XVII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Horário 19/jul 20/jul 21/jul 22/jul
08:35 - 09:00 Abertura Coordenação nas atividades colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma avaliação na implementação de
arquiteturas pedagógicas
Adaptação de Material Didático para o Projeto UCA A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses
dos alunos
09:00 - 09:25 Ensinando Funções de Primeiro Grau Experimento, Software Livre e Mídia Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta Cooperativa Construída em Ambiente a Distância Desenvolvimento de um Laboratório Virtual para Capacitação Tecnológica à Distância em Proteção de Sistemas Elétricos A Utilização do Software Wiris na Plataforma Moodle Visando o Ensino da Matemática: o Relato de um Projeto de
Extensão
09:25 - 09:50 Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais Agentes Pedagógicos Emocionais atuando em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Desenvolvimento e Análise de Material Web para Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos Ambientes de aprendizagem: significado na vida de idosos frequentadores de oficinas de informática
09:50 - 10:15 Objetos de aprendizagem como potencializadores no estudo da Biologia Aplicação Educacional de uma Ferramenta de Mineração de Textos Integrada a uma Ontologia de Domínio na Área da Saúde EXPORTSCORM: módulo SCORM para exportar objetos de aprendizagem do módulo Lição Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alternativos e Inovadores para Potencializar novas Soluções em EaD
10:15 - 10:30 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
10:30 - 10:55 Empreendedorismo eletrônico: o uso da Educação Corporativa na formação de empreendedores Reflexões sobre a Educação a Distância na Educação Matemática Fatores que afetam o reuso de Objetos de Aprendizagem Avaliação Formativa no Wiki do LMS Moodle: Aplicação da Ferramenta Learning Vector (LV)
10:55 - 11:20 Estágio Curricular online em Curso de Pedagogia a Distância Estudo do desenvolvimento cognitivo individual e de grupos através da análise automática Práticas para criação e distribuição de materiais didáticos para Educação a Distâcncia: conteúdos abertos ou proprietários? O que dizem os Educandos sobre as suas Aprendizagens no AVA MOODLE
11:20 - 11:45 Interação e linguagem nos fóruns das licenciaturas a distância da UFSC/UAB evidenciando processos metacognitivos Simone em ADA/AVA MUNDUS - Um MMOG para instigar o conhecimento Requirements of a Virtual Learning Environment for Interactive Digital TV
11:45 - 12: 10 Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informa Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico ROODAPlayer: Um tocador de mídia integrado a um ambiente virtual de aprendizagem
  Almoço Almoço Almoço Almoço
14:00 - 14:25 A construção das identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógico Construção de um Espaço Digital Virtual em Três Dimensões no Metaverso Second Life Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle.
14:25 - 14:50 A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores Informática na Escola: uma visão da gestão Ensino e Aprendizagem de
Eletromagnetismo usando Recursos de Realidade Aumentada
Simulação Baseada em Multiagentes como Ferramenta em Estudos Interdisciplinares
14:50 - 15:15 Criação e compartilhamento de
conhecimento em EaD
Políticas Públicas de Inclusão Digital O Second Life como plataforma para micromundos físicos para o ensino de Física Simulador multiciclo do processador MIPS 32 BITS para apoio aos estudo em Arquitetura de Computadores
15:15 - 15:40 Um framework de comunidades de prática em ambientes virtuais de aprendizagem Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem - PIPA: realizando a inclusão da escola La Salle Pão dos Pobres na cultura digital Possibilidades De Uso Didático-
Pedagógico Em Espaço Digital Virtual 3d No Metaverso Second Life
Celular como ferramenta de apoio pedagógico ao Cálculo
15:40 - 15:55 Intervalo Intervalo Intervalo Mobilidade de conteúdos educacionais: adicionando recursos complementares e interação ao papel
15:55 - 16:20 Alfabetização tecnológica através da construção de blog Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total O professor inclusivo na discussão da totalidade Uma Proposta de Objeto de Aprendizagem para Ensino da Interação dos Campos Magnéticos entre Polos de Nomes Diferentes usando Realidade Aumentada
Coquetel
16:20 - 16:45 Redes Sociais na Internet: ambiente pessoal de aprendizagem na formação de professores iniciantes de Matemática Matraca: Computational Tool for digital accessibility of visually impaired Uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional no ensino presencial e à distância
16:45 - 17:10 Subjetividade e Redes Sociais na Internet: Problematizando as novas relações entre estudantes e professores na contemporaneidade O uso das TICs nas salas de recursos TGD Processo ensino-aprendizagem e interaçãoentre alunos e professores potencializados
pelas tecnologias da informação e da comunicação
17:10 - 17:35 Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário A atuação das interfaces nãoconvencionais na educação
17:35 - 17:55 Linux Educacional: desafio para o professor Uma Abordagem Utilizando Comunidades de Práticas para o Aprendizado de Alunos Com Baixa Visão Na Modalidade de Ensino a Distância Análise de desempenho para o
armazenamento versionado de conteúdos didáticos digitais binários e acesso eficiente via Web