XVII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

19 de julho de 2011

08:35 - 10:15
Abertura
Liane Tarouco
Sessão 1 - Coordenação: Marcelo Schmitt
Ensinando Funções de Primeiro Grau Experimento, Software Livre e Mídia
Denilso Camargo (UFRGS), Josy Rocha (UFRGS)

Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais
Paula Caroline Passos (UFRGS), Patrícia Alejandra Behar (UFRGS)

Objetos de aprendizagem como potencializadores no estudo da Biologia
Luciane Nicola (UFRGS), Alessandra Rodrigues (UFRGS)

10:30 - 12:10
Sessão 2 - Coordenação: Marcelo Foohs

Empreendedorismo eletrônico: o uso da Educação Corporativa na formação de empreendedores
Arcângelo dos Santos Safanelli (Universidade Federal de Santa Catarina), Bruno César de Melo Moreira (UFSC)

Estágio Curricular online em Curso de Pedagogia a Distância
Mariângela Lenz Ziede (UFRGS), Simone Bicca Charczuk (UFRGS), Rosane Aragón Nevado (UFRGS)

Interação e linguagem nos fóruns das licenciaturas a distância da UFSC/UAB
Dulce Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Mônica Grumiché (UFSC)

Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informa
Simone Conceição ( University of Wisconsin-Milwaukee ), Nicole Weber ( University of Wisconsin-Milwaukee ), Maria Julia Baldor (University of Wisconsin-Milwaukee)

14:00 - 15:40
Sessão 3 - Coordenação: Carlos Morais

A construção das identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão
Ruhena Abrao (Universidade Federal), Juliana de Souza da Silva (Universidade Federal do Rio Grande), João da Silva (UFRGS)

A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores
Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo), Isléia Rossler Streit (Universidade de Passo Fundo), Daniela de David Araújo (Universidade de Passo Fundo), Marlete Sandra Diedrich (UPF)

Criação e compartilhamento de conhecimento em EaD
Carolina Schmitt Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina), Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Pedro Antônio de Melo (Universidade Federal de Santa Catarina), Mauricio Rissi (UFSC)

Um framework de comunidades de prática em ambientes virtuais de aprendizagem
Mauro Fiorio, João Luis Tavares da Silva (Universidade de Caxias do Sul), Alexande M. Ribeiro (UCS)

15:55 - 18:00
Sessão 4 - Coordenação: Evandro Alves

Alfabetização tecnológica através da construção de blog
Gerson Luiz Millan (UFRGS), Luciane Magalhães Corte Real Magalhães Corte Real (UFRGS)

Redes Sociais na Internet: ambiente pessoal de aprendizagem na formação de professores iniciantes de Matemática
Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Liliana Passerino (UFRGS), Patrícia Behar (PPGIE UFRGS)

Subjetividade e Redes Sociais na Internet: Problematizando as novas relações entre estudantes e professores na contemporaneidade
Ana Paula Margarites (Universidade Federal de Pelotas), Rosaria Sperotto (UFPel)

Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância
Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier (Universidade de Cruz Alta), Patrícia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria)

Linux Educacional: desafio para o professor
Cristina Lemos (NTM São Leopoldo), Cristiani Dias (UFRGS)

20 de julho de 2011

08:35 - 10:15
Sessão 5 - Coordenação: Alexandre Ribeiro
Coordenação nas atividades colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma avaliação na implementação de arquiteturas pedagógicas
Ramon Vieira (Universidade Federal do Espírito Santo), Otavio Lube dos Santos (Universidade Federal do Espírito Santo), Jadson do Prado Rafalski (Universidade Federal do Espírito Santo), Halysson Freitas Alves da Silva (Universidade Federal do Espírito Santo), Everton Moschen Bada (Universidade Federal do Espírito Santo), Crediné de Menezes (UFES)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta Cooperativa Construída em Ambiente a Distância
Luciane Magalhães Corte Real Magalhães Corte Real (UFRGS), Silvana Corbellini (PUCRS)

Agentes Pedagógicos Emocionais atuando em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Rejane Frozza (UNISC), Andréa Konzen da Silva (Universidade de Santa Cruz do Sul), Beatriz Lux (Universidade de Santa Cruz do Sul), Jacques Schreiber (Universidade de Santa Cruz do Sul), Kurt Molz (Universidade de Santa Cruz do Sul), Liane Kipper (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Aplicação Educacional de uma Ferramenta de Mineração de Textos Integrada a uma Ontologia de Domínio na Área da Saúde
Fábio Damasceno (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Eliseo Reategui (UFRGS), Alexandre Ribeiro (UCS - Universidade de Caxias do Sul)

10:30 - 12:10
Sessão 6 - Coordenação: Alexandra Macedo

Reflexões sobre a Educação a Distância na Educação Matemática
Aline de Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS)

Estudo do desenvolvimento cognitivo individual e de grupos através da análise automática
Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul), Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul)

Evidenciando processos metacognitivos Simone em ADA/AVA
Simone Koch (Feevale), Liliana Passerino (UFRGS)

Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar?
Maria Alice Gravina (Universidade Federal do Rio Grance do Sul), Lucas Contiero (UFRGS)

14:00 - 15:40
Sessão 7 - Coordenação: Carla Valentini

Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógico
Caroline Bohrer do Amaral (UFRGS), Patrícia Alejandra Behar (UFRGS), Leni Vieira Dornelles (UFRGS)

Informática na Escola: uma visão da gestão
Karina Marcon (UFRGS), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo)

Políticas Públicas de Inclusão Digital
Angela Helou (Federal University of Santa Catarina), Ana Abreu (ASSESC), Greicy Kelli Spanhol Lenzi (Universidade Federal de Santa Catarina), Gerson Saiss (ASSESC), Neri Santos (UFSC)

Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem - PIPA: realizando a inclusão da escola La Salle Pão dos Pobres na cultura digital
Anuar Morais (UFRGS), Lea Fagundes (UFRGS), Giovanni Biazzetto (Escola La Salle Pão dos Pobres), Rafaela Silva (Escola La Salle Pão dos Pobres)

15:55 - 18:00
Sessão 8 - Coordenação: Roberto Rabello

Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total O professor inclusivo na discussão da totalidade
Fernanda Schneider (UFRGS), Lucila Santarosa (UFRGS), Débora Conforto (SMED/UFRGS/UAB)

Matraca: Computational Tool for digital accessibility of visually impaired
Joseana Fechine (Universidade Federal de Campina Grande), Izabela Melo (Universidade Federal de Campina Grande), Natã Melo (Universidade Federal de Campina Grande), Delano Oliveira (Universidade Federal de Campina Grande)

O uso das TICs nas salas de recursos TGD
Clarissa Maria Sombrio (UFRGS), Alessandra Rodrigues (UFRGS)

SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário
Barbara Gorziza Ávila (UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS)

Uma Abordagem Utilizando Comunidades de Práticas para o Aprendizado de Alunos Com Baixa Visão Na Modalidade de Ensino a Distância
Tatiana Takimoto (Universidade Federal de Santa Catarina), Gertrudes Dandolini (Universidade Federal de Santa Catarina), João Artur Souza (UFSC), Vanzin Tarciso (UFSC)

21 de julho de 2011

08:35 - 10:15
Sessão 9 - Coordenação: Rosangela Bez

Adaptação de Material Didático para o Projeto UCA
Heli Meurer (UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis), Patrícia Costa (UFRGS), Jaqueline Maissiat (UFRGS), Claudia Zanatta (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS)

Desenvolvimento de um Laboratório Virtual para Capacitação Tecnológica à Distância em Proteção de Sistemas Elétricos
Carlos Henrique Castro Silva (Universidade Federal do Ceara), Giovanni Barroso (Universidade Federal do Ceará), Ruth Leão (UFC), Raimundo Sampaio (Universidade Federal do Ceará)

Desenvolvimento e Análise de Material Web para Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos
Seiji Isotani (Carnegie Mellon University )

EXPORTSCORM: módulo SCORM para exportar objetos de aprendizagem do módulo Lição
Marcela do Prado (Universidade Federal de Santa Maria), Felipe Müller (Federal University of Santa Maria), Andre Zanki Cordenonsi (Universidade Federal de Santa Maria)

10:30 - 12:10
Sessão 10 - Coordenação: Bárbara Ávila

Fatores que afetam o reuso de Objetos de Aprendizagem
Liane Tarouco (UFRGS), Claraluz Camargo Gris da Silva (UFRGS), Anita Grando (UFRGS)

Práticas para criação e distribuição de materiais didáticos para Educação a Distâcncia: conteúdos abertos ou proprietários?
Claudia de Souza Pinto (Federal University of Santa Catarina), Ana Mulbert (Univ. do Sul de Santa Catarina), Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina), Alice Pereira (UFSC)

MUNDUS - Um MMOG para instigar o conhecimento
Elisa Boff (Universidade de Caxias do Sul), Rafael Busetti (UCS)

Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico
Fernando Teles (UFRGS), Glauber Benigno (Universidade Federal de São João del-rei), Vinicius Guainais (Universidade Federal de São João del-rei), Larissa Santos (Universidade Federal de São João del-Rei), Cleci Maraschin (UFRGS), Dener da Silva (Universidade Federal de São João Del Rei)

14:00 - 15:40
Sessão 11 - Coordenação: Gilse Falkembach

Construção de um Espaço Digital Virtual em Três Dimensões no Metaverso Second Life
Ana Margô Mantovani (Unilasalle)

Ensino e Aprendizagem de Eletromagnetismo usando Recursos de Realidade Aumentada
Raryel Souza (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)), Claudio Kirner (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI)

O Second Life como plataforma para micromundos físicos para o ensino de Física
Renato dos Santos (Universidade Luterana do Brasil)

Possibilidades De Uso Didático-Pedagógico Em Espaço Digital Virtual 3d No Metaverso Second Life
Cristina Martins (Centro Universitário La Salle - Unilasalle/Canoas), Ana Margô Mantovani (Unilasalle)
15:55 - 18:00
Sessão 12 - Coordenação: Magda Bercht

Uma Proposta de Objeto de Aprendizagem para Ensino da Interação dos Campos Magnéticos entre Pólos de Nomes Diferentes usando Realidade Aumentada
Suzana Macedo (IFF Campus Itaperuna), Filipe Arantes Fernandes (Centro Universitário São José (UNIFSJ)), José Valdeni de Lima (UFRGS),

Uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional no ensino presencial e à distância
Eduardo Schneider (UFRGS)

Processo ensino-aprendizagem e interação entre alunos e professores potencializados pelas tecnologias da informação e da comunicação
Mara Radaelli (NTE - Cruz Alta), Fabiane Sarmento Oliveira Fruet (Universidade Federal de Santa Maria)

A atuação das interfaces não convencionais na educação
Cristina Torrezzan (UFRGS), Eliseo Reategui (UFRGS), Patrícia Alejandra Behar (UFRGS), Patrícia Costa (UFRGS)

Análise de desempenho para o armazenamento versionado de conteúdos didáticos digitais binários e acesso eficiente via Web
Corneli Júnior (Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará), Danielo Gomes (UFC), José Soares (Universidade Federal do Ceará), Giovanni Barroso (Universidade Federal do Ceará)

22 de julho de 2011

08:35 - 10:15
Sessão 13 - Coordenação: Silvia Meirelles Leite

A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses
dos alunos
Ana Mulbert (Univ. do Sul de Santa Catarina), Ane Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina), Alice Pereira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC)

A Utilização do Software Wiris na Plataforma Moodle Visando o Ensino da Matemática: o Relato de um Projeto de Extensão
Jaqueline Cruz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), André Brun (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)), Claudia Rizzi (Unioeste), Rogério Rizzi (Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Ambientes de aprendizagem: significado na vida de idosos frequentadores de oficinas de informática
Michele Marinho da Silveira (Universidade de Passo Fundo), Josemara da Paula Rocha (Universidade de Passo Fundo), Daiana Argenta Kumpel (Universidade de Passo Fundo), Lia Mara Wibelinger (Universidade de Passo Fundo), Adriano Pasqualotti (Universidade de Passo Fundo), Eliane Lucia Colussi (Universidade de Passo Fundo)

Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alternativos e Inovadores para Potencializar novas Soluções em EaD
Antonio Cardoso (Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)), Teresinha Burnham (Universidade Federal da Bahia)

10:30 - 12:10
Sessão 14 - Coordenação: Valéria Machado da Costa

Aplicação do Modelo de Avaliação Formativa Learning Vector (LV) à Ferramenta Wiki do LMS Moodle
Gilvandenys Sales (IFCE), P. Prestes (Universidade Federal do Ceará - UFC), Giovanni Barroso (Universidade Federal do Ceará), Marques Soares (Universidade Federal do Ceará)

O que dizem os Educandos sobre as suas Aprendizagens no AVA MOODLE
Thiago Carbone (IFRS - Campus Bento Gonçalves)

Requirements of a Virtual Learning Environment for Interactive Digital TV
Airton Zancanaro (Universidade Federal de Santa Catarina), Paloma Santos (Universidade Federal de Santa Catarina), José Leomar Todesco (UFSC)

ROODAPlayer: Um tocador de mídia integrado a um ambiente virtual de aprendizagem
Patrícia Alejandra Behar (UFRGS), Fátima Weber Rosas (UFRGS - Brazil), Magalí Longhi (UFRGS), Maira Bernardi (UFRGS)

14:00 - 15:55
Sessão 15 - Coordenação: Joćo Luis Tavares da Silva

Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle.
Allyson Bonetti (Universidade Federal do Ceará), José Soares (Universidade Federal do Ceará), Danielo Gomes (UFC), Giovanni Barroso (Universidade Federal do Ceará)

Simulação Baseada em Multiagentes como Ferramenta em Estudos Interdisciplinares
Diana Adamatti (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)

Simulador multiciclo do processador MIPS 32 BITS para apoio aos estudo em Arquitetura de Computadores
Fabricia Tiola (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Warley Elias (Faculdades Integradas de Caratinga), Jacson Silva ( University of Viçosa)

Celular como ferramenta de apoio pedagógico ao Cálculo
Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (PPGIE UFRGS), Liliana Passerino (UFRGS), Alex Mamari (Instituto Federal Fluminense)

Mobilidade de conteúdos educacionais: adicionando recursos complementares e interação ao papel
Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos (UFRGS), Leandro Wives (UFRGS), José Valdeni de Lima (UFRGS)

15:55 - 17:55
Coquetel