XIX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

10 de julho de 2012

9:00 - 10:15
Abertura
Sessão 1:    Cord: Liane Tarouco
A A Influência dos Enunciados na Construção de Identidades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ligia Coppetti (Centro Universitário Ritter dos Reis)
VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim
Herik Rodrigues (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS), Erico Amaral (Universidade Federal do Pampa - Unipampa), Barbara Gorziza Ávila (UFRGS)
  Clickmath: editor matemático para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Rodrigo Nascentes da Silva (Dell), Maurício Rosa (Universidade Luterana do Brasil)
10:30 - 12:10
Sessão 2:    Cord: Eliseo Reategui
A mineração textual de práticas discursivas em um Chat: uma perspectiva pedagógica em contexto de EAD
Ygor Correa (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS), Maria Cristina Biazus (UFRGS - UFRGS)
Recomendação de Conteúdo em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Questionamento
Otavio Acosta (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS)
O Ciberc@fe na construção de uma comunidade de aprendizagem
Maria Ivone Gaspar (Universidade Aberta de Lisboa), Isolina Rosa Pereira de Oliveira (Universidade Aberta de Lisboa), Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
Um sistema de assistência reflexiva para auto avaliação de desempenho profissional na área de desenvolvimento de software
Diego Rogrigues (Universidade Paulista (UNIP)), Edilson Ferneda (Universidade Católica de Brasília - UCB), Fabio Campos (Senado Federal)
14:00 - 15:40
Sessão 3:    Cord: Alexandra Macedo
Análise das Plataformas de Desenvolvimento Mobile aplicados na Área Educacional, usando Android - Eclipse e Windows Phone. Estudo de Caso: Aplicativo Planetas no Windows Phone
Luiz Neves (Federal University of Parana - UFPR), Jayson Carpejani (UFPR), Terumi Kamada (Universidade Federal do Paraná), Celso Yoshikazu Ishida. CEDSMI1 (UFPR), Márcio Luiz Rossato Gomes. (MIC2)
Evaluation of a synchronous authoring software: experiences with people with disability
Daniela Bagatini (UNISC), Fernando Teles (UFRGS), Nelson Souza Junior (ESADE - Escola Superior de Administração, Direito e Economia), Débora Conforto (UFRGS), Lucila Santarosa (UFRGS), Valderi R. Q. Leithardt (UFRGS)
Desenvolvimento da Leitura Autoral por meio da Mineração de Textos
Alexandra Macedo (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS), Francieli Gracioli (UFRGS)
Educação a distância em um curso de pós-graduação lato sensu na área de Administração: um relato de pesquisa
Luis Roque Klering (UFRGS), Alexandra Jochims Kruel (GHC), Christine Schröeder (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC), Lucas Casagrande (UERGS)
15:55 - 18:00
Sessão 4:      Cord: Janete Sander
Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente
Alexandra Macedo (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS)
Inclusão Digital de Idosos: Um estudo da Realidade do Município de Belém (Pa)
Francy Fernandes (Universidade Federal do Pará), Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)
Projeto MOVIDA: uma análise do processo de inclusão digital visando à inclusão social
Miriam Klemann (UFRGS), Alessandra Pereira Rodrigues (UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS), Clevi Rapkiewicz (UFRGS)
Telecentros Comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digital
Júlio Sousa Filho (Universidade Estadual da Paraíba), Ana Carolina Costa de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)
The elderly and barriers to access new information and communication technologies
Marília Matias Kestering Tavares (UFSC), Samara Tomé Correa de Souza (UFSC)

11 de julho de 2012

8:35 - 10:15
Sessão 5:      Cord: Marcelo Foohs
Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais
Mateus Santin (FURG), João Silva (FURG), Silvia Botelho (FURG)
Compmus: um objeto de aprendizagem para auxiliar no desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical
Fátima Weber Rosas (UFRGS - Brazil), Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
O Ensino de Nanociências por meio de objetos de aprendizagem.
Anderson Ellwanger (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA)
Objetos de aprendizagem para o ensino de Geografia: interação e animação com simuladores
Franciele Rovani (UFSM), Gabriela Dambros (UFSM), João Henrique Quoos (UFSM), Roberto Cassol (UFSM)
10:30 - 12:10
Sessão 6:      Cord: Magda Bercht
Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa
Aline De Bona (UFRGS), Anuar Morais (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS)
Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na UFRGS
Magalí Longhi (UFRGS)
Interação, cooperação e sistematização da aprendizagem em ambiente virtual: uma proposta metodológica inovadora
Ana Paula Silva (Universidade Católica de Brasília), Michelle Machado (Universidade Católica de Brasília), Sandra Ferreira (Universidade Católica de Brasília)
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão de alunos e professores
Ana Carolina Ribeiro Ribeiro (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
14:00 - 15:40
Sessão 7:      Cord: Marcia Notare
Aprendizagem Apoiada por Computador: Ensinando Geometria Plana através de Imagens Orbitais
Karen Henn Gil (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)), Thiago Bazzan (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)), Valderez Lima (PUCRS), Regis Lahm (Pontifícia Universidade Católica - RS)
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Aline De Bona (UFRGS), Eduardo Mattos (UFRGS), Marlusa Benedetti da Rosa (UFRGS), Cristina Pescador (Universidade de Caxias do Sul), Lea Fagundes (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Blocos Provocadores de Diálogo e Interação em Textos-base para Educação a Distância
Arturo Hernández-Domínguez (Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas), Ana Carolina Olivera Souza (Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas)
Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação
Cláudia Barin (UFSM), Ricardo Ellensohn (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha), Liziany Müller (UFSM)
15:55 - 18:00
Sessão 8:    Cord: Carlos Moraes
ALE RPG Jogo Digital para Aprendizado de Crianças em Leitura e Escrita
Elton Sarmanho (Federal University of Pará), Ellton Barros (Universidade Federal do Pará), Leonardo Marques (UFSCar), Deisy Graças (Universidade Federal de São Carlos), Dionne Monteiro (UFPa)
Jogo de contar histórias: o uso de técnicas de criação de narrativas colaborativas em sala de aula
Tatiane Schuster (UNISINOS), Tiago Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Desenvolvimento de aplicação para interfaceamento com experimentos remotos por smartphones
Willian Rochadel (UFSC), Ellen Larissa Carvalho Aquino (UFSC), Juarez Bento Silva (UFSC)
Diretrizes para a Projetação do Ambiente Virtual de Aprendizagem
Flow Sidnei Silveira (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter)
Integração de Tecnologias para Construção de Objetos de Aprendizagem O case E2D Ensino de Derivadas a Distância
Thaísa Müller (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Erico Amaral (Universidade Federal do Pampa - Unipampa)

12 de julho de 2012

8:35 - 10:15
Sessão 9:      Cord: Bárbara Ávila
Aplicações Móveis com Realidade Aumentada para Potencializar Livros
Marco Galvão (Unifesp), Ezequiel Roberto Zorzal (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
Percepção de Estudantes quanto à Usabilidade de um Livro Interativo com Realidade Aumentada para a Aprendizagem de Geometria
Fernanda Reis (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)), Tereza Kirner (UNIFEI)
Auto-organização e os idosos: a interlocução necessária através de um fórum
Anelise Jantsch (UFRGS), Leticia Machado (UFRGS), Johannes Doll (UFRGS)
Análise de vídeos educacionais no youtube: caracteres e legibilidade
Luis Otoni Ribeiro (Instituto Federal Sul-rio-grandense), Catiucia Klug Schneider (Instituto Federal Sul-rio-grandense), Lélia Caetano (Instituto Federal Sul-rio-grandense)
10:30 - 12:10
Sessão 10:    Cord: Evandro Alves
A [re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como ferramentas na mediação pedagógica
Valmir Silva (UFSM)
Alterações no contexto escolar: rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Marlusa Benedetti da Rosa (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Elementos Orientadores para análise de Pesquisa em Ambientes Complexos de Aprendizagem: uma proposta à luz da Metodologia do Desenvolvimento Ecossistêmico
Andre Mansur (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia), Rogério de Carvalho (Instituto Federal Fluminense), Maria Cristina Biazus (UFRGS)
Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011
Airton Zancanaro (UFSC), Claudia de Souza Pinto (UFSC), Paulo Sá (Sistema Catarinense de Comunicação), Fernando Spanhol (UFSC), Fernando Antonio Crocomo (UFSC)
14:00 - 15:40
Sessão 11:      Cord: Marcelo Schmitt
Fluência tecnológica dos tutores em ambientes virtuais
Elena Maria Mallmann (UFSM), Daniele da Rocha Schneider (UFSM), Tatiana Gloor Teixeira (UFSM), Juliana Viero Sales (UFSM), Iris Cristina Datsch Toebe (UFSM)
Geomodelagem com aprendizes de uma Escola Ciclada
Paula Silva (UFRGS)
Khan Academy: Uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
Wellington Tavares (Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/FACE/UFMG), Helton De Paula (Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/FACE/UFMG), Mirian Lima (Universidade Federal de Ouro Preto - CEAD/UFOP), Francisco Vidal Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais)
Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura
Gilberto Nerino Jr (Universidade Federal do Pará), Dionne Monteiro (UFPa), Adalberto Bosco Pereira (Universidade Federal do Pará), Ellton Barros (Universidade Federal do Pará), Leonardo Marques (UFSCar)
15:55 - 18:00
Sessão 12:      Cord: Marcelo Schmitt

O Moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisa-ação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular
Giséli Bastos (UFSM), Débora Marshall (NTE – UFSM), Greyce Arrua Storgatto (CCNE – UFSM), Letícia de Lima Borges (CE – UFSM), Edison Luiz Pavão Borges (CE/UAB – UFSM)

Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso a Distância: Uma Experiência Fundamentada na Interação
Ana Paula Silva (Universidade Católica de Brasília), Anelise Sihler (Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual), Chris Silva (Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual)
Perspectivas Metodológicas de Ensino no Ciberespaço: o Caso dos Seminários Virtuais no CEAD/UFOP
Wellington Tavares (Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/FACE/UFMG), Helton De Paula (Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/FACE/UFMG), Mirian Lima (Universidade Federal de Ouro Preto - CEAD/UFOP)
Tecnologias de Informação e Comunicação: Um Enfoque no Desenvolvimento da Criticidade na Educação Profissional
Cláudia Zank (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade à distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC.
Mileide Sabino (UFSC), Isadora Bernardini (UFSC), Paola Azevedo (UFSC), Marilda Todescat (Federal University of Santa Catarina State), Robson da Rosa (UFSC), Alexandre Marino Costa (UFSC)

13 de julho de 2012 de julho de 2012

8:35 - 10:15
Sessão 13:      Cord: Mary Konrath
A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química
Daniele Raupp (IPA), Marcelo Eichler (UFRGS)
Blog da Promoção da Saúde: Relato de experiência sobre a produção de um objeto de aprendizagem
Cristianne Rocha (UFRGS), Camilo Darsie (UFRGS), Elen Rocha (UFRGS), Marisol Oliveira (UFRGS), Mára Lúcia Carneiro (UFRGS), Roberta Reis (UFRGS)
Navegando nas Redes de Irajá: formação em serviço, inclusão sócio-digital ou pre-paração para a vida?
Herminio Borges Neto (Universidade Federal do Ceará - UFC), Beatriz Mattos (Universidade Federal do Ceará - UFC)
Redes sociais: um novo mundo para os idosos
Leticia Machado (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS), Camila Wasserman (UFRGS), Tássia Fagundes Grande (UFRGS)
10:30 - 12:10
Sessão 14:    Cord: Liane Tarouco
Social Networks: The tumblr and their school practices.
Danielly Paula (Universidade de Pernambuco), Marjony Camelo (Universidade de Pernambuco)
TATI - Uma interface textual amigável para o Second Life
Renato dos Santos (Universidade Luterana do Brasil)
Um Simulador de Casos Clínicos Complexos no Processo de Aprendizagem em Saúde
Paulo Barros (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre -UFCSPA), Sílvio Cazella (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Marta Bez (Universidade Feevale), Cecília Flores (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Alessandra Dahmer (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), João Mossmann (Centro Universitário Feevale)
Uso de Simuladores no Ensino de Física: Uma estudo da produção Gestual de Estudantes Universitários
Agostinho Serrano (Universidade Luterana do Brasil), Vivian Engel (Universidade Luterana do Brasil)