XIX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Horário 10/7/2012 11/7/2012 12/7/2012 13/7/2012
08:35 - 09:00 Abertura Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais Aplicações Móveis com Realidade Aumentada para Potencializar Livros A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química
09:00 - 09:25 A Influência dos Enunciados na Construção de Identidades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Compmus: um objeto de aprendizagem para auxiliar no desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical Percepção de Estudantes quanto à Usabilidade de um Livro Interativo com Realidade Aumentada para a Aprendizagem de Geometria Blog da Promoção da Saúde: Relato de experiência sobre a produção de um objeto de aprendizagem
09:25 - 09:50 VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim O Ensino de Nanociências por meio de objetos de aprendizagem. Auto-organização e os idosos: a interlocução necessária através de um fórum Navegando nas Redes de Irajá: formação em serviço, inclusão sócio-digital ou pre-paração para a vida?
09:50 - 10:15 Clickmath: editor matemático para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle Objetos de aprendizagem para o ensino de Geografia: interação e animação com simuladores Análise de vídeos educacionais no youtube: caracteres e legibilidade Redes sociais: um novo mundo para os idosos
10:15 - 10:30 intervalo intervalo intervalo intervalo
10:30 - 10:55 A mineração textual de práticas discursivas em um Chat: uma perspectiva pedagógica em contexto de EAD Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa A [re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como ferramentas na mediação pedagógica Social Networks: The tumblr and their school practices.
10:55 - 11:20 Recomendação de Conteúdo em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Questionamento Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na UFRGS Alterações no contexto escolar: rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo TATI - Uma interface textual amigável para o Second Life
11:20 - 11:45 O Ciberc@fe na construção de uma comunidade de aprendizagem Interação, cooperação e sistematização da aprendizagem em ambiente virtual: uma proposta metodológica inovadora Elementos Orientadores para análise de Pesquisa em Ambientes Complexos de Aprendizagem: uma proposta à luz da Metodologia do Desenvolvimento Ecossistêmico Um Simulador de Casos Clínicos Complexos no Processo de Aprendizagem em Saúde
11:45 - 12: 10 Um sistema de assistência reflexiva para auto avaliação de desempenho profissional na área de desenvolvimento de software O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão de alunos e professores Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011 Uso de Simuladores no Ensino de Física: Uma estudo da produção Gestual de Estudantes
  almoço almoço almoço almoço
14:00 - 14:25 Análise das Plataformas de Desenvolvimento Mobile aplicados na Área Educacional, usando Android - Eclipse e Windows Phone. Estudo de Caso: Aplicativo Planetas no Windows Phone Aprendizagem Apoiada por Computador: Ensinando Geometria Plana através de Imagens Orbitais Fluência tecnológica dos tutores em ambientes virtuais  
14:25 - 14:50 Evaluation of a synchronous authoring software: experiences with people with disability Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem Geomodelagem com aprendizes de uma Escola Ciclada
14:50 - 15:15 Desenvolvimento da Leitura Autoral por meio da Mineração de Textos Blocos Provocadores de Diálogo e Interação em Textos-base para Educação a Distância Khan Academy: Uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação? Wellington Tavares (Universidade Federal de Minas Gerais
15:15 - 15:40 Educação a distância em um curso de pós-graduação lato sensu na área de Administração: um relato de pesquisa Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura
15:40 - 15:55 intervalo intervalo intervalo
15:55 - 16:20 Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente ALE RPG Jogo Digital para Aprendizado de Crianças em Leitura e Escrita O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisa-ação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular
16:20 - 16:45 Inclusão Digital de Idosos: Um estudo da Realidade do Município de Belém (Pa) Jogo de contar histórias: o uso de técnicas de criação de narrativas colaborativas em sala de aula Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso a Distância: Uma Experiência Fundamentada na Interação
16:45 - 17:10 Projeto MOVIDA: uma análise do processo de inclusão digital visando à inclusão social Desenvolvimento de aplicação para interfaceamento com experimentos remotos por smartphones Perspectivas Metodológicas de Ensino no Ciberespaço: o Caso dos Seminários Virtuais no CEAD/UFOP
17:10 - 17:35 Telecentros Comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digita Diretrizes para a Projetação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação: Um Enfoque no Desenvolvimento da Criticidade na Educação Profissional
17:35 - 17:55 The elderly and barriers to access new information and communication technologies Integração de Tecnologias para Construção de Objetos de Aprendizagem O case E2D Ensino de Derivadas a Distância Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade à distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC.