XIV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

Relação de artigos aceitos para apresentação e posterior publicação na RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação

 

Títulos Autores
Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática Carla Netto (Pontifícia Universidade Católica do RS) Lucia M. M. Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do RS)
Metodologia de Desenvolvimento do objeto de Aprendizagem Estudo da Funçao Polinomial e sua aplicação com alunos com deficiência visual Arilise M A.Lopes (IFFluminense), Liliana Passerino (UFRGS), Thiago A. Rodrigues (IFFluminense)
O sujeito afetivo e os ambientes virtuais de aprendizagem Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Magda Bercht (UFRGS)
Uma plataforma tecnológica para o ensino de engenharia de controle Adelson Carvalho (UFRGS), Dante Augusto Couto Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Milton Antônio Zaro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Utilização dos laboratórios de informática em escolas municipais de Passo Fundo/RS Karina Marcon (Universidade de Passo Fundo), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo)
Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso Leitura Instrumental em Inglês a Distância no IFF, RJ Helvia Bastos (IF Fluminense), Jessica Silva (Instituto Federal Fluminense)
A constituição de sujeitos em redes de conversações Willian Girotto (UFRGS - Instituto de Psicologia), Elenice Soares (UFRGS - Instituto de Psicologia), Mára Lúcia Carneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Psychological Aspects in lifelike synthetic agents: Towards to Personality Markup Language (A Brief Survey) Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
Explorando a Geometria dos Pisos e dos Frisos por meio do software Geogebra Eleni Bisognin (UNIFRA), R. Gicele (UNIFRA)
Processo de Implantação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso Sidnei Silveira (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter)
Estudo de Análise Qualitativa em Fórum de Discussão Breno Azevedo (IFF), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação social Emilio Severo (Universidade Federal de Mato Grosso), Liliana Passerino (UFRGS), Simone Koch (Feevale), Marcia Maciel (URCAMP), João Gluz (UNISINOS)
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: a interação entre cusistas e tutores Dyolen Souza (UFMT)
Virtual practice of biochemistry: Ascendant Chromatography on Paper of Aminoacids. Geancarlo Zanattta (UFRGS), Cassia Moraes (UFRGS), Eduardo Zimmer (UFRGS), Lucas Ewald (UFRGS), Letícia Pettenuzzo (UFRGS), Christianne Salbego UFRGS), Vera Maria Treis Trindade UFRGS)
PLANETA ROODA 2.0: um olhar no desenvolvimento tecnológico do ambiente virtual social de aprendizagem Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Augusto Simon (UFRGS), Cristina Torrezzan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
DESIGN PEDAGÓGICO: um olhar na construção de materiais educacionais digitais Cristina Torrezzan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Características da evasão dos estudantes do projeto piloto de Administração da UFSC Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina), Pedro Antônio de Melo (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Mauricio Rissi (UFSC), Kelly Benetti Tonani Tosta (UFSC), Patricia de Sá Freire (UFSC)
Jogos Educativos como Objetos de Aprendizagem para Pessoas com Necessidades Especiais Raquel Balbino (Universidade Federal de Alfenas), Luiz Carneiro (UNIFAL), Mateus Silva (Universidade Federal de Alfenas), Mariane Souza (Universidade Federal de Alfenas), Melise Paula (Universidade Federal de Alfenas), Fabricia Ferreira de Souza (Ceulji/Ulbra)
Mobile Learning na Sala de Aula Presencial: Repositório Semântico e Pervasivo de Objetos de Aprendizagem para Dispositivos Móveis Fabio Franciscato (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria), Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Patric da Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria)
Avaliando um Objeto de Aprendizagem para TV Digital Fábio de Jesus Lima Gomes (UFRGS)
Construção do livro-texto no Programa Nacional de Formação em Administração Pública Erika Salmeron (UFSc), Andreza Regina Lopes da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina), Annye Tessaro (Universidade Federal de Santa Catarina), Denise Bunn (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Costa (Universidade Federal de Santa Catarina), Fabiana Mendes de Carvalho (Universidade Federal de Santa Catarina)
Jogos Educacionais: Interação apoiada por Agentes Afetivos Adriana Kampff (PGIE UFRGS - ULBRA - Colégio Marista Rosário), Tanise Portela (ULBRA)
Formação docente aliada aos novos recursos das TICs Silvia Bertagnolli (UniRitter), Lauren Barcelos (UFRGS), Michele Kreme (UniRitter), Adriana Souza (UniRitter), Angela Silva (UniRitter)
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Reflexões dobre a Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação em uma Instituição de Ensino Superior no Município de Floriano - Piauí Simone Magalhães (IFPI - Campus Floriano), Marlise Geller (Universidade Luterana do Brasil)
Construção de Ambientes Educacionais com Realidade Aumentada: Processo Centrado no Usuário Paula Nakamoto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), Gilberto Carrijo (UFU-MG), Alexandre Cardoso - UFU
Modelagem de um Framework para adaptação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem móveis aos diferentes estilos cognitivos Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Fabio Franciscato (Universidade Federal de Santa Maria), Patric da Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria)
Fatores que Interferem na Interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso em cursos de Pós-Graduação a Distância Carla Netto (Pontifícia Universidade Católica do RS), Miriam Rios (Pontifícia Universidade Católica do RS), Elaine Turk Faria (Pontifícia Universidade Católica do RS)
O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD Rute Vera Maria Favero (UFRGS), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Barbara Avila (UFRGS), Sergio Franco (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS)
Autoria e empacotamento de conteúdos Alessandra Rodrigues (UFRGS), Mary Lúcia Konrath (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liane Tarouco (UFRGS), Adelina Mezzari (UFCSPA e UFRGS)
Projeto e desenvolvimento de um museu virtual de ciências Tiago Retamal (UFRGS), Gabriela Perry (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Marcelo Eichler (UFRGS), José Cláudio Del Pino (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador. Rodrigo Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Cefet Campos), Liliana Passerino (UFRGS), Milton Antônio Zaro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Concepções de Inclusão Digital: Relatos de Educadores de Passo Fundo/RS Karina Marcon (Universidade de Passo Fundo), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo)
Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à Aprendizagem Cooperativa para a Resolução de Problemas Luciano Ferreira Silva (Universidade Federal de Uberlândia), Alexandre Cardoso (UFU), Elise Mendes (Universidade Federal de Uberlândia), Edgard Lamounier (UFU), Eduardo Kojy Takahashi (Universidade Federal de Uberlândia)
A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia Júlio Egreja (Universidade Católica de Brasília), Michelle Machado (Universidade Católica de Brasília), Vânia Aquino (Universidade Católica de Brasília)
O Trabalho em Equipe por meio de Editor de Texto Coletivo Annie Riccardi (UFRGS), Susana López (UFRGS), Cláudia Zank (UFRGS), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Novas Ferramentas Digitais Pedagógicas para auxiliar os professores no processo de ensino - aprendizagem Paloma Rodrigues (Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT)), Elisa Tomoe Moryia Schlünzen (UNESP), Klaus Schlünzen Junior (UNESP)
Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço do Trabalho Colaborativo, Inovações Sócio-Educacionais e Desenvolvimento Local L. Silva (Centro Universitário UNA)
Uma proposta de metodologia para adaptação de OA usando critérios de acessibilidade Cristiani Dias (universidade federal do rio grande do sul), Liliana Passerino (UFRGS)
Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas Paulo Gaspar Graziola Junior (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS)
Planejamento de Carreira através de um objeto de aprendizagem Daniela Forgiarini Pereira (UFRGS), Magda Bercht (UFRGS), Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Mineração de Padrões no Gênero Textual Blog Emilio Severo (Universidade Federal de Mato Grosso), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Um Sistema Multiagente para Identificar Falhas na Conversação no Bate-papo da CV-Muzar Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo), Roberto Rabello (Universidade de Passo Fundo), Afonso Alban (UPF), Juliano Bordignon (UPF), Liliana Passerino (UFRGS)
Notação matemática para ambientes de aprendizado eletrônico online utilizando ferramentas de código aberto Orlando Figueiredo (UNESP, Rio Claro), Luis De Rossi (UNESP), Marcus Maltempi (UNESP), Marcelo Borba (UNESP, Rio Claro)
Applets em Ambientes de Geometria Dinâmica: Ações para a Formação de Professores Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liliana Passerino (UFRGS)
Projetos de Inclusão Social e Digital: Avaliação de Impacto no Individuo e no Mercado de Trabalho Gislane Santana (Universidade Católica de Brasília)
Relato da experiência de uma Arquitetura Pedagógica em sala de aula P. Grasel Silveira Grasel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Adriano Texeira (UPF), Marie Jane Soares Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados Margareth Maciel (Universidde Estadual Do Centro Oeste - UNICENTRO)
Potencialidades tecnológico-educacionais em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem Livres Ana De Nardin (Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS), Fabiane Sarmento Oliveira Fruet (Universidade Federal de Santa Maria), Fábio da Purificação de Bastos (Universidade Federal de Santa Maria)
Construção da leitura/escrita em língua de sinais de crianças surdas em ambientes digitais Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernanda Schneider (UFRGS)
O Uso de mobile learning no ensino de algoritmos Liane Tarouco (UFRGS), Ricardo Barcelos (Instituto Federal Fluminense)
A introdução da Educação a Distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas João da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Piff geometrico um objeto virtual de aprendizagem Márcia Rehfeldt (UNIVATES), Ana Togni (Centro Universitário Univates), Maria Elisabete Bersch (Centro Universitário Univates), Marione I. Posselt Thomas (marione7825@gmail.com), Cristiano Führ Poletti (UNIVATES), Karin Alma Kronbauer Kronbauer (Centro Universitário Univates)
O uso da webcam na Educação Mauricio Jose Viana Amorim (IFF Campus Campos) Magda Bercht (UFRGS)
SOFTWARES EDUCATIVOS: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais Lisandra Pereira (UFSM)