XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

15 de julho de 2014

8:30 - 10:15
Abertura
Sessão 1:    Cord: Eliseo Reategui
CyberCIEGE: uma Abordagem de Jogos Sérios na Educação de Redes de Computadores
Fabrício Herpich (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Rafaela Jardim (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Ricardo Silva (UFSM - Brazil), Gleizer Voss (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Felipe Becker Nunes (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Brazil), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil)
Uso do software educativo Cidade do Átomo em contexto escolar de nível médio
Liliane Gruber (UFRGS - Brazil), José Claudio Del Pino (UFRGS - Brazil)
10:30 - 12:10
Sessão 2:    Cord: Ana Marli Bulegon
Tecnologias na Educação:Inclusão Digital dos Professores da Rede Estadual a partir da Implementação do Programa TABLET EDUCACIONAL
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma ( UFSM - PPGTER - Brazil), Ilse Abegg (UFSM - Brazil), Solange Beatriz Billig Garcês (UNICRUZ - Brazil), Rosane Rodrigues Felix (UNICRUZ - Brazil)
MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual
Maria Andréia Santos (UFPA - Brazil)
Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes
Ygor Corrêa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil), Maristela Vieira (UFRGS - Brazil), Lucila Santarosa (UFRGS - Brazil), Maria Biazus (UFRGS - Brazil)
Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos
Mariana Lapolli (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Vanzin Tarciso (UFSC - Brazil), Vania Ulbricht (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC - Brazil)
14:00 - 15:40
Sessão 3:    Cord: Bárbara Gorziza Ávila
O Universo no bolso: tecnologias móveis de apoio didático-pedagógico para o ensino da Astronomia
Breno Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil), Rafaela Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil)
Aprender com mobilidade: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos
Claudio de Lima (Universidade Feevale - Brazil), Patrícia B. Scherer Bassani (Universidade Feevale - Brazil), Débora Barbosa (Universidade Feevale - Brazil)
Cultura Digital e Educação: desafios contemporâneos para a aprendizagem escolar em tempos de dispositivos móveis
Rafaela Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil), Cintia Boll (UFRGS - Brazil)
El Programa ULPN del Perú: Caracterización de las Prácticas de Enseñanza con Incorporación de Computadoras Portátiles
David Carlos David Laura Quispe (Universidad Federal de Rio Grande - Brazil)
15:55 - 18:20
Sessão 4:      Cord: Daniel Epstein
Objetos de aprendizagem no ensino de tópicos de eletrodinâmica
Anderson Ellwanger (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA - Brazil)
E-BIACS: Um Sistema para a Construção de Ambientes Virtuais para Aprendizagem Baseada em Problemas
Marcos Fróes (UFRGS - Brazil), Eduardo Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil)
A influência da área de atuação do professor na interface de objetos de aprendizagem por ele idealizados
Mára Lúcia Carneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil), Milene Silveira (Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Brazil), Diogo Schwanck (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brazil)
Hipertexto inserido no Google Site como recursos auxiliares nas aulas de Física
Ana Marli Bulegon (UFRGS - Brazil), Jader Rodrigo Vieira Rigo (Centro Universitário Franciscano - Brazil)
Utilização de shell script e interfaces gráficas para construção de software educacional
Roberto Franciscatto (UFSM - CAFW - Brazil)

16 de julho de 2014

8:35 - 10:15
Sessão 5:      Cord: Heli Meurer
Gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina
Jordana Maria Ramos Cardoso (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Marcos Baptista Lopez Dalmau (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Thiago Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Mônica Ramos Carneiro (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil)
Tecnologias Digitais de Comunicação e o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior
Katia Berni (Universidade Federal de Pelotas - Brazil), Christiano Avila (Universidade Federal de Pelotas - Brazil), Rosaria Sperotto (UFPel - Brazil), Xavier Muianga (Universidade Eduardo Mondlane - Mozambique)
eduScrum: uma proposta de metodologia para projetos colaborativos de aprendizagem baseada em Scrum
Karen Borges (IFRS - Campus Porto Alegre - Brazil), Marcelo Schmitt (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre - Brazil), Silvana Nakle (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Brazil)
Recomendação personalizada de conteúdo para suporte à aprendizagem informal no contexto da saúde
Alisson Costa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Francisco Mendes Neto (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Enio Sombra (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Jonathan C. Moreira (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Ricardo Valentim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brazil), Antonio Sales (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil)
10:30 - 12:10
Sessão 6:      Cord: Carlos Tadeu Queiroz de Morais
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais
Everton Bedin (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil), Regina Barwaldt (Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Brazil)
Mundos Virtuais como Suporte à Aprendizagem Uma Avaliação na Implementação de Projetos de Aprendizagem
Jadson do Prado Rafalski (Universidade Federal do Espirito Santo - Brazil), Carlos Alexandre Siqueira da Silva (IFES - Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre - Brazil), Ramon Vieira Jr (Universidade Federal do Espirito Santo - Brazil)
Uma Aplicação Dinâmica para Detectar o Nível de Conhecimento do Aluno
Camila Cerezer Possobom (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Felipe Becker Nunes (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Brazil), Aderson De Carvalho (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Ricardo Bianchim Gomes (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil)
Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos
Diogo Gomes (UFRJ - Brazil), Priscila M V Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil), Adriano Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil), Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil)
14:00 - 15:40
Sessão 7:      Cord: Rafael Boucinha
Levantamento bibliográfico das publicações acadêmico-científicas sobre Análise de Redes Sociais aplicadas em E-Learning
Jarbele Cássia (Universidade Federal da Paraiba - Brazil), Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba - Brazil)
Ontologia como Representação do Conhecimento: aplicação no curso de formação continuada em tecnologias educacionais na Web
Andreza Lopes da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Michele Andréia Borges (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brazil), Maria Fernandes (Fundação CECIERJ - Brazil), Viviane Sartori (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Fernando José Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil)

Robótica Educacional Aplicada à Aprendizagem em Física
Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul - Brazil), Roseli Fornaza (UCS - Brazil)

Educação Ambiental: Scratch como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Saneamento Básico
Aline Silva (Instituto Federal Fluminense - Brazil), Deiz Amara Moraes (Instituto Federal Fluminense - Brazil), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense - Brazil)
15:55 - 18:20
Sessão 8:    Cord: Otavio Costa Acosta
Dinâmica de grupo Júri Simulado Virtual em disciplina do curso de Farmácia
Agnes Gossenheimer (Federal University of Rio Grande do Sul - Brazil), Mauro Silveira de Castro (UFRGS - Brazil), Mára Lúcia Carneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil)
Cenário do uso educacional de redes sociais na região metropolitana de Porto Alegre/RS
Marcio Silva (Universidade Luterana do Brasil - Brazil), Marlise Geller (Universidade Luterana do Brasil - Brazil)
Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia
Lucy Nascimento (Instituto Federal de Goiás - Brazil), Lenise Aparecida Martins Garcia , Universidade de Brasília – UnB
Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos
Susana Dos Reis (UFSM - Brazil), Adilson Gomes (UFSM - Brazil), Rosangela Segala de Souza (Instituto Federal Farroupilha - Brazil)
Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki: um estudo de caso em Farroupilha RS
Clevi Rapkiewicz (UFRGS - Brazil), Miriam Noering Klemann (UFRGS - Brazil)

17 de julho de 2014

8:35 - 10:15
Sessão 9:      Cord: Maria Cristina Biazus
U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em Cloud Computing
Rafaela Jardim (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Fabrício Herpich (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Ricardo Bianchim Gomes (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil), Eduardo Lemos (Universidade Federal de Santa Maria - -- Select Country --)
A utilização de softwares educacionais simuladores no ensino da física em uma escola pública estadual da cidade de Boa Vista/RR.
Wender A. Silva (Estácio - Brazil),Angelo Augusto Coelho Freire (Estácio Atual), Gracieth Mendes Valenzuela (Estácio Atual), Hércules Gonçalves de Oliveira (Estácio Atual), Lenilson Menezes de Carvalho (Estácio Atual), Ornélio Hinterholz Junior (Estácio Atual).
MOOC´s uma alternativa para a democratização do Ensino
Breno Biagiotti (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil), Rogerio Cid Bastos (UFSC - Brazil)
Metodologia de Avaliação de Mundos Virtuais Educacionais: uma proposta segundo critérios tecnológicos e pedagógicos
Andressa Falcade (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Brazil), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria - Brazil)
10:30 - 12:10
Sessão 10:    Cord: Marcelo Foohs
Um sistema de enriquecimento semântico de perfil de usuário baseado em traços digitais para apoio à aprendizagem informal no contexto da saúde
Jonathan C. Moreira (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Francisco Mendes Neto (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Alisson Costa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Enio Sombra (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Argemiro Neto (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brazil), Ricardo Valentim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brazil)
Qualidade de Softwares Educacionais baseados em Web semântica: um Mapeamento Sistemático
Aparecida Maria Zem-Lopes (Universidade de São Paulo - Brazil), Laís Pedro (Universidade de São Paulo - Brazil), Seiji Isotani (Universidade de São Paulo - Brazil)
Modelagem Multiagentes de uma Infraestrutura Descentralizada para Aprendizagem Ubíqua
Jorge Barbosa (Unisinos - Brazil), Jezer Oliveira (Unisinos - Brazil), Débora Barbosa (Universidade Feevale - Brazil), Sandro Rigo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil)
Computação Ubíqua Aplicada à Educação de Pacientes de Doenças Crônicas não Transmissíveis
Henrique Damasceno Vianna (Unisinos - Brazil), Cassius Paim (UNISINOS - Brazil), Jorge Barbosa (Unisinos - Brazil)
14:00 - 15:40
Sessão 11:      Cord: Alexandra Macedo
PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem
Alberto Canto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brazil)
Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Objetos de Aprendizagem baseado em Software: um Mapeamento Sistemático a partir das Publicações do SBIE
Clébia Alves (UFRPE - Brazil), Cleyton Trindade (UFRPE - Brazil), Ellen Polliana Ramos Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - Brazil), Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães (Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE-UAST - Brazil), Ronnie Santos (Universidade Federal de Pernambuco - Brazil)
Uma Proposta de Uso da Metodologia Webquest para o Ensino E Aprendizagem de Literatura
Nataniel Mendes da Silva (Instituto Federal do Maranhão - Brazil), João Batista Bottentuit Junior (Universidade Federal do Maranhão - Brazil)
Convalidando Instrumento de Avaliação da Qualidade da Modalidade a Distância por meio da Teoria Sistêmica e das Disciplinas Semipresenciais
Julio Bertolin (UPF - Brazil), Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo - Brazil)
15:55 - 18:20
Sessão 12:      Cord: Janete Sander

Prática educativa usando a plataforma SIENA para o ensino de Ecologia no 6° ano do ensino fundamental
Caroline Almeida (Universidade Luterana do Brasil - Brazil), P. Lopes (Universidade Luterana do Brasil - Brazil)

Um estudo da fluência digital entre crianças e adultos na resolução de algoritmos
Mateus Madail Santin (Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Brazil), João Silva (FURG - Brazil), Silvia Botelho (FURG - Brazil)
Recuperação de Estudos ou de Nota: uma proposta metodológica no campo tecnológico, utilizando a matemática como instrumento de pesquisa
William Sallum (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Adelson de Paula Silva (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Juliano Schimiguel (Universidade Cruzeiro do Sul - Brazil)
Inovação tecnológica e tensões curriculares: a inserção do docente no processo de criação de artefatos culturais tecnológicos
Alaim Neto (UDESC - Universidade desenvolvimento Estado de Santa Catarina - Brazil), Geovana Lunardi (UDESC - Brazil), Thiago Rafael Marques (UFSC - Brazil)
Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino
Leander Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brazil), Silvia Silva da Costa Botelho (Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) - Brazil), Regina Barwaldt (Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Brazil), Marilia Amaral (UTFPR - Brazil), Danubia Espíndola (Universidade Federal do Rio Grande FURG - Brazil)

18 de julho de 2014

8:35 - 10:15
Sessão 13:      Cord: Gilse Falkenbach
A utilização do LMS Chamilo na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática: a experiência de professores em formação inicial
Luciane Mulazani dos Santos (UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina - Brazil), Ivanete Zuchi Siple (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Brazil), Emanuella Aguiar (UDESC - Brazil), Joana Steil (UDESC - Brazil), Luis Longen (UDESC - Brazil), Marcelo Ramos (UDESC - Brazil)
Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets
Helena Reis (Universidade de São Paulo - Brazil), Simone Borges (Universidade de São Paulo - Brazil), Seiji Isotani (Universidade de São Paulo - Brazil)
O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov
Rodrigo Silva (IFRS - Brazil), Dante Augusto Couto Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Brazil), Marcus Basso (UFRGS - Brazil)