XVI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação
Horário 07/dez 08/dez 09/dez 10/dez
  Sessão 1 Sessão 5 Sessão 9 Sessão 13
08:35 - 09:00 Abertura Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão  Jogo educativo para ensino e aprendizagem da linguagem de Libras: uma abordagem do design social  A utilização do software CONSTRUFIG3D no processo de construção do significado da relação de Euler 
09:00 - 09:25 Formando autores na licenciatura em Química: uma pesquisa-ação no Norte Fluminense  Avaliação da aprendizagem por meio lógica fuzzy validado por uma Árvore de Decisão ID3  Jogo TransRisco: identificação do comportamento de risco em condutores  Uma Metodologia para Formação de Docentes Online 
09:25 - 09:50 ETC: o que mudou e por quê?  Desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento Educacional para Elaboração de Aulas Interativas para o UCA  O Uso da Estratégia WebQuest no Ensino Superior: uma análise de duas experiências  Explorando a Interatividade no Planeta Rooda 2.0
09:50 - 10:15 LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria  NetAula - Geração automática de avaliações  A desistência de estudantes de um curso na modalidade a distância voltado para adolescentes  Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional 
10:15 - 10:30 Coffe break
  Sessão 2 Sessão 6 Sessão 10 Sessão 14
10:30 - 10:55 Avaliando os atributos da área afetiva na EAD  Um Método para Apoio à Leitura Baseado no Uso de uma Ferramenta de Mineração de Texto  Capacitação dos coordenadores de polo através de ambiente virtual de aprendizagem: um desafio para a gestão de polo no sistema Universidade Aberta do Brasil  Explorando a Função Quadrática com o Software Winplot 
10:55 - 11:20 Concepções e construções sobre a prática virtual docente no ensino e aprendizagem.  Um serviço para recomendação de artigos científicos baseado em filtragem de conteúdo aplicado a dispositivos móveis  Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade  O uso do software Google Sketchup e de material concreto para a aplicação de conceitos adquiridos nas aulas de matemática 
11:20 - 11:45 Desenvolvimento Moral no Adulto e a Educacao à Distância  Um Sistema Multiagente no apoio da interação do Bate-papo da CV-Muzar  Mídia-Educação: recursos midiáticos e a mediação do conhecimento. Webquest: Uma ferramenta adaptável para a pesquisa na Web 
11:45 - 12: 10 Educação a distância: definição do desenho de cargo do tutor a partir das atividades desenvolvidas e competências requeridas  Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias  Metodologia interativa e problematizadora utilizada pelos tutores em um Curso a Distância 
Intervalo almoço
  Sessão 3 Sessão 7 Sessão 11  
14:00 - 14:25 Uso de juegos digitales educativos como herramienta de soporte para el aprendizaje de algoritmos  Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks   Aplicações para a Ferramenta de Avaliação Online Quiz na Un. 
14:25 - 14:50 Vantagens educacionais no uso de jogos em Realidade Aumentada  Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino  Uma proposta para (re)significar a avaliação na formação de professores 
14:50 - 15:15 Proposta de um modelo para avaliação de jogos educacionais  MDV3D: Estratégias para a formação docente da educação superior  Identificação das ferramentas tecnológicas de maior e menor utilização no curso de especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal da parceria Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Saúde (MS), sob a ótica do 
15:15 - 15:40 O uso do jogo on-line como possibilidade de aprendizagem da Matemática  Docência com Portadores de Deficiência Visual no Curso Técnico em Informática  A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação 
15:40 - 15:55 Coffe break
  Sessão 4 Sessão 8 Sessão 12  
15:55 - 16:20 Caderno de Algoritmos: um Ambiente de Resolução de Problemas de Programação  AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância  Recursos
Pedagógicos para Dispositivos Móveis: uma análise com foco na Matemática 
16:20 - 16:45 Integrando Álgebra, Arte e Geometria com o software Graphequation  Processo de Produção e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o LAPREN  Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital 
16:45 - 17:10 Máquina de inferência baseada na teoria bayesiana para identificar os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem  Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos  O sofrimento psíquico dos professores diante das Tecnologias Digitais e a Metáfora da Hospitalidade: (re)pensando a formação docente 
17:10 - 17:35 O Uso Associado de Recursos Manipulativos Digitais e Não-Digitais para o Ensino-Aprendizagem de Matemática  Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso  Presença social em cursos a distância: um estudo comparativo de postagens em chats e fóruns 
17:35 - 18:00 Infográfico: características, autoria e uso educacional  Um Objeto de Aprendizagem para apoio a Aprendizagem de Física  Um estudo da modalidade semipresencial na Universidade da Amazônia em Belém-PA: a experiência das Disciplinas Online de dependência.