XXI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Horário 16/07/2013 17/07/2013 18/07/2013 19/07/2013
08:35 - 09:00 Abertura Mineração de Dados na Identificação de Grupos de Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Programação A Aplicação de Animações no Ensino de Física Análise do uso do celular no contexto educacional
09:00 - 09:25 Vestido de Pedra: abordagem semiótica de um vídeo Undermine Text Miner Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Área Educacional A Construção de Narrativas Digitais como Apoio ao Processo de Letramento Construção do conhecimento de programação ensejada pelos dispositivos móveis
09:25 - 09:50 Ampliando o Aprendizado na TV Digital com MCD-TV e Ginga Utilização de Algoritmos de Agrupamento na Mineração de Dados Educacionais A construção do Blog como Portfólio de Aprendizagem Mobile Q Construção de uma Comunidade de Prática sobre Mobile Learning
09:50 - 10:15 Processo de planejamento para produção, execução e avaliação de conteúdos crossmidiáticos, educativos e televisivos Execução de Objetos de Aprendizagem SCORM no Facebook Ferramenta para estimar a proficiência e indivíduos baseada na Teoria de Resposta ao Item Uso Educacional de Tablets: Estudo de Caso na Formação Inicial de Professores de Matemática
10:15 - 10:30 intervalo intervalo intervalo intervalo
10:30 - 10:55 Jogo sério para o ensino da Gestão de Riscos em Projetos de Softwares usando Inteligência Artificial Hipermídia Adaptativa potencializando a inclusão digital LabTEAR: a colaboração como principio para o desenvolvimento de novas metodologias apoiadas no uso de TICS Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio
10:55 - 11:20 Jogos eletrônicos em foco: encontros entre os princípios de aprendizagem e as múltiplas inteligências O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital Monitoria um dispositivo de ensino e aprendizagem com o uso das TICs em um laboratório de Informática A contribuição do curso de Administração modalidade EaD para o desenvolvimento da Competência Virtual
11:20 - 11:45 Em direção a uma aprendizagem mais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico Teste de Usabilidade de uma Narrativa Hipermidiática por Meio de Avaliação Emocional (Emocard) O Uso de Representações Sociais para a Construção de Modelos de Alunos Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância
11:45 - 12: 10 Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática Um Modelo de Atividades no Contexto de Cursos de Educação a Distância para Deficientes Visuais Relato sobre as repercussões de um projeto de monitoria em um Laboratório de Informática de uma escola pública do Município de Sapucaia do Sul Gestão do Conehcimento em Projeto de EaD: O Caso PAI/UFSC
  almoço almoço almoço almoço
14:00 - 14:25 Adolescentes, fotografia e redes sociais: uma relação perigosa Avaliação do uso no ensino da saúde de objeto virtual de aprendizagem O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno Por uma educação a distância mais online: reflexões sobre aprendizagem e avaliação
14:25 - 14:50 Os Professores e as Redes Sociais É possível utilizar o Facebook para além do curtir? Classificação de Objetos de Aprendizagem Segundo o Grau de Multimodalidade Construção cooperativa de textos em ambientes virtuais: o relato de uma experiência com o uso da ferramenta Wiki Presença do pensamento complexo em projeto de EAD interorganizacional: o caso PAI/UFSC
14:50 - 15:15 Recursos da Web Semântica para Integração de Sistema Educacional às Redes Sociais O Provimento de Feedback Explanatório em um Objeto de Aprendizagem Multimodal Small Talks como Estratégias para Conversação Tutorial em um Assistente de Conhecimento Procedimentos e percepções sobre a orientação na EAD: o caso da Especialização em Mídias na Educação
15:15 - 15:40 Produção de infográficos na Educação de Jovens e Adultos: um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0 Uma abordagem semiótica Aplicada a Objetos Hipermídia Educacionais no SBTVD Um Estudo sobre o Desenvolvimento de Competências em Ambiente Simulado Rede de formação e desenvolvimento profissional e constituição de comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em EAD
15:40 - 15:55 intervalo intervalo intervalo intervalo
15:55 - 16:20 A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o desafio da transposição didática Avaliação de Interfaces por Usuários Finais: Mensurando a Qualidade Afetiva e o Impacto na Aprendizagem de Conteúdos Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa Viewers para ambientes virtuais imersivos: uma análise comparativa teórico-prática
16:20 - 16:45 A Gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem Design Centrado no Usuário: Elaborando Recursos Didáticos para Idosos Geometria Fractal e Progressões Geométricas: análise de um Simulador de Fractais Implementação de Laboratórios Virtuais no metaverso OpenSim
16:45 - 17:10 Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância E-maturity (e-M): construção e elaboração do questionário de autoavaliação da Gestão Tecnopedagógica Práticas Pedagógicas em Matemática: experiências em uma escola do Programa UCA
17:10 - 17:35 Cartografia da produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem para a formação de docentes online Estruturação de um Sistema Computacional (SAD) para avaliação da Gestão do Conhecimento Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Medio
17:35 - 17:55 Ferramentas Avaliativas Disponíveis em um Ambiente Virtual de Aprendizagem usada no Planejamento de um curso através do Mapa de Dependências Mapeamento de Sequenciamento e Navegação de Pacotes SCORM para o Componente Tarefas de Aprendizado do Modelo 4C/ID Uma Abordagem Metodológica voltada para o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos