XXI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

16 de julho de 20123

9:00 - 10:15
Abertura
Sessão 1:    Cord: Liane Tarouco
Vestido de Pedra: abordagem semiótica de um vídeo
Daniele da Rocha Schneider (UFRGS), Dinora Fraga (UFRGS), Angela Carine Oviedo (SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Carla Dias de Borba, Daniel dos Santos Telechi (SENAI MAUA e FLIGHT Escol)
Ampliando o Aprendizado na TV Digital com MCD-TV e Ginga
Marcos Vinicius Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Carla Katarina Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), José Osvaldo Chaves (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Thiago Reis da Silva (UFRN), Karl Hansimuller Alelaf Ferreira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Processo de planejamento para produção, execução e avaliação de conteúdos crossmidiáticos, educativos e televisivos
Rafaela Lisboa (Universidade Federal do Ceará), Elizabeth Furtado (Universidade de Fortaleza-UNIFOR), Herminio Borges Neto (Universidade Federal do Ceará - UFC)
10:30 - 12:10
Sessão 2:    Cord: Daniel Epstein
Jogo sério para o ensino da Gestão de Riscos em Projetos de Softwares usando Inteligência Artificial
Danilo Câmara (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Marcos Cintra (Universidade de São Paulo), Francisco Mendes Neto (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)
Jogos eletrônicos em foco: encontros entre os princípios de aprendizagem e as múltiplas inteligências
Victor de Abreu Azevedo (SMED/POA), Marco Antônio Bomfoco (Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Em direção a uma aprendizagem mais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico
Débora Barbosa (Universidade Feevale), Patrícia B. Scherer Bassani (Universidade Feevale)
Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática
José Barbosa Neto (UFPE), Fernando da Fonseca de Souza (UFPE)
14:00 - 15:40
Sessão 3:    Cord: Otávio Costa Acosta
Adolescentes, fotografia e redes sociais: uma relação perigosa
Marilia Fernandes (UFRGS), Silvia Ferreto da Silva Moresco (UFRGS)
Os Professores e as Redes Sociais É possível utilizar o Facebook para além do curtir?
Maria Margarete Canabarro (PPGIE/UFRGS), Lourenço Basso (UFRGS)
Recursos da Web Semântica para Integração de Sistema Educacional às Redes Sociais
Konrad Duarte (Unisinos), Sandro Rigo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Produção de infográficos na Educação de Jovens e Adultos: um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0
Valéria Costa (UFRGS), Clevi Rapkiewicz (UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS), Liane M R Tarouco (UFRGS)
15:55 - 18:00
Sessão 4:      Cord: Isis da Costa Pinho
A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o desafio da transposição didática
Cláudia Barin (UFSM), Gisele de Bastos (UFSM), Debora Marshall (UFSM)
A Gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem
Marcelo Fardo (Universidade de Caxias do Sul)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância
Lelis Brito (Universidade Federal de Ouro Preto), José Renato Giuberti Junior (Instituto Federal do Espirito Santo), Silvane Guimarães Silva Gomes (Universidade Federal de Vicosa), João Batista Mota (Universidade Federal de Viçosa)
Cartografia da produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem para a formação de docentes online
Elmara Souza (NTE / UFBA), Eduardo Oliveira (Universidade Federal da Bahia)
Ferramentas Avaliativas Disponíveis em um Ambiente Virtual de Aprendizagem usada no Planejamento de um curso através do Mapa de Dependências
Roberto Douglas Costa (IFRN), Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Thiago Reis da Silva (UFRN), Selma Rocha (UERN e UFERSA), Dimas Fernandes (UERN e UFERSA)

17 de julho de 20123

8:35 - 10:15
Sessão 5:      Cord: Carlos Tadeu Moraes
Mineração de Dados na Identificação de Grupos de Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Programação
Rozelma França (Universidade de Pernambuco/UFPE), Haroldo Amaral (UPE)
Undermine Text Miner Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Área Educacional
Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul), Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul), Lauren (UCS)
Utilização de Algoritmos de Agrupamento na Mineração de Dados Educacionais
Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul), Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul), Daline Zat (UCS)
Execução de Objetos de Aprendizagem SCORM no Facebook
Glauco Laicht (UDESC), Adilson Vahldick (Universidade do Estado de Santa Catarina)
10:30 - 12:10
Sessão 6:      Cord: Marcelo Schmitt
Hipermídia Adaptativa potencializando a inclusão digital
Mauricio Karrei (Universidade de Passo Fundo)

Geometria Fractal e Progressões Geométricas: análise de um Simulador de Fractais
Claudia Azeredo (Instituto Federal Fluminense), Michelle Souza (Instituto Federal Fluminense), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro)

Teste de Usabilidade de uma Narrativa Hipermidiática por Meio de Avaliação Emocional (Emocard)
Silvia Quevedo (UFSC), Carlos Berg (UFSC), Sabrina Bleicher (UFSC), Vania Ribas Ulbricht (UFSC), Vanzin Tarciso (UFSC)
Um Modelo de Atividades no Contexto de Cursos de Educação a Distância para Deficientes Visuais
Ronaldo Ribeiro Fernandes (UFAL), Arturo Hernández-Domínguez (Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas)
14:00 - 15:40
Sessão 7:      Cord: Querte Mehlecke
Avaliação do uso no ensino da saúde de objeto virtual de aprendizagem
Cristine Warmling (UFRGS), Martina Amália Reis (UFRGS), Bárbara Cesa (UFRGS)
Classificação de Objetos de Aprendizagem Segundo o Grau de Multimodalidade
Thaísa Müller (PUCRS), Erico Amaral (Universidade Federal do Pampa - Unipampa), Alberto Canto (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS), Liane M R Tarouco (UFRGS)
Uso Educacional de Tablets: Estudo de Caso na Formação Inicial de Professores de Matemática
Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Larissa Moreira (Instituto Federal Fluminense), Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
Uma abordagem semiótica Aplicada a Objetos Hipermídia Educacionais no SBTVD
Eraclito Argolo (Universidade Federal do Maranhao)
15:55 - 18:00
Sessão 8:    Cord: Janete Sander
Avaliação de Interfaces por Usuários Finais: Mensurando a Qualidade Afetiva e o Impacto na Aprendizagem de Conteúdos
Rozelma França (Universidade de Pernambuco/UFPE), Paulo Silva (Universidade de Pernambuco), Haroldo Amaral (UPE), Mirtes Lira (Universidade de Pernambuco)
Design Centrado no Usuário: Elaborando Recursos Didáticos para Idosos
Marcia Sales (UFSC), André Barros de Sales (Universidade de Brasília)
E-maturity (e-M): construção e elaboração do questionário de autoavaliação da Gestão Tecnopedagógica
Herik Rodrigues (UFRGS), Liane M R Tarouco (UFRGS), Luis Klering (UFRGS)
Estruturação de um Sistema Computacional (SAD) para avaliação da Gestão do Conhecimento
Wagner Igarashi (UEM), Debora Donadel dos Santos (UNIOESTE), Deisy Cristina Corrêa Igarashi (UEM)
Mapeamento de Sequenciamento e Navegação de Pacotes SCORM para o Componente Tarefas de Aprendizado do Modelo 4C/ID
Janaína Schwarzrock (UDESC), Adilson Vahldick (Universidade do Estado de Santa Catarina)

18 de julho de 20123

8:35 - 10:15
Sessão 9:      Cord: Evandro Alves
A Aplicação de Animações no Ensino de Física
Juliano Schimiguel (Universidade Cruzeiro do Sul), Waltrudes Everton Sanches (Universidade Cruzeiro do Sul), Marcos Roberto Andreasi (Unianchieta), Paulo de Siqueira (Universidade Cruzeiro do Sul)
A Construção de Narrativas Digitais como Apoio ao Processo de Letramento
Daniela Capra de Azeredo (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS)
A construção do Blog como Portfólio de Aprendizagem
Mariangela Lenz Ziede (UFRGS), Simone Bicca Charczuk (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Alexandre Araujo (UFRGS), Rosane Aragón Nevado (UFRGS)
Ferramenta para estimar a proficiência e indivíduos baseada na Teoria de Resposta ao Item
Lidinalva Coutinho (Universidade Estadual do Maranhão), Luís Carlos Costa Fonseca (Universidade Federal do Maranhão), Lanylldo Santos (UEMA)
10:30 - 12:10
Sessão 10:    Cord: Ana Marli Bulegon
LabTEAR: a colaboração como principio para o desenvolvimento de novas metodologias apoiadas no uso de TICS
Márcia Cristina Moraes (PUCRS), Letícia Leite (PUCRS), Rosana Maria Gessinger (PUCRS), Sônia Bonelli (PUCRS), Ana Lúcia Freitas (PUCRS), Afonso Strehl (PUCRS)
Monitoria um dispositivo de ensino e aprendizagem com o uso das TICs em um laboratório de Informática
Roger de Abreu Silva (PUCRS), Elisandro Rodrigues (UFSM/UFRGS)
O Uso de Representações Sociais para a Construção de Modelos de Alunos
Helio Ferrari (FACULDADE PITAGORAS DE UBERLÃNDIA), Louise Seixas (UFRGS)
Relato sobre as repercussões de um projeto de monitoria em um Laboratório de Informática de uma escola pública do Município de Sapucaia do Sul
Roger de Abreu Silva (PUCRS)
14:00 - 15:40
Sessão 11:      Cord: Louise Seixas
O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno
Rafaela Melo (UFRGS), Ana Beatriz Carvalho (UFPE)
Construção cooperativa de textos em ambientes virtuais: o relato de uma experiência com o uso da ferramenta Wiki
Sandra Ferreira (Universidade Católica de Brasília), Anelise Sihler (Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual), Samuel Nascimento (Universidade Católica de Brasília)
Small Talks como Estratégias para Conversação Tutorial em um Assistente de Conhecimento
Luciano Medeiros (Centro Universitário Internacional UNINTER), Alvino Moser (Centro Universitário Uninter), Neri Santos (UFSC)
Um Estudo sobre o Desenvolvimento de Competências em Ambiente Simulado
Claudelino Dias Junior (UFSC (UFSC)), Bruno César de Melo Moreira (UFSC), Eduardo Stosick (UFSC)
15:55 - 18:00
Sessão 12:      Cord: Bárbara Ávila
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa
Simone Borges (Universidade de São Paulo), Helena Reis (Universidade de São Paulo), Luis Moro (Universidade de São Paulo), Vinícius Humberto Durelli (Universidade de São Paulo), Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital
Cristina Pescador (UFRGS), Jeronimo Flores (UCS)
Práticas Pedagógicas em Matemática: experiências em uma escola do Programa UCA
Denice Menegais (UFRGS), Cristina Pescador (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS)
Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Medio - Adriana Breda (PUCRS), Viviane Hummes (UFRGS), Valderez Lima (PUCRS)
Uma Abordagem Metodológica voltada para o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos
Marcelo Souza (Universidade Federal de Roraima), Felipe Lobo (Universidade Federal de Roraima), João Luis Moreira (Universidade Federal de Roraima)

19 de julho de 20123

8:35 - 10:15
Sessão 13:      Cord: Rosângela Bez
Análise do uso do celular no contexto educacional
Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro)
Construção do conhecimento de programação ensejada pelos dispositivos móveis
Ricardo Barcelos (Instituto Federal Fluminense)
Mobile Q Construção de uma Comunidade de Prática sobre Mobile Learning
Thaísa Müller (PUCRS), Erico Amaral (Universidade Federal do Pampa - Unipampa), Sandra Dutra Piovesan (UFRGS), Walkiria Cordenonzi (IFSul), Liane M R Tarouco (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS)
O Provimento de Feedback Explanatório em um Objeto de Aprendizagem Multimodal
Ygor Correa (UFRGS), Denice Menegais (UFRGS), Flávia Pereira da Silva (UFRGS UFRGS), Maria Cristina Biazus (UFRGS - UFRGS)
10:30 - 12:10
Sessão 14:    Cord: Rosângela Bez
Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio
José Pedro Simão (UFSC), João Paulo de Lima (UFSC), Willian Rochadel (UFSC), Juarez Bento Silva (UFSC)
A contribuição do curso de Administração modalidade EaD para o desenvolvimento da Competência Virtual
Ariane Pereira (UFSC)
Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância
Silvana Corbellini (UFRGS), Luciane Corte Real (UFRGS)
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETO DE EaD: O CASO PAI/UFSC
Aline Pereira Soares (UFSC), Marina Nakayama (UFSC), Luis Klering (UFRGS), Ricardo Silveira (UFSC)
14:00 - 15:40
Sessão 15:    Cord: Silvia Meireles
Por uma educação a distância mais online: reflexões sobre aprendizagem e avaliação
Cristiane Koehler (UFRGS (UFRGS)), Marie Jane Soares Carvalho (UFRGS)
Presença do pensamento complexo em projeto de EAD interorganizacional: o caso PAI/UFSC
Aline Pereira Soares (UFSC), Marina Nakayama (UFSC), Luis Klering (UFRGS), Ricardo Silveira (UFSC)
Procedimentos e percepções sobre a orientação na EAD: o caso da Especialização em Mídias na Educação
Silvia Meirelles Leite (Universidade Federal de Pelotas), Walter Iriondo Otero (Universidade Federal de Pelotas)
Rede de formação e desenvolvimento profissional e constituição de comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial docente em EAD
Andriza Machado Becker (UFSM)
15:55 - 16:45
Sessão 16:    Cord: Érico Amaral

Viewers para ambientes virtuais imersivos: uma análise comparativa teórico-prática
Felipe Becker Nunes (UFSM (UFSM)), Gleizer Voss (UFSM), Fabrício Herpich (UFSM), Roseclea Medina (UFSM), Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier (UFSM), Camila Cerezer Possobom (UFSM)

Implementação de Laboratórios Virtuais no metaverso OpenSim
Barbara Avila (UFRGS), Érico Amaral (Universidade Federal do Pampa (Unipampa)), Liane M R Tarouco (UFRGS)