XV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

19 de julho de 2010

9:00 - 10:15
Abertura
Liane Tarouco
Sessão 1 - Coordenação: José Valdeni de Lima
Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: Um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox
Luiz Alexandre Rosado (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Cristiane Taveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Reconhecendo as características dos estudantes por meio de um SMA e lógica Fuzzy
Gustavo Mateus (Universidade Federal de Santa Catarina), Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina), Silvia Nassar (Universidade Federal de Santa Catarina), Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina), Rogério Cid Bastos (UFSC)
Tecnologia Assistiva: Uma Proposta de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Escolas Públicas Regulares
Erí Santana (Universidade do Estado da Bahia - UNEB), Arnaud Lima Jr. (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
10:30 - 12:10
Sessão 2 - Coordenação: Liane Tarouco
Operacionalização do modelo de avaliação de aprendizagem organizacional proposto por Igarashi (2009) em um polo de ensino a distância
Wagner Igarashi (UNIOESTE), Deisy Igarashi (UNIOESTE), Marina Nakayama (UFSC)
Educação a Distância na Universidade de Passo Fundo - Um relato de experiência
Ana Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo), Isléia Rossler Streit (Universidade de Passo Fundo), Daniela de David Araújo (Universidade de Passo Fundo)
Usabilidade e acessibilidade no desenvolvimento de interfaces para ambientes de educação à distância
Patrícia Scherer Bassani (Centro Universitário Feevale), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Regina Heidrich (Prof do Centro Universitário Feevale), Alan Bittencourt (Feevale), Eliane Ortiz (Universidade Feevale)
O Papel das Mídias e o Modelo de Curso na Educação a Distância
Rafaela Comarella (UFSC), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina), Araci Catapan (UFSC)
14:00 - 15:40
Sessão 3 - Coordenação: Silvia Meirelles
Experiência de Inclusão Digital com Deficiente Visual
Charlize Griebler (Sociedade Educacional Três de Maio), Maria Cristina Rakoski (Sociedade Educacional Três de Maio), Maidi Terezinha Dalri (Sociedade Educacional Três de Maio)
Educação e Inclusão digital para idosos
Michele Marinho da Silveira (Universidade de Passo Fundo), Josemara da Paula Rocha (Universidade de Passo Fundo), Marlon Francis Vidmar (Universidade de Passo Fundo), Lia Mara Wibelinger (Universidade de Passo Fundo), Adriano Pasqualotti (Universidade de Passo Fundo)
Um novo olhar sobre a capacitação de professores a distância para inclusão Digital
Pricila Kohls dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Lúcia Giraffa (PUC-RS)
MESMO LONGE ESTAMOS PERTO DE NOSSOS ALUNOS: AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA MODALIDADE EaD UFRGS/MPOG
Elaine Antunes (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), Diogo Demarco (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), RosÃria Moraes (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL), Nadia Brunetta (UNIV. FED. RIO GRANDE DO SUL)
15:55 - 18:00
Sessão 4 - Coordenação: Silvia Meirelles
A identificação dos alunos com a modalidade a distância e a Universidade.
Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina), Mauricio Rissi (UFSC), Pedro Antônio de Melo (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Marino Costa (UFSC)
Avaliação da Qualidade dos Cursos de Graduação a Distância: o processo de acreditação como garantia de qualidade
Carla Netto, Lucia Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do RS)
Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância
Patrícia Scherer Bassani (Centro Universitário Feevale), Jorge Aranda (Universidade Feevale), Daniel Alvarez (Universidade Feevale)
Internet na Biblioteca Escolar: Blog Biblioteca ETS: Criação e Evolução desta Ferramenta da Web 2.0
Katia Coutinho (ETS), Eliane Lourdes da Silva Moro (UFRGS), Lizandra Estabel (IFRS)

20 de julho de 2010

9:00 - 10:15
Sessão 5 - Coordenação: Janete Sander
Construindo novas interações: AVA e lousa digital interativa no ensino superior
Patricia Fiuza (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Graziela Fatima Giacomazzo (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC), Evânio Nicoleit (Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC), Elisa Zanette (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Cleusa Santos (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Criação e compartilhamento de conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem
Mário Roberto Miranda Lacerda (Universidade Federal de Santa Catarina), Mauricio Rissi (UFSC), Marina Nakayama (UFSC), Fernando Spanhol (Universidade Federal de Santa Catarina), Francisco Fialho (PHD (UFSC)), Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina)
Mobile Learning Engine Moodle adaptado aos diferentes Estilos Cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa
Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria)
Um framework para tratamento do léxico afetivo a partir de textos disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem
Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Gustavo Simonato (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Magda Bercht (UFRGS)
10:30 - 12:10
Sessão 6 - Coordenação: Maria Cristina
Arte-educação online: formaçao continuada à professores de artes visuais ao uso de tecnologias contemporâneas no ambito escolar
Katyuscia Sosnowski (Universidade do estado de Santa Catarina), Márcia Borges (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades
Julia Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Utilização do ensino baseado na web na formação docente
Ketiuce Ferreira Silva (UFU)
Formação de professores:construindo cenários
Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Debora Conforto (SMED/UFRGS/UAB)
14:00 - 15:40
Sessão 7 - Coordenação: Eliseo Reategui
Matemática do dia-a-dia:construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA
Mirela Pacheco (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Lúcia Giraffa (PUC-RS)
Uso da Realidade Aumentada para apoio ao entendimento da relação de Euler
Carlos Vitor Carvalho (UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA)
Um Simulador Educacional para Disciplina de Física em Mundos Virtuais
Luciano Greis (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Geometria e hipertextos com animações interativas
Maria Alice Gravina (Universidade Federaldo do Rio Grance do Sul) Marina Menna Barreto (Universidade Federal do Rio Grance do Sul)
15:55 - 18:00
Sessão 8 - Coordenação: Eliseo Reategui
LORSys Um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem SCORM
Vinicius Ferreira (UNIVALI), André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)
SCALA: um Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo
Liliana Passerino (UFRGS), Barbara Avila (UFRGS), Maria Rosangela Bez (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Sistemas Multiagentes: Mapeando a Evasão na EAD
Beatriz Wilges (Universidade Federal de Santa Catarina), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina), Araci Catapan (UFSC), Rogério Cid Bastos (UFSC)
Redes Sociais e Comunidades: definições, classificações e relações
Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Liliana Passerino (UFRGS), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

21 de julho de 2010

9:00 - 10:15
Sessão 9 - Coordenação: Evandro Alves
A Wiki como ferramenta de aprendizagem coletiva: a percepção do aluno adulto
Simone Horlle de Campos (PUCRS), Márcia Cristina Moraes (PUCRS)
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patrícia Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
Eunice Polonia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patrícia Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Mídias Digitais de Comunicação - Aprendizagem de Matemática a distância potencializada pela interação entre alunos e professores
Fabiana Fattore Serres (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
10:30 - 12:10
Sessão 10 - Coordenação: Patrícia Behar
Blogs como portfólios de aprendizagem: a construção de conhecimentos a partir da interação entre tutores e alunos
Simone Bicca Charczuk (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mariangela Ziede (UFRGS)
Práticas Criativas do Professor 2.0: atendendo às demandas da ciberinfância
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Leni Dornelles (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Darli Collares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ana Paula Frozi de Castro e Souza (UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ana Carolina Ribeiro Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ariane Nichele Cesar Longaray (UFRGS)
Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA
Evandro Alves (PPGEdu-UFRGS), Camila Prates (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
A (RE)CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO SENSORIAMENTO REMOTO: o desenho, as imagens orbitais e o texto.
Donarte SANTOS JÚNIOR (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
14:00 - 15:40
Sessão 11 - Coordenação: Querte Mehlecke
Biologia do Conhecer e Endoestética: reflexões sobre possibilidades de aprendizagem no contexto escolar
Marlusa ROSA, Benedetti da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Lea Fagundes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
Aline De Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em Matemática.
Eliane Aguiar (Instituto Federal Fluminense), Liane Tarouco (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Contribuições da Teoria da Atividade para M-learning
Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liliana Passerino (UFRGS)
15:55 - 18:00
Sessão 12 - Coordenação: Querte Mehlecke
Interacionismo no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS: prática ou retórica?
Sergio Franco (UFRGS), Michele Castro (University of Rio Grande do Sul), Monique Cigolini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Amanda Stoffel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Demetrius Avila (University of Rio Grande do Sul)
Seleção e Adaptação de Metadados para Repositório de Objetos de Aprendizagem
Liane Tarouco (UFRGS), Marcelo Schmitt (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre)
GESTÃO DE TUTORIA: o papel do Supervisor de Tutoria
Thiago Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Edivandro Luiz Tecchio (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Marcos Dalmau (UFSC), Suzana da Rosa Tolfo (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Andressa Sasaki Vasques Pacheco (UFSC), Marina Nakayama (UFSC)
A mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais
Janile Moiano da Silva (Centro Universitário Metodista do IPA), Daiane Grassi (SENAC)

22 de julho de 2010

9:00 - 10:15
Sessão 13 - Coordenação: Marcelo Foohs
Analisis of an experience on the initial formation of teachers using the Multimedia Tv
Barbara Tobaldini (Universidade Estadual do oeste do Paraná), Juliana Oliveira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Daniela Ferraz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Estudo de Caso: EAD Através da TV Digital Interativa com o Software Trânsito Legal
Flávio Dias (Faculdade Marista Recife), Ariádnes Rodrigues (Universidade de Pernambuco), Ivaldir Junior (Universidade Federal de Pernambuco)
Um novo modelo educacional através da TV Digital
Valter Roesler (UFRGS), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Cláudio Dreher Araújo (UFRGS), Federico Wasserman (UFRGS), Alexandro Bordignon (UFRGS)
Vídeo Digital: Colocando a Mão na Massa
Marcelo Foohs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
10:30 - 12:10
Sessão 14 - Coordenação: Marcelo Foohs
Proposta Brasileira de Metadados para Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA)
Rosa Viccari (UFRGS), Marta Bez (Centro Universitário Feevale), Júlia Silva (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Alexandre Ribeiro (UCS - Universidade de Caxias do Sul), João Gluz (UNISINOS), Liliana Passerino (UFRGS)
A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS
Silvia Meirelles Leite (Universidade Federal de Pelotas), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Maria Luiza Becker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Ensino Superior de Tecnologia na modalidade a distância. Uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) através do curso de Gestão Pública.
Plinio Filho (Instituto Federal de Santa Catarina), Julio Ribas (Instituto Federal de Santa Catarina)

Ferramenta de autoria para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a área da saúde
Angélica Nienow (Centro Universitário Feevale), Marta Bez (Centro Universitário Feevale), Cecília Flores (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)