XVIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

06 de dezembro de 2011

9:00 - 10:15
Abertura
Sessão 1:    Cord: Liane Tarouco
Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica
Erico Amaral (Instituto Federal Sul-rio-grandense / UFRGS), Herik Rodrigues (UFRGS), Barbara Gorziza Ávila (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS)
Aprendendo Linux Educacional: Um Modelo de Curso a Distância para estudantes da Educação Básica
Rafaela Comarella (UFSC), Ronaldo Campos (UFSC), Ricardo Silveira (UFSC), Araci Catapan (UFSC)
Panorama do Ensino de Engenharia de Software em Cursos de Graduação focado em Teste de Software: Uma Proposta de Aprendizagem Baseada em Jogos
Tarcila da Silva (UFSM), Giliane Bernardi (UFSM), Felipe Müller (Federal University of Santa Maria)
10:30 - 12:10
Sessão 2:    Cord: Marcelo Foohs
Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas
Nathállia Carvalho (Universidade Federal do Pará), Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)
Relato de experiência da utilização do Podcast com deficientes visuais
Lidianne Lima Pereira (Centro Universitário Luterano de Santarém), Marialina Corrêa Sobrinho (Centro Universitário Luterano de Santarém)
Uma ferramenta para apoio ao ensino da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Evandro Flores (Universidade do Vale dos Sinos)
VirtualMat: uma tecnologia assistiva para alunos com deficiência mental
Fernanda Malaquias (Universidade Federal de Uberlândia), Edgard Lamounier (UFU), Alexandre Cardoso (UFU), Cleusa Santos (UFU), Márcia Pacheco (UFU)
14:00 - 15:40
Sessão 3:    Cord: Evandro Alves
Facilitando o Construtivismo na Inclusão Digital
Marta Dieterich Voelcker (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS), Fernanda Ribeiro (Fundação Pensamento Digital)
Inclusão Digital: Mapeamento de Publicações sobre o Tema
Mauri Leodir Löbler (UFSM), Larissa Bolzan (UFSM), Taciane Kich (UFSM), Silvia Flores (UFSM), Flávio Kubota (UFSM)
O uso do software educativo NavegaFeliz na inclusão digital e no tratamento terapêutico de vítimas de escalpelamento atendidas pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Larissa Sato Elisiário (Universidade Federal Rural da Amazônia), Debora Ferreira (FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ), Déborah Costa (Santa Casa/PA), Elaine Cristina Modesto (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA), Jean Velasco (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA), Vitor Alves (EBI Company)
Pesquisa-ação para inclusão digital de professores e alunos: um projeto piloto usando Google Docs
Miriam Klemann (UFRGS), Clevi Rapkiewicz (UFRGS)
15:55 - 18:00
Sessão 4:      Cord: Evandro ALves
Filme surdo. Uma prática docente, um vídeo digital, suas potências
Elenice Correa (UFRGS), Tania Fonseca (UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS)
Ambientes de Desenvolvimento Integrado no Apoio ao Ensino da Linguagem de Programação Haskell
Davi Russi (UFSM), Andrea Charao (UFSM)
Recursos digitais e não-digitais na aprendizagem do conceito de medida
Elisa Friedrich Martins (UFRGS)
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem
Estela Maris Reinhardt Piedras (Universidade Federal de Pelotas), Adriane Borda (Universidade Federal de Pelotas), Ana Paula Batista Araújo (CEAD-UFPel), Ana Claudia Herrmann (UFPel), José Oxlei Ortiz (UFPel)
Um comparativo entre ferramentas utilizadas no ensino baseadas em Cloud Computing
Taciano Balardin de Oliveira (UFSM), Roseclea Medina (UFSM), Luis Fabio Faccin (UFSM), Erico Amaral (Instituto Federal Sul-rio-grandense / UFRGS)

07 de dezembro de 2011

8:35 - 10:15
Sessão 5:      Cord: José Valdeni
Metaobjetos de Aprendizagem
Alberto Canto (UFRGS)
Análise e implementação de um sistema integrado de busca a partir dos protocolos OAI-PMH, Z39.50, SRW e SRU
Willian Valmorbida (Centro Universitário Univates), Alexandre Stürmer Wolf (Centro Universitário Univates), Ana Paula Lisboa Monteiro (Centro Universitário Univates)
Cooperação: uma alavanca no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância
Silvana Corbellini (PUCRS)
WEBQUEST CREATOR: Ferramenta para Criação de WebQuests
Jader Bittencourt (PUCRS), Márcia Cristina Moraes (PUCRS)
10:30 - 12:10
Sessão 6:      Cord: Marcia Cristina Moraes
Icarus Software Educacional de Apoio ao Ensino de Contabilidade
André Brun (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)) , Marines Luiza Guerra Dotto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)), Carlos José Maria Olguín (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE)
Utilização das Plataformas Web e Ginga-NCL no Desenvolvimento de Aplicações de EAD adaptadas para TV Digital
Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), André Schulz (UFRGS), Alexandro Bordignon (UFRGS), Valter Roesler (UFRGS)
Jogos Computacionais: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental
Herika de Medeiros (Centro Universitário Plínio Leite), Antonio Carlos Miranda (UNIPLI)
Desenvolvendo o cálculo mental e as 4 operações com o uso do Software Educativo Tux of the Math Comand
Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira (UFRGS)
14:00 - 15:40
Sessão 7:      Cord: Carlos Tadeu Morais
Recursos das tecnologias de informação e comunicação mediando o ensino-aprendizagem e configurando ecologias cognitivas de estudantes do Centro de Ciências Rurais
Bruna Alves (UFSM), Liziany Müller (UFSM), Andriely Hedlund (UFSM), Cláudia Barin (UFSM)
Aplicações educacionais através do mapa conceitual: integração das disciplinas do ensino médio com o tema sexualidade
Suélly Santos (Instituto Federal Fluminense - IFF), M. A. Teixeira da Silva (Instituto Federal Fluminense), Suzana Macedo (IFF Campus Itaperuna)
Mapas conceituais e aprendizagem significativa no ensino de rede de computadores do curso superior de telecomunicações
Suélly Santos (Instituto Federal Fluminense - IFF), M. A. Teixeira da Silva (Instituto Federal Fluminense), Suzana Macedo (IFF Campus Itaperuna)
Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem no ensino de redes de computadores
Joao Mário Brezolin (Instituto Federal Sul-Riograndense)
15:55 - 18:00
Sessão 8:    Cord: Carlos Tadeu Morais
Recomendando objetos de aprendizagem baseado em competências em EAD
Sílvio Cazella (Unisinos), Ketia Kellen da Silva (NUTED/UFRGS), Patrícia Behar (UFRGS), Daisy Schneider (UFRGS), Rodrigo Freitas (UFRGS)
Ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade 1:1: um estudo de caso sobre o AMADIS na Fase I do Programa UCA
Juliano Bittencourt (UFRGS), Silvia Kist (One Laptop per Child), Decio Tatizana (UFRGS), Patrícia Schäfer (PGIE - UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS)
Tecnologias e Educação Profissional: O que dizem os alunos de uma Fábrica de Games?
Sthenio Magalhaes (Universidade Federal de Pernambuco)
Web 2.0 e Pesquisa: Um estudo do Google Docs em métodos quantitativos
Dayvid Lós (Universidade Estadual de Alagoas), Adriana Silva (Universidade Estadual de Alagoas), Djalma Lós (Universidade Estadual de Alagoas)
Aplicações educacionais em 3D para os processos de ensino e aprendizagem da área de anatomia no metaverso Second Life
Giselle Massaro (Unilasalle), Ana Margô Mantovani (Unilasalle)

08 de dezembro de 2011

8:35 - 10:15
Sessão 9:      Cord: Querte Mehlecke
Ensino a distância no Brasil: Raizes históricas e perspectivas cibernéticas
Nilo Serpa (UNIP - Universidade Paulista)
Gestão de projetos em Educação a Distância
Greicy Kelli Spanhol Lenzi (UFSC), Fernando Spanhol (UFSC)
Política de Formação de Professores no Brasil: alcance das ações por meio da educação a distância
Karina Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina), Roseli Zen Cerny (UFSC), Sabrina Botelho Kons (UFSC), Graziela Teixeira (UFSC)
Treinamento & Desenvolvimento na Educação a Distância
Edivandro Luiz Tecchio (UFSC - UFSC), Thiago Nunes (UFSC), Humberto Tonani Tosta (UFSC), Marcos Dalmau (UFSC)
10:30 - 12:10
Sessão 10:    Cord: Querte Mehlecke
Desafios na Construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Negociação Coletiva/ Modalidade a Distância
Elaine Antunes (UFRGS), Nadia Brunetta (UFRGS), Ivan Pinheiro (UFRGS), Diogo Demarco (UFRGS)
AlgoWeb: A Web-Based Environment For Learning Introductory Programming
Ricardo Dorneles (Universidade de Caxias do Sul), Delcino Picinin (Universidade de Caxias do Sul), Andre Adami (Universidade de Caxias do Sul)
Educadores em segundo plano: contribuições para a história da docência a distância no Brasil
Jaciara Carvalho (Universidade de São Paulo)
Uma ontologia de convergência entre a formação e atuação dos professores para um sistema de formação continuada
Beatriz Wilges (UFSC), Juliana Leonardi (UFSC), Silvia Nassar (UFSC), Araci Catapan (UFSC), Rogério Cid Bastos (UFSC)
14:00 - 15:40
Sessão 11:      Cord: Ana Marli Bulegon
Análise Comprobatória teóricoprática da semelhança entre dimensões para detecção de Estilos de Aprendizagem impactando na ausência de resultados significativos
Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier (Universidade de Cruz Alta), Leander Cordeiro de Oliveira (UNICRUZ), Patricia Mozzaquatro (UFSM), Roseclea Medina (UFSM)
A distância transacional e a percepção de estudantes
Mauro Lorençatto (FEMA), Marie Jane Soares Carvalho (UFRGS)
Abordando a relação de Euler através do objeto de aprendizagem Uma Pletora de Poliedros: um estudo de caso com alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Viviane Hummes (UFRGS)
Diversificando o ensino de geometria com o apoio de origamis: Uma proposta metodológica para 7ª serie do ensino fundamental
Graziele Rancan (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
15:55 - 18:00
Sessão 12:      Cord: Ana Marli Bulegon
O Ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma estratégia de ensino utilizando Objetos Educacionais
Paula Melques (Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), Ana Maria Araya (Universidade Estadual Paulista), Klaus Schlünzen Junior (UNESP), João Silva (Faculdade de Ciências / Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)
O uso pedagógico da técnica cinemagraphs para a construção de fanfictions
Patrícia Campelo Costa (UFRGS), Anelise Jantsch (UFRGS), Patricia da Conceição Fantinel (UFRGS), Maria Cristina Biazus (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS), José Valdeni De Lima (UFRGS)
Uma experiência de Educação Híbrida: Estudo de Caso em um curso de pós-graduação
Rafael de Castro (Universidade Federal de Pelotas)
Sobre o tempo que passou: a imersão na paisagem cibernética e o surgimento de novas temporalidades e formas de perceber o tempo
Mauro Meirelles (UFRGS), Cíntia Inês Boll (UFRGS)
O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura da EAD/UFMS: métodos, resultados e desafios
Daniela Kawamoto Kanashiro (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mirian Noal (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Patrícia Rocha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Sonia Burigato (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

09 de dezembro de 2011

8:35 - 10:15
Sessão 13:      Cord: Marcia Notare
Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto
Tiago Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS), Isa Mara Alves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Produção colaborativa de um jornal on-line na escola
Rochele Peters (Escola Estadual de Ensino Fundamental Amaral Lisboa), Fabiane Sarmento Oliveira Fruet (UFSM)
A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática
Aline De Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS)
DocsCollab : uma ferramenta de auxílio à edição colaborativa
Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul), Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul)
10:30 - 12:10
Sessão 14:    Cord: Bárbara Ávila
Redes Sociais: uma interpretação do Ciberespaço
Carla Bohn (UFSC), Gertrudes Dandolini (UFSC), João Artur Souza (UFSC), Joâo Bosco da Mota Alves (UFSC)
Desenvolvimento de uma aplicação de realidade aumentada sobre conceitos de revolução e extrusão de polígonos
Christopher Cerqueira (Universidade Federal de Itajubá), Claudio Kirner (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI)
Realidade Aumentada no MARGS: Impressões de um experimento
André Silveira (UFRGS), Maria Cristina Biazus (UFRGS), Margarete Axt (UFRGS)
Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais
Aline De Bona (UFRGS), Patrícia Schäfer (PGIE-UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
14:00 - 15:40
Sessão 15:      Cord: Janete Sander
Análise de Prazos de Entrega de Atividades no Moodle: um Estudo de Caso Utilizando Mineração de Dados
Fabieli De Conti (UFSM), Andrea Charao (UFSM)
Camadas da Complexidade para análise de Ambientes Acadêmicos Complexos em Rede: Um proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa)
Andre Mansur (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia), Maria Cristina Biazus (UFRGS), Rogério de Carvalho (Instituto Federal Fluminense)
Fenomenos de Sentidos Éticos e Estéticos Em Suspensão
Margarete Axt (UFRGS), Cíntia Inês Boll (UFRGS)