XXII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Horário 10/12/2013 11/12/2013 12/12/2013 13/12/2013
08:35 - 09:00 Abertura Um objeto de aprendizagem com ênfase no planejamento para o Moodle Uma Abordagem Interativa de Aprendizado Baseado nas Plataformas Curumim e Android Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura
09:00 - 09:25 COLMEIAS: Uma Estratégia Didático-Pedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa Generic OER Factory: Uma Ferramenta de Autoria para Adaptação dos Recursos Educacionais Abertos aos Novos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Repercurssões de um projeto de monitoria em um laboratório de informática para a formação dos monitores Usando Mineração de Texto como Suporte ao Desenvolvimento de Resumos no Ensino Médio
09:25 - 09:50 O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa Construção de Objetos de Aprendizagem a partir de um software de Geometria Dinâmica: uma proposta de capacitação para professores de Matemática Perfil Bibliométrico da Produção Científica da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância no período de 2002 a 2012 Tutoria Virtual Baseada em Sistemas Multiagente
09:50 - 10:15 Modelo para Classificação de Perfil de Usuários em Ambientes Complexos de Aprendizagem: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) Os Objetos de Aprendizagem e o Desenvolvimento das Habilidades Espaciais O QUE LEVA ALGUÉM A QUERER SER PROFESSOR? Em blogs e no Facebook, narrativas de professores em formação inicial contam sobre as escolhas pela profissão Desenvolvimento de um simulador controlado por interface cérebro-computador não invasiva para treinamento na utilização de cadeira de rodas
10:15 - 10:30 intervalo intervalo intervalo intervalo
10:30 - 10:55 Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem Desenvolvimento e Avaliação do Jogo DuchsVille para Apoiar o Processo de Aprendizagem Nutricional: estudo de caso com adolescentes com distrofia muscular de Duchenne Learning Strategies Used by Students from the Course of Pedagogy of a Public College in the State of Paraná Offered as Distance Learning Secretaria Virtual: uma proposta de virtualização utilizando mundos virtuais / OpenWonderland (Fase I)
10:55 - 11:20 Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL Virando o jogo: o estudo do gênero videogame na escola LIFE-UNIPAMPA: uma proposta de atividades transversalizadas pelas TIC Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
11:20 - 11:45 Sistema Híbrido de Recomendación aplicado a Repositorios y Federaciones de Repositorios de Objetos de Aprendizaje Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais A possibilidade do uso da teoria sócio histórica nos mundos digitais virtuais 3D. Facilitando a análise de Dados Educacionais através de Ferramentas de Visualização
11:45 - 12: 10 Ferramenta Web para Criação, Disponibilização, Descrição de Metadados OBAA e Empacotamento SCORM de Objetos de Aprendizagem RSKManager Um Jogo para Apoiar o Ensino de Gerência de Riscos em Projetos de Software Comunicação e Interação no Ensino Através do Uso de Redes Sociais Virtuais Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System
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14:00 - 14:25 Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura Análise do Programa de Inclusão Digital Navegapará em Escolas da Rede Estadual do Município de Belém Práticas Docentes Atualizadas na Ecologia Digital Rádio Web Interativa: O Streaming da Educação Virtual
14:25 - 14:50 Uma Proposta de Material Didático Segundo as Características do m-learning Percepção dos Alunos a respeito da Inclusão de Tecnologias Digitais no Ensino Público Os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria e as TIC: um estudo exploratório Um Ambiente Inteligente e Colaborativo de Apoio à Produção Acadêmica
14:50 - 15:15 As tecnologias e sua utilização desvinculada da prática pedagógica na Educação Infantil Eduquito: ferramentas acessíveis no processo de ensino/aprendizagem de um aluno com paralisia cerebral Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital Avaliação de Ambiente Virtual de Aprendizagem com o uso do SUS - System Usability Scale
15:15 - 15:40 Uma Ferramenta Baseada em Juízes Online para Apoio às Atividades de Programação de Computadores no Moodle Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores  
15:40 - 15:55 intervalo intervalo intervalo
15:55 - 16:20 Aprendizagem e Construção de Conhecimento em cursos EAD Utilização de processamento de linguagem natural e ontologias na análise qualitativa de frases curtas Letramento digital: levantamento de pesquisas em bases de dados brasileiras  
16:20 - 16:45 A utilização de tecnologias nos primeiros passos na arte da pesquisa: uma experiência de modelagem Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios GAES Guia de Acesso ao Ensino Superior  
16:45 - 17:10 Um Sistema de Following para ampliar a interação em Comunidades de Prática Geometria Dinâmica em tablets: Estudo de caso com o aplicativo GeoGebra Avaliação de usabilidade do Sistema Tutor Inteligente X  
17:10 - 17:35 Microcomputador re-configurável em FPGA para ensino de Arquitetura de Computadores na Ciência da Computação Ensino de algoritmos apoiado pelo uso de jogos educativos digitais Papel de Tutores em Cursos Desenvolvidos na Modalidade de EAD  
17:35 - 17:55 A influência das TIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico. Representações Mentais de Representações Espontâneas dos Estudantes e Representações após Utilização de Softwares  
17:55 - 18:20 Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista Reflexões sobre o raciocínio lógico ao aprender a programar no Squeak Etoys Avaliação da Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Interação Humano e Computador de curso de Engenharia de Software