XIV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

15 de dezembro de 2009

9:00 - 10:15
Abertura
Liane Tarouco
Sessão 1 - Coordenação: Liliana Passerino
Concepções de Inclusão Digital: Relatos de Educadores de Passo Fundo/RS
Karina Marcon (Universidade de Passo Fundo), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo)
Uma proposta de metodologia para adaptação de OA usando critérios de acessibilidade
Cristiani Dias (universidade federal do rio grande do sul), Liliana Passerino (UFRGS)
Projetos de Inclusão Social e Digital: Avaliação de Impacto no Individuo e no Mercado de Trabalho
Gislane Santana (Universidade Católica de Brasília)
10:30 - 12:10
Sessão 2 - Coordenação: Liane Tarouco
M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais
Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense),
Mobile Learning na Sala de Aula Presencial: Repositório Semântico e Pervasivo de Objetos de Aprendizagem para Dispositivos Móveis
Fabio Franciscato (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria), Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Patric da Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria)
O Uso de mobile learning no ensino de algoritmos
Liane Tarouco (UFRGS), Ricardo Barcelos (Instituto Federal Fluminense)
Modelagem de um Framework para adaptação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem móveis aos diferentes estilos cognitivos
Patricia Mozzaquatro (Universidade Federal de Santa Maria), Fabio Franciscato (Universidade Federal de Santa Maria), Patric da Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria)
14:00 - 15:40
Sessão 3 - Coordenação: Louise Seixas
O Estudo da Função Polinomial do 1º Grau: Diferenças entre Ver e Ouvir um Objeto de Aprendizagem na Inclusão de Sujeitos com Deficiência Visual em Sala de Aula
Arilise M A.Lopes (IFFluminense), Liliana Passerino (UFRGS), Thiago A. Rodrigues (IFFluminense)
DESIGN PEDAGÓGICO: um olhar na construção de materiais educacionais digitais
Cristina Torrezzan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Jogos Educativos como Objetos de Aprendizagem para Pessoas com Necessidades Especiais
Raquel Balbino (Universidade Federal de Alfenas), Luiz Carneiro (UNIFAL), Mateus Silva (Universidade Federal de Alfenas), Mariane Souza (Universidade Federal de Alfenas), Melise Paula (Universidade Federal de Alfenas), Fabricia Ferreira de Souza (Ceulji/Ulbra)
Applets em Ambientes de Geometria Dinâmica: Ações para a Formação de Professores
Gilmara Barcelos (Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro), Silvia Batista (Instituto Federal Fluminense), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liliana Passerino (UFRGS)
15:55 - 18:00
Sessão 4 - Coordenação: Mary Pedroso
Construção do livro-texto no Programa Nacional de Formação em Administração Pública
Erika Salmeron (UFSc), Andreza Regina Lopes da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina)
Autoria e empacotamento de conteúdos
Alessandra Rodrigues (UFRGS), Mary Lúcia Konrath (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Liane Tarouco (UFRGS), Adelina Mezzari (UFCSPA e UFRGS)
Projeto e desenvolvimento de um museu virtual de ciências
Tiago Retamal (UFRGS), Gabriela Perry (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Marcelo Eichler (UFRGS), José Cláudio Del Pino (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Planejamento de Carreira através de um objeto de aprendizagem
Daniela Forgiarini Pereira (UFRGS), Magda Bercht (UFRGS), Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Piff geometrico um objeto virtual de aprendizagem
Márcia Rehfeldt (UNIVATES), Ana Togni (Centro Universitário Univates), Maria Elisabete Bersch (Centro Universitário Univates), Marione I. Posselt Thomas (marione7825@gmail.com), Cristiano Führ Poletti (UNIVATES), Karin Alma Kronbauer Kronbauer (Centro Universitário Univates)

16 de dezembro de 2009

9:00 - 10:15
Sessão 5 - Coordenação: Patrícia Behar
O sujeito afetivo e os ambientes virtuais de aprendizagem
Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Magda Bercht (UFRGS)
Uma plataforma tecnológica para o ensino de engenharia de controle
Adelson Carvalho (UFRGS), Dante Augusto Couto Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Milton Antônio Zaro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador
Rodrigo Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Cefet Campos), Liliana Passerino (UFRGS), Milton Antônio Zaro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Construção de Ambientes Educacionais com Realidade Aumentada: Processo Centrado no Usuário
Paula Nakamoto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), Gilberto Carrijo (UFU-MG), Alexandre Cardoso - UFU
10:30 - 12:10
Sessão 6 - Coordenação: Eliseo Reategui
O uso da webcam na Educação
Mauricio Jose Viana Amorim (IFF Campus Campos), Magda Bercht (UFRGS)
Fatores que Interferem na Interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso em cursos de Pós-Graduação a Distância
Carla Netto (Pontifícia Universidade Católica do RS), Miriam Rios (Pontifícia Universidade Católica do RS), Elaine Turk Faria (Pontifícia Universidade Católica do RS)
Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à Aprendizagem Cooperativa para a Resolução de Problemas
Luciano Ferreira Silva (Universidade Federal de Uberlândia), Alexandre Cardoso (UFU), Elise Mendes (Universidade Federal de Uberlândia), Edgard Lamounier (UFU), Eduardo Kojy Takahashi (Universidade Federal de Uberlândia)
Notação matemática para ambientes de aprendizado eletrônico online utilizando ferramentas de código aberto
Orlando Figueiredo (UNESP, Rio Claro), Luis De Rossi (UNESP), Marcus Maltempi (UNESP), Marcelo Borba (UNESP, Rio Claro)
14:00 - 15:40
Sessão 7 - Coordenação: Marcelo Foohs
Avaliando um Objeto de Aprendizagem para TV Digital
Fábio de Jesus Lima Gomes (UFRGS)
Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados
Margareth Maciel (Universidde Estadual Do Centro Oeste - UNICENTRO)
Potencialidades tecnológico-educacionais em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem Livres
Ana De Nardin (Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS), Fabiane Sarmento Oliveira Fruet (Universidade Federal de Santa Maria), Fábio da Purificação de Bastos (Universidade Federal de Santa Maria)
Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso Leitura Instrumental em Inglês a Distância no IFF, RJ
Helvia Bastos (IF Fluminense), Jessica Silva (Instituto Federal Fluminense)
15:55 - 18:00
Sessão 8 - Coordenação: Marcelo Foohs
Estudo de Análise Qualitativa em Fórum de Discussão
Breno Azevedo (IFF), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: a interação entre cusistas e tutores
Dyolen Souza (UFMT)
Características da evasão dos estudantes do projeto piloto de Administração da UFSC
Andressa Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina), Pedro Antônio de Melo (Universidade Federal de Santa Catarina), Marina Nakayama (UFSC), Mauricio Rissi (UFSC), Kelly Benetti Tonani Tosta (UFSC), Patricia de Sá Freire (UFSC)
Reflexões dobre a Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação em uma Instituição de Ensino Superior no Município de Floriano - Piauí
Simone Magalhães (IFPI - Campus Floriano), Marlise Geller (Universidade Luterana do Brasil)
Mineração de Padrões no Gênero Textual Blog
Emilio Severo (Universidade Federal de Mato Grosso), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

17 de dezembro de 2009

8:35 - 10:15
Sessão 9 - Coordenação: Mara Carneiro
Utilização dos laboratórios de informática em escolas municipais de Passo Fundo/RS
Karina Marcon (Universidade de Passo Fundo), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo)
A constituição de sujeitos em redes de conversações
Willian Girotto (UFRGS - Instituto de Psicologia), Elenice Soares (UFRGS - Instituto de Psicologia), Mára Lúcia Carneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Explorando a Geometria dos Pisos e dos Frisos por meio do software Geogebra
Eleni Bisognin (UNIFRA), R. Gicele (UNIFRA)
Formação docente aliada aos novos recursos das TICs
Silvia Bertagnolli (UniRitter), Lauren Barcelos (UFRGS), Michele Kreme (UniRitter), Adriana Souza (UniRitter), Angela Silva (UniRitter)
10:30 - 12:10
Sessão 10 - Coordenação: Carlos Moraes
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem
Aline De Bona (UFRGS), Marcus Basso (UFRGS)
Construção da leitura/escrita em língua de sinais de crianças surdas em ambientes digitais
Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernanda Schneider (UFRGS)
PLANETA ROODA 2.0: um olhar no desenvolvimento tecnológico do ambiente virtual social de aprendizagem
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Augusto Simon (UFRGS), Cristina Torrezzan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
O Trabalho em Equipe por meio de Editor de Texto Coletivo
Annie Riccardi (UFRGS), Susana López (UFRGS), Cláudia Zank (UFRGS), Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
14:00 - 15:40
Sessão 11 - Coordenação: Michelle Denise Leonhardt
Novas Ferramentas Digitais Pedagógicas para auxiliar os professores no processo de ensino - aprendizagem
Paloma Rodrigues (Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT)), Elisa Tomoe Moryia Schlünzen (UNESP), Klaus Schlünzen Junior (UNESP)
Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço do Trabalho Colaborativo, Inovações Sócio-Educacionais e Desenvolvimento Local
L. Silva (Centro Universitário UNA)
Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas
Paulo Gaspar Graziola Junior (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS)
Um Sistema Multiagente para Identificar Falhas na Conversação no Bate-papo da CV-Muzar
Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Universidade de Passo Fundo), Roberto Rabello (Universidade de Passo Fundo), Afonso Alban (UPF), Juliano Bordignon (UPF), Liliana Passerino (UFRGS)
15:55 - 18:00
Sessão 12 - Coordenação: Michelle Denise Leonhardt
Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática
Carla Netto (Pontifícia Universidade Católica do RS), Lucia M. M. Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do RS)
O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD
Rute Vera Maria Favero (UFRGS), Maria Lúcia Barbosa (UFRGS), Barbara Avila (UFRGS), Sergio Franco (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS)
Processo de Implantação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso
Sidnei Silveira (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter)
A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia
Júlio Egreja (Universidade Católica de Brasília), Michelle Machado (Universidade Católica de Brasília), Vânia Aquino (Universidade Católica de Brasília)
A introdução da Educação a Distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas
João da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

18 de dezembro de 2009

8:35 - 10:15
Sessão 13 - Coordenação: Mary Pedroso
Psychological Aspects in lifelike synthetic agents: Towards to Personality Markup Language (A Brief Survey)
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
Virtual practice of biochemistry: Ascendant Chromatography on Paper of Aminoacids.
Geancarlo Zanattta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Cassia Moraes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eduardo Zimmer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Lucas Ewald (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Letícia Pettenuzzo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Christianne Salbego (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Vera Maria Treis Trindade (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Relato da experiência de uma Arquitetura Pedagógica em sala de aula
P. Grasel Silveira Grasel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Adriano Texeira (UPF), Marie Jane Soares Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
SOFTWARES EDUCATIVOS: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais
Lisandra Pereira (UFSM)
10:30 - 12:10
Sessão 14 - Coordenação: Magda Magda Bercht
Jogos Educacionais: Interação apoiada por Agentes Afetivos
Adriana Kampff (PGIE UFRGS - ULBRA - Colégio Marista Rosário), Tanise Portela (ULBRA)
Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação social
Emilio Severo (Universidade Federal de Mato Grosso), Liliana Passerino (UFRGS), Simone Koch (Feevale), Marcia Maciel (URCAMP), João Gluz (UNISINOS)

11hs-12hs
Palestra demonstrativa do software eXe-Learning