XV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Relação de artigos aceitos para apresentação e posterior publicação na RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação

 

Títulos Autores
Seleção e Adaptação de Metadados para Repositório de Objetos de Aprendizagem Liane Tarouco (UFRGS), Marcelo Schmitt (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre)
A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS Silvia Meirelles Leite (Universidade Federal de Pelotas), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Maria Luiza Becker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: Um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox Luiz Alexandre Rosado (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Cristiane Taveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Um novo modelo educacional através da TV Digital Valter Roesler (UFRGS), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Cláudio Dreher Araújo (UFRGS), Federico Wasserman (UFRGS), Alexandro Bordignon (UFRGS)
A Wiki como ferramenta de aprendizagem coletiva: a percepção do aluno adulto Simone Horlle de Campos (PUCRS), Márcia Cristina Moraes (PUCRS)
Arte-educação online: formaçao continuada à professores de artes visuais ao uso de tecnologias contemporâneas no ambito escolar Katyuscia Sosnowski (Universidade do estado de Santa Catarina), Márcia Borges (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
A (RE)CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO SENSORIAMENTO REMOTO: o desenho, as imagens orbitais e o texto. Donarte SANTOS JÚNIOR (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), prof Regis Alexandre Lahm (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Construindo novas interações: AVA e lousa digital interativa no ensino superior Patricia Fiuza (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Graziela Fatima Giacomazzo (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC), Evânio Nicoleit (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC), Elisa Zanette (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Cleusa Santos (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Operacionalização do modelo de avaliação de aprendizagem organizacional proposto por Igarashi (2009) em um polo de ensino a distância Wagner Igarashi (UNIOESTE), Deisy Igarashi (UNIOESTE), Marina Nakayama (UFSC)
Um novo olhar sobre a capacitação de professores a distância para inclusão Digital Pricila Kohls dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Lúcia Giraffa (PUC-RS)
Educação a Distância na Universidade de Passo Fundo - Um relato de experiência Ana Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo), Isléia Rossler Streit (Universidade de Passo Fundo), Daniela de David Araújo (Universidade de Passo Fundo)
Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em Matemática. Eliane Aguiar (Instituto Federal Fluminense), Liane Tarouco (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Experiência de Inclusão Digital com Deficiente Visual Charlize Griebler (Sociedade Educacional Três de Maio), Maria Cristina Rakoski (Sociedade Educacional Três de Maio), Maidi Terezinha Dalri (Sociedade Educacional Três de Maio)
Usabilidade e acessibilidade no desenvolvimento de interfaces para ambientes de educação à distância Patrícia Scherer Bassani (Centro Universitário Feevale), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Regina Heidrich (Prof do Centro Universitário Feevale), Alan Bittencourt (Feevale), Eliane Ortiz (Universidade Feevale)
Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância Patrícia Scherer Bassani (Centro Universitário Feevale), Jorge Aranda (Universidade Feevale), Daniel Alvarez (Universidade Feevale)
O Papel das Mídias e o Modelo de Curso na Educação a Distância Rafaela Comarella (UFSC), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina), Araci Catapan (UFSC)
Internet na Biblioteca Escolar: Blog Biblioteca ETS: Criação e Evolução desta Ferramenta da Web 2.0 Katia Coutinho (ETS), Eliane Lourdes da Silva Moro (UFRGS), Lizandra Estabel (IFRS)
Contribuições da Teoria da Atividade para M-learning Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liliana Passerino (UFRGS)
Um Simulador Educacional para Disciplina de Física em Mundos Virtuais Luciano Greis (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Proposta Brasileira de Metadados para Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA) Rosa Viccari (UFRGS), Marta Bez (Centro Universitário Feevale), Júlia Silva (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Alexandre Ribeiro (UCS - Universidade de Caxias do Sul), João Gluz (UNISINOS), Liliana Passerino (UFRGS)
Utilização do ensino baseado na web na formação docente Ketiuce Ferreira Silva (UFU)
Geometria e hipertextos com animações interativas Maria Alice Gravina (Universidade Federaldo Rio Grance do Sul)
Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA Evandro Alves (PPGEdu-UFRGS), Camila Prates (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
Blogs como portfólios de aprendizagem: a construção de conhecimentos a partir da interação entre tutores e alunos Simone Bicca Charczuk (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mariangela Ziede (UFRGS)
Ensino Superior de Tecnologia na modalidade a distância. Uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) através do curso de Gestão Pública. Plinio Filho (Instituto Federal de Santa Catarina), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina)
GESTÃO DE TUTORIA: o papel do Supervisor de Tutoria Thiago Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Edivandro Luiz Tecchio (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Marcos Dalmau (UFSC), Suzana da Rosa Tolfo (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Andressa Sasaki Vasques Pacheco (UFSC), Marina Nakayama (UFSC)
SCALA: um Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo Liliana Passerino (UFRGS), Barbara Avila (UFRGS), Maria Rosangela Bez (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
MESMO LONGE ESTAMOS PERTO DE NOSSOS ALUNOS: AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA MODALIDADE EaD UFRGS/MPOG Elaine Antunes (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), Diogo Demarco (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), RosÃria Moraes (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), Nadia Brunetta (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL)
Sistemas Multiagentes: Mapeando a Evasão na EAD Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina), Araci Catapan (UFSC), Rogério Cid Bastos (UFSC)
Reconhecendo as características dos estudantes por meio de um SMA e lógica Fuzzy Gustavo Mateus (Universidade Federal de Santa Catarina), Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina), Silvia Nassar (Universidade Federal de Santa Catarina), Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina), Rogério Cid Bastos (UFSC)
Estudo de Caso: EAD Através da TV Digital Interativa com o Software Trânsito Legal Flávio Dias (Faculdade Marista Recife), Ariádnes Rodrigues (Universidade de Pernambuco), Ivaldir Junior (Universidade Federal de Pernambuco)
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patrícia Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades Julia Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Matemática do dia-a-dia:construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA Mirela Pacheco (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Lúcia Giraffa (PUC-RS)
Mídias Digitais de Comunicação - Aprendizagem de Matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores Fabiana Fattore Serres (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica Aline De Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
A mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais Janile Moiano da Silva (Centro Universitário Metodista do IPA), Daiane Grassi (SENAC)
A identificação dos alunos com a modalidade a distância e a Universidade. Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina), Mauricio Rissi (UFSC), Pedro Antônio de Melo (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Marino Costa (UFSC)
Analisis of an experience on the initial formation of teachers using the Multimedia Tv Barbara Tobaldini (Universidade Estadual do oeste do Paraná), Juliana Oliveira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Daniela Ferraz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Tecnologia Assistiva: Uma Proposta de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Escolas Públicas Regulares Erí Santana (Universidade do Estado da Bahia - UNEB), Arnaud Lima Jr. (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
Educação e Inclusão digital para idosos Michele Marinho da Silveira (Universidade de Passo Fundo), Josemara da Paula Rocha (Universidade de Passo Fundo), Marlon Francis Vidmar (Universidade de Passo Fundo), Lia Mara Wibelinger (Universidade de Passo Fundo), Adriano Pasqualotti (Universidade de Passo Fundo)
Criação e compartilhamento de conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem Mauricio Rissi (UFSC), Mário Roberto Miranda Lacerda (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina), Francisco Fialho (PHD (UFSC)), Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina)
Práticas Criativas do Professor 2.0: atendendo às demandas da ciberinfância Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Leni Dornelles (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Darli Collares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ana Paula Frozi de Castro e Souza (UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ana Carolina Ribeiro Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ariane Nichele Cesar Longaray (UFRGS)
Avaliação da Qualidade dos Cursos de Graduação a Distância: o processo de acreditação como garantia de qualidade Carla Netto, Lucia Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do RS)
O processo de leitura compartilhada em ambiente digital Eunice Polonia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patrícia Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Mobile Learning Engine Moodle adaptado aos diferentes Estilos Cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria)
Biologia do Conhecer e Endoestética: reflexões sobre possibilidades de aprendizagem no contexto escolar Marlusa ROSA, Benedetti da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Lea Fagundes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Interacionismo no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS: prática ou retórica? Sergio Franco (UFRGS), Michele Castro (University of Rio Grande do Sul), Monique Cigolini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Amanda Stoffel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Demetrius Avila (University of Rio Grande do Sul)
Redes Sociais e Comunidades: definições, classificações e relações Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Liliana Passerino (UFRGS), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Um framework para tratamento do léxico afetivo a partir de textos disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Gustavo Simonato (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Magda Bercht (UFRGS)
Vídeo Digital: Colocando a Mão na Massa Marcelo Foohs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Formação de professores:construindo cenários Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Debora Conforto (SMED/UFRGS/UAB)
Uso da Realidade Aumentada para apoio ao entendimento da relação de Euler Carlos Vitor Carvalho (UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA)
LORSys Um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem SCORM Vinicius Ferreira (UNIVALI), André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)