XXII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

10 de dezembro de 2013

8:30 - 10:15
Abertura
Sessão 1:    Cord: Eliseo Reategui
COLMEIAS: Uma Estratégia Didático-Pedagógica que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa
Silvana Iahnke (FURG), Silvia Botelho (FURG), Andre Ferreira (DME/PPGECM/UFPel)
O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa
Wilkens Lenon Silva de Andrade (UFPE/UFPB), Rafaela Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Modelo para Classificação de Perfil de Usuários em Ambientes Complexos de Aprendizagem: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa)
Andre Mansur (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia), Helvia Bastos (IF Fluminense), Jaqueline do Nascimento (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), Guilherme Lessa (Instituto Federal Fluminense)
10:30 - 12:10
Sessão 2:    Cord: Otavio Costa Acosta
Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem
Alessandra Pereira Rodrigues (UFRGS), Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS), Jonathan Videira (IFRS), Marcelo Augusto Rauh Schmitt (IFRS)
Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL
Rogerio Avellar (IFFluminense), Renato Nunes Barbieri (UFRGS), Leandro Wives (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Clevi Rapkiewicz (UFRGS)
Sistema Híbrido de Recomendación aplicado a Repositorios y Federaciones de Repositorios de Objetos de Aprendizaje
Paula Rodriguez (Universidad Nacional de Colombia), Néstor Duque Méndez (Universidad Nacional de Colombia), Demetrio Ovalle (Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín), Valentina Tabares (Universidad Nacional de Colombia)
Ferramenta Web para Criação, Disponibilização, Descrição de Metadados OBAA e Empacotamento SCORM de Objetos de Aprendizagem
Vinícius de Carli (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Maximiliano Reidel (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Lucas Ferrari da Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalv), Julia Marques Carvalho da Silva (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)
14:00 - 15:40
Sessão 3:    Cord: Fábio Rafael Damasceno
Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
Tainá Medeiros (UFRN), Thiago Reis da Silva (UFRN), Eduardo Aranha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Uma Proposta de Material Didático Segundo as Características do m-learning
Fábio Goularte (Federal University of Santa Catarina), Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina), Silvia Nassar (Universidade Federal de Santa Catarina)
As tecnologias e sua utilização desvinculada da prática pedagógica na Educação Infantil
Luciane Ferraz (Universidade Federal de Pelotas UFPel), Julio Cesar Marinho (Universidade Federal do Rio Grande)
Uma Ferramenta Baseada em Juízes Online para Apoio às Atividades de Programação de Computadores no Moodle
José Osvaldo Chaves (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Angélica Castro (Universidade Federal Rural do Semiárido), Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Marcos Vinicius Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Karl Hansimuller Alelaf Ferreira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
15:55 - 18:20
Sessão 4:      Cord: Ygor Correa
Aprendizagem e Construção de Conhecimento em cursos EAD
Nadia Brunetta (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), Elaine Antunes (UFRGS)
A utilização de tecnologias nos primeiros passos na arte da pesquisa: uma experiência de modelagem
Morgana Scheller (PUCRS)
Um Sistema de Following para ampliar a interação em Comunidades de Prática
Matheus Pereira (Universidade de Caxias do Sul), João Luis Tavares da Silva (Universidade de Caxias do Sul), Elisa Boff (Universidade de Caxias do Sul)
Microcomputador re-configurável em FPGA para ensino de Arquitetura de Computadores na Ciência da Computação
Maurício Dias (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
A influência das TIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online
Selma dos Santos Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina)
Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista
Daniel de Carli (Universidade de Caxias do Sul)

11 de dezembro de 2013

8:35 - 10:15
Sessão 5:      Cord: Bárbara Ávila
Um objeto de aprendizagem com ênfase no planejamento para o Moodle
Thiago Reis da Silva (UFRN), Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Carla Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Roberto Douglas Costa (IFRN), Marcos Vinicius Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Karl Hansimuller Alelaf Ferreira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Generic OER Factory: Uma Ferramenta de Autoria para Adaptação dos Recursos Educacionais Abertos aos Novos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Rafael Souza (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Francisco Mendes Neto (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Raphael Muniz (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO)
Construção de Objetos de Aprendizagem a partir de um software de Geometria Dinâmica: uma proposta de capacitação para professores de Matemática
Thaísa Müller (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Barbara Gorziza Ávila (UFRGS), Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS)
Os Objetos de Aprendizagem e o Desenvolvimento das Habilidades Espaciais
Wagner Bernardes (UFRGS), Marcia Notare (UFRGS)
10:30 - 12:10
Sessão 6:      Cord: Bárbara Ávila
Desenvolvimento e Avaliação do Jogo DuchsVille para Apoiar o Processo de Aprendizagem Nutricional: estudo de caso com adolescentes com distrofia muscular de Duchenne
Ana Grasielle Dionísio Corrêa (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Adriana Nathale Klein (Associação Brasileira de Distrofia Muscular), Cristina Salvioni (Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM)), Irene Ficheman (Escola Politécnica Universidade de Sao Paulo), Roseli de Deus Lopes (University of São Paulo)
Virando o jogo: o estudo do gênero videogame na escola
A. Silveira (UNOPAR), Anderson Teixeira Rolim (UNOPAR
Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais
Glauber Araujo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Eduardo Aranha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
RSKManager Um Jogo para Apoiar o Ensino de Gerência de Riscos em Projetos de Software
Lauriana Paludo (UNIVALI), André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí), Fabiane Benitti (Universidade do Vale do Itajaí)
14:00 - 15:40
Sessão 7:      Cord: Fábio Rafael Damasceno
Análise do Programa de Inclusão Digital Navegapará em Escolas da Rede Estadual do Município de Belém
Waleria Magalhaes (Universidade Federal do Para UFPA), Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará), Marianne Eliasquevici (Universidade Federal do Pará)
Percepção dos Alunos a respeito da Inclusão de Tecnologias Digitais no Ensino Público
Mauri Lobler (UFSM), Diego Pretto (Universidade Federal de Santa Maria), Larissa Bolzan (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)

Eduquito: ferramentas acessíveis no processo de ensino/aprendizagem de um aluno com paralisia cerebral
Tatiana Cunha (UFRGS), Lucila Santarosa (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS)

Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA
Ana Grasielle Dionísio Corrêa (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Patrícia Araújo de Oliveira (Universidade de São Paulo), Gilda Assis (UTFPR), Shirley Takeco Gobara (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Elda ARAÚJO (Universidade Federal do Amapá), Marilena Nascimento (Colmeia Medicina Integrada), Irene Ficheman (Escola Politécnica Universidade de Sao Paulo), Roseli de Deus Lopes (University of São Paulo)
15:55 - 18:20
Sessão 8:    Cord: Paulo Cabral
Utilização de processamento de linguagem natural e ontologias na análise qualitativa de frases curtas
Felipe Ribeiro Pereira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Sandro Rigo (UNISINOS)
Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios
Cláudia Barin (Universidade Federal de Santa Maria)
Geometria Dinâmica em tablets: Estudo de caso com o aplicativo GeoGebra
Larissa Moreira (Instituto Federal Fluminense), Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense)
Ensino de algoritmos apoiado pelo uso de jogos educativos digitais
Brigiane Machado da Silva Cardoso (Universidade do Estado de Santa Catarina), Marcelo de Souza (Universidade do Estado de Santa Catarina), Eliana Vogel Jaeger (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico.
Vandoir Stormowski (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Maria Alice Gravina (Universidade Federaldo Rio Grance do Sul), José Valdeni De Lima (UFRGS)
Reflexões sobre o raciocínio lógico ao aprender a programar no Squeak Etoys
Anuar Morais (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)

12 de dezembro de 2013

8:35 - 10:15
Sessão 9:      Cord: Marcelo Foohs
Uma Abordagem Interativa de Aprendizado Baseado nas Plataformas Curumim e Android
Sidartha Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco)
Repercurssões de um projeto de monitoria em um laboratório de informática para a formação dos monitores
Roger de Abreu Silva (Pontifícia Universidade católica do rio grande do sul)
Perfil Bibliométrico da Produção Científica da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância no período de 2002 a 2012
Carlos Alberto Serra Negra (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais), Ana Paula Silva (Universidade Católica de Brasília)
O QUE LEVA ALGUÉM A QUERER SER PROFESSOR? Em blogs e no Facebook, narrativas de professores em formação inicial contam sobre as escolhas pela profissão
Luciane Mulazani dos Santos (UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina)
10:30 - 12:10
Sessão 10:    Cord: Marcelo Foohs
Learning Strategies Used by Students from the Course of Pedagogy of a Public College in the State of Paraná Offered as Distance Learning
Natália Góes (Universidade Estadual de Londrina), Marilza Pavesi (Universidade Estadual de Londrina), Paula Mariza Alliprandini (Universidade Estadual de Londrina)
LIFE-UNIPAMPA: uma proposta de atividades transversalizadas pelas TIC
Maria Lucia Flores (Unipampa e PGIE/UFRGS (doutorado)), Márcio Martins (UFRGS), Ângela Maria Hartmann (Universidade Federal do Pampa), Halmenschlager Karine Raquiel (Unipampa Caçapava do Ul)
A possibilidade do uso da teoria sócio histórica nos mundos digitais virtuais 3D.
Leandro Tibola (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS)
Comunicação e Interação no Ensino Através do Uso de Redes Sociais Virtuais
Wellington Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)), Helton De Paula (Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/FACE/UFMG), Ana Paula Paula (UFMG)
14:00 - 15:40
Sessão 11:      Cord: Leandro Tibola
Práticas Docentes Atualizadas na Ecologia Digital
Maritza Moraes (Universidade Federal do Rio Grande-FURG), Debora Pereira Laurino (FURG), Celiane Machado (Universidade Federal do Rio Grande-FURG)
Os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria e as TIC: um estudo exploratório
Giséli Bastos (Universidade Federal de Santa Maria), Karina Freitas (Universidade Federal de Santa Maria), Cláudia Barin (Universidade Federal de Santa Maria)
Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital
Juliano Rocha (Universidade Luterana do Brasil), Agostinho Serrano (Universidade Luterana do Brasil)
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores
Mara Mazzardo (Secretaria da Educação do RS), Daniele da Rocha Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Elena Maria Mallmann (UFSM)
15:55 - 18:20
Sessão 12:      Cord: Gabriel Schlatter

Letramento digital: levantamento de pesquisas em bases de dados brasileiras
Terezinha Souza (Universidade Federal de Mato Grosso), Thiago Rafael Marques (UFSC), Dulce Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

GAES Guia de Acesso ao Ensino Superior
Fábio Oliveira de Sousa (Faculdade Esbam), Marcio Aurelio dos S. Alencar (UFAM), Marcelo Souza (Universidade Federal de Roraima), José Francisco Netto (Universidade Federal do Amazonas)
Avaliação de usabilidade do Sistema Tutor Inteligente X
Felipe Morais (UNISINOS), Patricia Jaques (UNISINOS)
Papel de Tutores em Cursos Desenvolvidos na Modalidade de EAD
Mário Cesar Carvalho (Faculdade de Castanhal-PA), Luis Klering (UFRGS), Christine da Silva Schroeder (UNISC)
Representações Mentais de Representações Espontâneas dos Estudantes e Representações após Utilização de Softwares
Luis Paulo Basgalupe Moreira (instituto federal sul-rio-grandense)
Avaliação da Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Interação Humano e Computador de curso de Engenharia de Software
Andre Barros de Sales (Universidade de Brasília)

13 de dezembro de 2013

8:35 - 10:15
Sessão 13:      Cord: Heli Meurer
Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura
Adriana Ribeiro (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense), Adriana Siqueira (Instituto Federal de Educação, CiÊncia e Tecnologia), Suzana Macedo (IFF Campus Campos-centro)
Usando Mineração de Texto como Suporte ao Desenvolvimento de Resumos no Ensino Médio
Margot Gisele Zeni Moretto (Vila Flores), Clevi Rapkiewicz (UFRGS)
Tutoria Virtual Baseada em Sistemas Multiagente
Romero da Silva (Universidade Federal de Roraima), Marcelo Souza (Universidade Federal de Roraima), Marcio Silva (Universidade Federal de Roraima), Marcio Aurelio dos S. Alencar (UFAM)
Desenvolvimento de um simulador controlado por interface cérebro-computador não invasiva para treinamento na utilização de cadeira de rodas
Ânderson Schuh (Universidade Feevale), Alessandro Lima (Universidade Feevale), João Mossmann (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Cecilia Flores (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Marta Rosecler Bez (Universidade Feevale)
10:30 - 12:10
Sessão 14:    Cord: Ana Marli Bulegon
Secretaria Virtual: uma proposta de virtualização utilizando mundos virtuais / OpenWonderland (Fase I)
Josmar Nuernberg (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria)
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
Natércia Ricardina Langa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Belissar Mormelo (Universidade Estadual de Campo Mourão)
Facilitando a análise de Dados Educacionais através de Ferramentas de Visualização
Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul), Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul), Glauber Cini (UCS)
Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System
.Erico Amaral (Universidade Federal do Pampa - Unipampa), Alberto Canto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Thaísa Müller (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS)
14:00 - 15:15
Sessão 15:      Cord: Ana Marli Bulegon
Rádio Web Interativa: O Streaming da Educação Virtual
Marcelo Mendonça Teixeira (University of Minho), Ivaldir Junior (Universidade Federal de Pernambuco)
Um Ambiente Inteligente e Colaborativo de Apoio à Produção Acadêmica
Karla Vale (Universidade Federal do Espírito Santo), Patricia Cruz (Universidade Federal do Espirito Santo), Crediné de Menezes (UFES)
Avaliação de Ambiente Virtual de Aprendizagem com o uso do SUS - System Usability Scale
Rafael Marimon Boucinha (UFRGS), Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS)