X Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação
4/Dezembro/2007

01 - Multimídia educacional - Chair: Liane Tarouco
8:45  Abertura

9:00 - 10:15

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco, Barbara Avila, UFRGS, Brazil.
A Fazenda - Software Educativo para a Educação Ambiental
Alessandro Silva, Professor, Colégio Sinodal Tiradentes, Brazil
Liliana Passerino, UFRGS, Brazil.
10:15-10:30
Intervalo
10:30 - 12:10 02 - Vídeos - Chair: Mara Lucia Carneiro
Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional
Ariel Vargas, UNICAMP, Brazil
Heloisa da Rocha, Unicamp, Brazil
Fernanda Freire, Universidade Estadual de Campinas, Brazil.
Implementação de uma técnica de marcação de quadros na transmissão de vídeo através da internet, para a realização de aulas ao vivo
Maria Lúcia Botelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brazil
Fausto Mendonça, Lidercomp Informática Ltda, Brazil
Saide Calil, DEB/FEEC/UNICAMP, Brazil.
Construindo uma oficina virtual de vídeo e videoconferência interativa
Mára Lúcia Carneiro, UFRGS, Brazil
Paulo Augusto Freitas Cabral, TV UFRGS, Brazil
Carlos Eduardo Caldas, FABICO - UFRGS, Brazil
Fernanda Bulla, fernandabulla@gmail.com, Brazil.
Vídeos educacionais indexados por Sintagmas Nominais permitindo a navegação no interior da mídia
Adriana Dallacosta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Liane Tarouco, Sergio Franco, UFRGS, Brazil
Marcus Terra, ULBRA, Brazil.
Definindo Orientações de Usabilidade para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para TV Digital
Jose Valdeni de  Lima , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragon de Nevado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Fábio de jesus Lima Gomes , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
14:00 - 15:40         03 - Jogos - Chair: Liliana Passerino
Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores
Magda Raquel dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Siusiane Lovato, UFRGS, Brazil.
O Ensino de Empreendedorismo através de Jogos de Empresa: a modelagem do jogo Cinema Giliane Bernardi, Unifra, Brazil
Francine Gottfried Sacchis, Centro Universitário Franciscano, Brazil.
O uso da tecnologia X3D para o desenvolvimento de jogos educacionais Tiago Hopf, Ulbra Santa Maria, Brazil
Gilse Falkembach, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Brazil
Fabrício Viero de Araújo, UFSM, Brazil.
Desenvolvimento de aplicações m-Learning nas plataformas J2ME e Flash Lite Leandro Oliveira, Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
15:40 - 15:55
Intervalo
15:55 - 18:00 04 - EAd - Chair: Marcelo Magalhães Foohs
O Uso de um Laboratório Virtual de Matemática no Processo de Ensino-aprendizagem
Daniela Ribas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil
Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil.
Developing a Multiplayer Online Learning Environment to Web Support with AJAX3D and Virtual Reality
Everton Souza, University of Uberlandia, Brazil
Edgard Lamounier, Alexandre Cardoso, UFU, Brazil.
Um Agente de Interface para o Ensino de Equações de Primeiro Grau
Roberto Rabello, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Eliseo Reategui, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Julio Costi, Universidade de Passo Fundo, Brazil.
Um Estudante Simulado para Atuação em Ambientes Multiagente de Aprendizagem em Redes Bayesianas Michele Silva, Rosa Viccari, UFRGS, Brazil.
Certificação Digital Acadêmica: Implantação do Sistema de Gerenciamento de Certificados Digitais ICPEDU na UFSM
Diego Friedrich, Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
5/Dezembro/2007
8:35- 10:15             05 - EAD - Chair: Patrícia Behar
O Fluxo de Tarefas de um AVEA: o (Re)Desenvolvimento do AMEM
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Felipe Müller, Federal University of Santa Maria, Brazil
Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Magalí Longhi, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Magda Bercht, UFRGS, Brazil
Patricia Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil.
Construção da relação entre confiança e as cinco disciplinas de Senge na gestão de equipes virtuais e semi- virtuais
Marina Nakayama, UFSC, Brazil
Andressa Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Kelly Benetti, Alexandre Marino Costa, Eleonora Falcão, UFSC, Algeria
Bianca Smith Pila, UFRGS, Algeria.
LEDVI, Ambiente Virtual Interativo mediado a distância.
Edy Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brazil
Shirley Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil.
10:15 - 10:30
Intervalo
10:30 - 12:10 06 - EAD - Chair: Marcelo Magalhães Foohs
Estratégias para ensinar e aprender em ambientes virtuais
Maria Elizabeth Almeida, Rosangela Del Vecchio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Susana Ester Krüger, Orquestra Sinfônica do Estado de Sao Paulo, Brazil.
Sistema de Recomendação Acadêmico para Apoio a Aprendizagem
Daniela Leal Musa, UFRGS, ITA, Brazil
André Brandão, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, Brazil.
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares PROGESTÃO
Danielle Nogueira, Universidade da Amazônia - UNAMA, Brazil.
Encontros presenciais: uma ferramenta EAD? Sheila Oliveira, Universidade Católica de Brasília, Brazil.
14:00 - 15:40           07 - Objetos de Aprendizagem - Chair: Querte Mehlecke
Aplicação das Técnicas de Projeto Instrucional 4C/ID na Produção de Objetos de Aprendizagem em Conformidade com o SCORM Usando um Software Livre como Ferramenta de Autoria
Adilson Vahldick, Universidade Regional de Blumenau, Brazil
André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí, Brazil
Rafael de Santiago, UNIVALI, Brazil.
Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem
Patricia Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Liliana Passerino, UFRGS, Brazil
Maira Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil.
Digital Libraries Integrated with Virtual Environments for Learning
Silvia Bertagnolli, Lauren Sanches, Morgana Magnus Wagner, Jonathas Samuel Rodrigues de Amorim, UniRitter, Brazil.
Objeto de aprendizagem: teoria instrutiva apoiada por computador
Maria Flores, Universidade Luterana do Brasil - Santa Maria, Brazil
Leila Santos, PGIE-CINTED UFRGS RS/ULBRA Santa Maria, Brazil
Liane Tarouco, UFRGS, Brazil.
15:40 - 15:55
Intervalo
15:55 - 18:00               08 - Painel: Objetos de aprendizagem - Chair: Mary Lucia Konrath
O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem
Giliane Bernardi, Angélica Taschetto Scolari, Unifra, Brazil
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
Uma experiência com alunos carentes de ensino médio avaliando objetos
Valéria Costa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brazil
Clevi Rapkiewicz, Universidade Estadual do Norte Fluminense(UENF), Brazil
Maria Canela, Glaucia Gonzaga, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Brazil.
Objeto de Aprendizagem integrado a uma plataforma de educação à distância: a aplicação do COMVIA na UFRGS
Patricia Behar, Maira Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Ana Paula Frozi de Castro e Souza, UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil.
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral
Bruno dos Santos Pastoriza, Alessandra F. Martins Rosa, Mara Bertrand Campos de Araujo, Tania Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
José Claudio Del Pino, UFRGS, Brazil.
Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tecnologias.
Rodrigo Diogo, Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil.
Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição da água Maxwell Andreu, Maria Celina Recena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil.
Objetos de aprendizagem da área de Geografia: relatos da experiência de desenvolvimento do Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra, rede geográfica, fusos horários e estações do ano. Meri Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brazil
Ana Claudia Carvalho Giordani, Roberto Cassol, Ana Claudia Pavão Siluk, Carlos Gustavo Martins Hoelzel, André krusser Dalmazzo, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Eunice Mussoi, UFRGS, Brazil.
6/Dezembro/2007
8:35 - 10:15         09 - CMC - Chair: Gilse Falkembach
Formação docente: um exercício de autonomia colaborativa
Marco Trentin, UPF, Brazil
Adriano Canabarro Teixeira, Ana Bertoletti-De-Marchi, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Maria Célia Rossetto, UPF, Brazil.
Possibilidades e formas de colaboração: um estudo com alunos do ensino fundamental
Daniela Ramos, Universidade Regional de Blumenau, Brazil.
Desenvolvendo uma Experiência Educacional Interativa Usando Recursos de Visualização de Informação e de Computação Móvel como Estímulo à Construção Colaborativa e Continuada de Conhecimento
Jorge Franco, Universidade de Sao Paulo, Brazil.
Jorge Franco, Irene K. Ficheman, Alexandra C. Alves, Valkiria Venâncio, Roseli de D. Lopes, Sandra R. R. Cruz, Márcia Santiago,  Edna O. Teles, Edna M. M. Aquino, , Universidade de Sao Paulo, Brazil.
Utilização de gestão do conhecimento por meio de ferramentas de groupware e educação à distância
José Gilson de Almeida Teixeira Filho, UPE - Universidade de Pernambuco, Brazil
Maria Augusta Ferreira Lopes, UniFAE Centro Universitário, Brazil
Ivaldir Honório de Farias Júnior, UFPE, Brazil.
10:15 -10:30
Intervalo
10:30 - 12:30       10 - CMC - Chair: Carlos Tadeu Morais
Desenho de uma Metodologia de Intervenção a Distância para Apropriação e Uso dos Mapas Conceituais em Atividades Educacionais
Italo Dutra, Mônica Estrázulas, Carlos Augusto Piccinini, Lucas André Schuster de Souza, Bruna Gazzi Costa, UFRGS, Brazil.
Açaí Blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores
Italo Dutra, Mônica Estrázulas, Tatiana Klafke, Tiago Zini, UFRGS, Brazil.
Texto Coletivo: Possibilidades e Limites no Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância
Taís Alberti, Carolina Carrion Mendes, Renata Polisemi Miranda, Rosária Lanziotti Moraes, UFRGS, Brazil
Patricia Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Gerson Luiz Millan, UFRGS, Brazil.
Transculturalidade e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ricardo Neiva, Luiza B. Alonso, Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília, Brazil.
14:00 -15:40       11 - EAD e CMC - Chair: Eliseo Reategui
Reorganização de um Curso Técnico em Edificações com base na Utilização de um Modelo de Agentes MOISE+EDU
Glaucius Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), Brazil
Antônio Costa, Universidade Católica de Pelotas, Brazil
Mára Lúcia Carneiro, UFRGS, Brazil.
A solidariedade em ações pedagógicas na modalidade EAD Regina Xavier, UCPel, Brazil.
O autor e seu personagem no MMORPG sob a ótica do interacionismo sócio-discursivo Chislene Cardoso, Dinora Fraga, UNISINOS, Brazil.
A colaboração em cursos de educação a distância: uma proposta construcionista social. Vera Frossard, Fiocruz, Brazil.
Virtual Science Museus: a review and technical suggestions for virtual exhibition projects. Marcelo Eichler, UFRGS, Brazil.
José Claudio Del Pino, UFRGS, Brazil.
15:40 -3:55
Intervalo
15:55 - 18:00              12 - Aspectos educacionais - Chair: Magda Bercht
Uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto na tomada de consciência, quando da dualidade de objetos Jose Antonio Colvara Oliveira, UCPel, UFPel, Brazil
Antônio Carlos da Rocha Costa, UCPEL, Brazil
Cleci Maraschin, UFRGS/Psicologia, Brazil.
As tecnologias de informação e comunicação na vivência de idosos com sintomas de depressão: significado, experiências e relacionamentos
Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Johannes Doll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil.
Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual
Mírian Bruckschen, Sandro Rigo, Edina Fagundes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil.
Análise das Redes Sociais em Blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)
Liliana Passerino, UFRGS, Brazil
Sandra Montardo, Feevale, Brazil
Arnoldo Benkenstein, FEEVALE, Brazil.
Aquisição da Escrita de Sinais por Crianças Surdas através de Ambientes Digitais
Creice Barth, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Lucila Santarosa, UFRGS, Brazil
Alessandro Silva, Professor, Colégio Sinodal Tiradentes, Brazil.

Última atualização 30/11/2007
Por Anita Raquel