
Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE-UAST, Brazil
Ronnie E. S. Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

CyberCIEGE: uma Abordagem de Jogos Sérios na Educação de Redes de Computadores
Fabrício Herpich, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Rafaela Jardim, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Ricardo Silva, UFSM, Brazil
Gleizer Bierhalz Voss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Felipe Becker Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Softwares educacionais simuladores no ensino da física: um estudo de caso em uma escola pública estadual da cidade de Boa Vista/RR
Wender A. Silva, Estácio, Brazil

Uma Proposta De Uso Da Metodologia Webquest Para O Ensino E Aprendizagem De Literatura
Nataniel Mendes da Silva, Instituto Federal do Maranhão, Brazil
João Batista Bottentuit Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão, Brazil

Convalidando Instrumento de Avaliação da Qualidade da Modalidade a Distância por meio da Teoria Sistêmica e das Disciplinas Semipresenciais
Julio Bertolin, UPF, Brazil
Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo, Brazil

Gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina
Jordana Maria Ramos Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Thiago Soares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Mônica Ramos Carneiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Computação Ubíqua Aplicada à Educação de Pacientes de Doenças Crônicas não Transmissíveis
Henrique Damasceno Vianna, Unisinos, Brazil
Cassius Paim, UNISINOS, Brazil
Jorge Barbosa, Unisinos, Brazil

Levantamento bibliográfico das publicações acadêmico-científicas sobre Análise de Redes Sociais aplicadas em E-Learning
Jarbele Cássia, Universidade Federal da Paraiba, Brazil
Alisson Vasconcelos Brito, Universidade Federal da Paraiba, Brazil

Modelagem Multiagentes de uma Infraestrutura Descentralizada para Aprendizagem Ubíqua
Jorge Barbosa, Unisinos, Brazil
Jezer Oliveira, Unisinos, Brazil
Débora N. F. Barbosa, Universidade Feevale, Brazil
Sandro J. Rigo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil

Robótica Educacional Aplicada à Aprendizagem em Física
Carine Webber, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Roseli Fornaza, UCS, Brazil

Objetos de aprendizagem no ensino de tópicos de eletrodinâmica
Anderson Luiz Ellwanger, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Brazil

E-BIACS: Um Sistema para a Construção de Ambientes Virtuais para Aprendizagem Baseada em Problemas
Marcos Feier Fróes, UFRGS, Brazil
Eduardo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SCRATCH COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SANEAMENTO BÁSICO
Aline Marcelino dos Santos Silva, Instituto Federal Fluminense, Brazil
Deiz Amara Silva de Souza Moraes, Instituto Federal Fluminense, Brazil
Silvia Cristina Freitas Batista, Instituto Federal Fluminense, Brazil

A influência da área de atuação do professor na interface de objetos de aprendizagem por ele idealizados
Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Milene Silveira, Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brazil
Diogo Israel Schwanck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil

Prática educativa usando a plataforma SIENA para o ensino de Ecologia no 6° ano do ensino fundamental
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade Luterana do Brasil, Brazil
P. Tadeu Lopes, Universidade Luterana do Brasil, Brazil

A utilização do LMS Chamilo na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática: a experiência de professores em formação inicial
Luciane Mulazani dos Santos, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina, Brazil
Ivanete Zuchi Siple, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Emanuella Aguiar, UDESC, Brazil
Joana Steil, UDESC, Brazil
Luis Longen, UDESC, Brazil
Marcelo Ramos, UDESC, Brazil

Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de formação continuada em tecnologias educacionais na Web
Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Michele Andréia Borges, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brazil
Maria Cristina Pfeiffer Fernandes, Fundação CECIERJ, Brazil
Viviane Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Dinâmica de grupo Júri Simulado Virtual em disciplina do curso de Farmácia
Agnes N. Gossenheimer, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Mauro Silveira de Castro, UFRGS, Brazil
Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos
Mariana Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Vanzin Tarciso, UFSC, Brazil
Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Brazil

Um sistema de enriquecimento semântico de perfil de usuário baseado em traços digitais para apoio à aprendizagem informal no contexto da saúde
Jonathan Darlan C. Moreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Francisco Milton Mendes Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Alisson Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Enio Sombra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Argemiro Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Ricardo Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil

Tecnologias Digitais de Comunicação e o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior
Katia Berni, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Christiano Martino Otero Avila, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Rosaria Sperotto, UFPel, Brazil
Xavier Muianga, Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique

Cultura Digital e Educação: desafios contemporâneos para a aprendizagem escolar em tempos de dispositivos móveis
Rafaela da Silva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Cintia Boll, UFRGS, Brazil

Recomendação personalizada de conteúdo para suporte à aprendizagem informal no contexto da saúde
Alisson Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Francisco Milton Mendes Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Enio Sombra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Jonathan Darlan C. Moreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil
Ricardo Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Antonio Sales, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brazil

eduScrum: uma proposta de metodologia para projetos colaborativos de aprendizagem baseada em Scrum
Karen Selbach Borges, IFRS - Campus Porto Alegre, Brazil
Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, Brazil
Silvana Nakle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil

Cenário do uso educacional de redes sociais na região metropolitana de Porto Alegre/RS
Marcio Machado Silva, Universidade Luterana do Brasil, Brazil
Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil, Brazil

Qualidade de Softwares Educacionais baseados em Web semântica: um Mapeamento Sistemático
Aparecida Maria Zem-Lopes, Universidade de São Paulo, Brazil
Laís Zagatti Pedro, Universidade de São Paulo, Brazil
Seiji Isotani, Universidade de São Paulo, Brazil

Tecnologias na Educação:Inclusão Digital dos Professores da Rede Estadual a partir da Implementação do Programa TABLET EDUCACIONAL
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, UFSM - PPGETER, Brazil
Ilse Abegg, UFSM, Brazil
Solange Beatriz Billig Garcês, UNICRUZ, Brazil
Rosane Rodrigues Felix, UNICRUZ, Brazil

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
Everton Bedin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brazil

MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual
Maria Andréia Santos, UFPA, Brazil

U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em Cloud Computing
Rafaela Jardim, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Fabrício Herpich, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Ricardo Bianchim Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Eduardo Lemos, Universidade Federal de Santa Maria, -- Select Country --

Mundos Virtuais como Suporte à Aprendizagem Uma Avaliação na Implementação de Projetos de Aprendizagem
Jadson do Prado Rafalski, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Carlos Alexandre Siqueira da Silva, IFES - Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre, Brazil
Ramon Rosa Maia Vieira Jr, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil

El Programa ULPN del Perú: Caracterización de las Prácticas de Enseñanza con Incorporación de Computadoras Portátiles
David Laura Carlos David Laura Quispe, Universidad Federal de Rio Grande, Brazil

Um estudo da fluência digital entre crianças e adultos na resolução de algoritmos
Mateus Madail Santin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brazil
João Silva, FURG, Brazil
Silvia Botelho, FURG, Brazil

Processos de Avaliação de Mundos Virtuais: elencando estratégias
Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Aprender com mobilidade: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos
Claudio Cleverson de Lima, Universidade Feevale, Brazil
Patrícia B. Scherer Bassani, Universidade Feevale, Brazil
Débora N. F. Barbosa, Universidade Feevale, Brazil

Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes
Ygor Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Maristela Compagnoni Vieira, UFRGS, Brazil
Lucila Santarosa, UFRGS, Brazil
Maria Biazud, UFRGS, Brazil

Uma Aplicação Dinâmica para Detectar o Nível de Conhecimento do Aluno
Camila Cerezer Possobom, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Felipe Becker Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brazil
Aderson De Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Ricardo Bianchim Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos
Diogo Magalhães Gomes, UFRJ, Brazil
Priscila M V Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Adriano Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Claudia Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil

Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia
Lucy Nascimento, Instituto Federal de Goiás, Brazil

Hipertexto inserido no Google Site como recursos auxiliares nas aulas de Física
Ana Marli Bulegon, Centro Universitário Franciscano, Brazil
Jader Rodrigo Vieira Rigo, Centro Universitário Franciscano, Brazil

Utilização de shell script e interfaces gráficas para construção de software educacional
Roberto Franciscatto, UFSM - CAFW, Brazil

Recuperação de Estudos ou de Nota: uma proposta metodológica no campo tecnológico, utilizando a matemática como instrumento de pesquisa
William Geraldo Sallum, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brazil
Adelson de Paula Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brazil
Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul, Brazil

Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets
Helena Reis, Universidade de São Paulo, Brazil
Simone de Sousa Borges, Universidade de São Paulo, Brazil
Seiji Isotani, Universidade de São Paulo, Brazil

Uso do software educativo Cidade do Átomo em contexto escolar de nível médio
Liliane Dailei Almeida Gruber, UFRGS, Brazil
José Claudio Del Pino, UFRGS, Brazil

O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov
Rodrigo Silva, IFRS, Brazil
Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil

Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos
Susana Cristina Dos Reis, UFSM, Brazil
Adilson Gomes, UFSM, Brazil
Rosangela Segala de Souza, Instituto Federal Farroupilha, Brazil

MOOC´s uma alternativa para a democratização do Ensino
Breno Almeida Biagiotti, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Rogerio Cid Bastos, UFSC, Brazil

Inovação tecnológica e tensões curriculares: a inserção do docente no processo de criação de artefatos culturais tecnológicos
Alaim Souza Neto, UDESC - Universidade desenvolvimento Estado de Santa Catarina, Brazil
Geovana Lunardi, UDESC, Brazil
Thiago Rafael Marques, UFSC, Brazil

Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki: um estudo de caso em XPTO - RS
Clevi E. Rapkiewicz, UFRGS, Brazil

Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino
Leander Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brazil
Silvia Silva da Costa Botelho, Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Brazil
Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brazil
Marilia Amaral, UTFPR, Brazil
Danubia Espíndola, Universidade Federal do Rio Grande FURG, Brazil


Obs.: O cabeçalho e rodapé serão acrescentados aos artigos no momento da submissão para a Revista RENOTE.