XVI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Relação de artigos aceitos para apresentação e posterior publicação na RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação

 

Títulos Autores

A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação

Adelson Carvalho (UFRGS),
Dante Augusto Couto Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS),
Milton Antônio Zaro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

A desistência de estudantes de um curso na modalidade a distância voltado para adolescentes

Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina),
Maurício Rissi (Universidade Federal de Santa Catarina),
Marina Nakayama (UFSC),
Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina),
Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina)

A utilização do software CONSTRUFIG3D no processo de construção do significado da relação de Euler

Carlos Vitor Carvalho (UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA)

Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão

Breno Azevedo (IFF),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Aplicações para a Ferramenta de Avaliação Online Quiz na Un.

Graziela Fatima Giacomazzo (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC),
Patricia Fiuza (Universidade do Extremo Sul Catarinense),
Cleusa Santos (Universidade do Extremo Sul Catarinense),
Almerinda Bianca Bez Batti Dias (Unesc),
Evânio Nicoleit (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC),
Elisa Zanette (Universidade do Extremo Sul Catarinense)

AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância

Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Ana Carolina Ribeiro Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Ariane Nichele Cesar Longaray (UFRGS),
Maira Bernardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Ketia Kellen da Silva (NUTED/UFRGS)

Avaliação da aprendizagem por meio lógica fuzzy validado por uma Árvore de Decisão ID3

Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina),
Gustavo Mateus (Universidade Federal de Santa Catarina),
Silvia Nassar (Universidade Federal de Santa Catarina),
Rogério Cid Bastos (UFSC)

Avaliando os atributos da área afetiva na EAD

Ivan Santos (Universidade Aberta do Brasil),
Adriana Dallacosta (Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro),
Giselle Cazetta (NEAMI/UFF),
Sergio Guedes (UFRJ)

Caderno de Algoritmos: um Ambiente de Resolução de Problemas de Programação

Carine Webber (Universidade de Caxias do Sul),
Matheus Zenatto (UCS),
Tiago Arrosi (UCS)

Capacitação dos coordenadores de polo através de ambiente virtual de aprendizagem: um desafio para a gestão de polo no sistema Universidade Aberta do Brasil

Julio Cesar da Costa Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina),
Bruno César de Melo Moreira (UFSC),
Edson Rosa Gomes da Silva (UFSC),
Patrícia Battisti (UFSC),
Alice Pereira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Concepções e construções sobre a prática virtual docente no ensino e aprendizagem.

Amanda Balbinot (UFRGS),
Ana Marli Bulegon (UFRGS),
Elaine Oliveira (Universidade Federal do Amazonas)

Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks

Aline De Bona (UFRGS),
Marcus Basso (UFRGS)

Desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento Educacional para Elaboração de Aulas Interativas para o UCA

Heli Meurer (UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis),
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Patrícia Alejandra B. (NUTED/UFRGS)

Desenvolvimento Moral no Adulto e a Educacao à Distância

Andrea Gallego (PPG/EDU - Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Tania Marques (UFRGS)

Docência com Portadores de Deficiência Visual no Curso Técnico em Informática

Heleno Carmo Borges Cabral (Instituto Farroupilha - Campus Alegrete),
Marcelo da Roza (EAFA),
Jiani da Roza (Instituto Federal Farroupilha - Alegrete),
Ursula Ribeiro (PUCRS),
João Carlos Ribeiro (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Educação a distância: definição do desenho de cargo do tutor a partir das atividades desenvolvidas e competências requeridas

Edivandro Luiz Tecchio (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC),
Paola Azevedo (Universidade Federal de Santa Catarina),
Thiago Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC),
Marcos Dalmau (UFSC),
Alexandre Marino Costa (UFSC)

Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino

Paulo Rocha (Universidade Federal do Pará),
Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará),
Dionne Monteiro (Universidade Federal do Pará),
D. S. C. Nunes (Universidade Federal do Pará),
Hugo Cezar do Nascimento Góes (UFPA)

ETC: o que mudou e por quê?

Alexandra Macedo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Cláudia Zank (UFRGS),
Filipe Vinade (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Explorando a Função Quadrática com o Software Winplot

Josy Rocha (UFRGS),
Fernando Miragem (UFRGS)

Explorando a Interatividade no Planeta Rooda 2.0

Ana Carolina Ribeiro Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Bernardo Frederes Krämer Alcalde (UFRGS),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional

Tereza Kirner (UNIFEI)

Formando autores na licenciatura em Química: uma pesquisa-ação no Norte Fluminense

Clevi Rapkiewicz (UFRGS),
Valéria Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos (UFRGS),
Valesca De Cesaro (EMEF Angelo Chiele)

Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade

Edson Rosa Gomes da Silva (UFSC),
Julio Cesar da Costa Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina),
Bruno César de Melo Moreira (UFSC),
Patrícia Battisti (UFSC),
Alice Pereira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Identificação das ferramentas tecnológicas de maior e menor utilização no curso de especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal da parceria Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Saúde (MS), sob a ótica do

Isadora Bernardini (Universidade Federal de Santa Catarina),
Paola Azevedo (Universidade Federal de Santa Catarina),
Robson da Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina),
Mileide Sabino (Universidade Federal de Santa Catarina),
Alexandre Marino Costa (UFSC),
Marcos Dalmau (UFSC)

Infográfico: características, autoria e uso educacional

Valéria Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Liane Tarouco (UFRGS)

Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias

Daniel Alencar Barros Tavares (Universidade Federal do Ceará),
Allyson Bonetti (Universidade Federal do Ceará),
José Soares (Universidade Federal do Ceará),
João César Moura Mota (Universidade Federal do Ceará)

Integrando Álgebra, Arte e Geometria com o software Graphequation

Eleni Bisognin (UNIFRA),
Maria do Carmo Barbosa Trevisan (UNIFRA),
Vanilde Bisognin (UNIFRA)

Jogo educativo para ensino e aprendizagem da linguagem de Libras: uma abordagem do design social

Rita Peixe (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE),
Juliana Anselmo (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE),
Ivan Medeiros (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE),
Sônia Oliveira (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE)

Jogo TransRisco: identificação do comportamento de risco em condutores

Amanda Balbinot (UFRGS)

LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria

Edivandro Luiz Tecchio (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC),
Thiago Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC),
Mauricio Rissi (UFSC),
Cristiano José Castro de Almeida Cunha (Universidade Federal de Santa Catarina),
Marina Nakayama (UFSC)

Máquina de inferência baseada na teoria bayesiana para identificar os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem

Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Magda Bercht (UFRGS)

Mídia-Educação: recursos midiáticos e a mediação do conhecimento.

Carla Bohn (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina),
Fabricio Raupp (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina),
Marcio Bess (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina/PPGDSN-Programa de Pós-Graduação em Design),
Silvio Serafim (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

MDV3D: Estratégias para a formação docente da educação superior

Sandra Assumpção Maria (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Larissa Ebeling (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Metodologia interativa e problematizadora utilizada pelos tutores em um Curso a Distância

Mariangela Lenz Ziede (UFRGS),
Rosane Aragón Nevado (UFRGS)

Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital

Karina Marcon (Universidade de Passo Fundo)

NetAula - Geração automática de avaliações

Adriana Justin Cerveira Kampff (ULBRA - Colégio Marista Rosário),
Guilherme Camargo Alves Júnior (ULBRA)

O sofrimento psíquico dos professores diante das Tecnologias Digitais e a Metáfora da Hospitalidade: (re)pensando a formação docente

Paulo Gaspar Graziola Junior (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS),
Maria de Fátima Reszka (UNISINOS/ULBRA Gravataí/FACCAT),
Eliane Schlemmer (UNISINOS)

O Uso Associado de Recursos Manipulativos Digitais e Não-Digitais para o Ensino-Aprendizagem de Matemática

Aline Rosa (UFRGS)

O Uso da Estratégia WebQuest no Ensino Superior: uma análise de duas experiências

João Batista Bottentuit Junior (Universidade Federal do Maranhão)

O uso do jogo on-line como possibilidade de aprendizagem da Matemática

Max Lindoberto Castro Gonçalves (UFRGS)

O uso do software Google Sketchup e de material concreto para a aplicação de conceitos adquiridos nas aulas de matemática

Larissa Monzon (UFRGS)

Presença social em cursos a distância: um estudo comparativo de postagens em chats e fóruns

Helvia Bastos (IF Fluminense),
Magda Bercht (UFRGS),
Leandro Wives (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Processo de Produção e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o LAPREN

Márcia Cristina Moraes (PUCRS),
Neda Gonçalves (PUCRS),
Marilene Müller (PUCRS)

Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos

Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Mateus David Finco (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Elisa Boff (Universidade de Caxias do Sul)

Proposta de um modelo para avaliação de jogos educacionais

Rafael Savi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina),
Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina),
Vania Ulbricht (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC),
Vanzin Tarciso (UFSC)

Recursos Pedagógicos para Dispositivos Móveis: uma análise com foco na Matemática

Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Liliana Passerino (UFRGS)

Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso

Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos (UFRGS),
José Valdeni de Lima (UFRGS),
Leandro Wives (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Um estudo da modalidade semipresencial na Universidade da Amazônia em Belém-PA: a experiência das Disciplinas Online de dependência.

Cristiane Monteiro de Oliveira (Universidade da Amazonia - Unama),
Larissa Sato Elisiário (Universidade Federal Rural da Amazônia),
Waldiza Santos (Universidade da Amazônia - Unama)

Um Método para Apoio à Leitura Baseado no Uso de uma Ferramenta de Mineração de Texto

Juliana de Campos Hessler (UFRGS),
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Um Objeto de Aprendizagem para apoio a Aprendizagem de Física

Maria de Fátima do Prado Lima (Universidade de Caxias do Sul),
Elisa Boff (Universidade de Caxias do Sul),
Douglas Hecher (Universidade de Caxias do Sul)

Um serviço para recomendação de artigos científicos baseado em filtragem de conteúdo aplicado a dispositivos móveis

Sílvio Cazella (Unisinos),
Jonas Drumm (Unisinos),
Jorge Barbosa (Unisinos)

Um Sistema Multiagente no apoio da interação do Bate-papo da CV-Muzar

Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo),
Roberto Rabello (Universidade de Passo Fundo),
Afonso Alban (UPF),
Juliano Bordignon (UPF)

Uma Metodologia para Formação de Docentes Online

Giselle Cazetta (NEAMI/UFF),
Sergio Guedes (UFRJ),
Adriana Dallacosta (Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro),
Luiz Manoel (UFF)

Uma proposta para (re)significar a avaliação na formação de professores

Catia Zilio (UFRGS)

Uso de juegos digitales educativos como herramienta de soporte para el aprendizaje de algoritmos

Julian Moreno (Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín)

Vantagens educacionais no uso de jogos em Realidade Aumentada

Kleber Silva (UNIFEI),
Claudio Kirner (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI)

Webquest: Uma ferramenta adaptável para a pesquisa na Web

Cassiana Silva (Faculdade de Balsas),
Rafael Rodrigo Mueller (Faculdade de Balsas)